quinta-feira, 8 de julho de 2010

PEC será votada nos dias 3 ou 4 de Agosto

 Em reunião com a lideranças da Câmara ontem, ficou acertado que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 446/09) que cria o Piso Salarial Nacional para os policiais civis, militares e bombeiros deve ser votada em segundo turno durante o esforço concentrado da Câmara dos Deputados, previsto para ocorrer entre os dias 3 e 4 de agosto.
   
    A Cobrapol recomenda às entidades filiadas que mantenham os trabalhos de convencimento dos parlamentares nos estados para que eles estejam em Brasília nestas datas, garantindo o quórum necessário para a aprovação da matéria, que é de 309 deputados.
   
    Por Giselle do Valle
    Fonte: Imprensa Cobrapol
Filed under: artigos sobre polic

Raupp enaltece aprovação da PEC 300 e diz que Piso Nacional de Salários dará dignidade aos policiais

A aprovação pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno, nesta terça-feira (06/07), da Proposta de Emenda Constitucional (PEC-300), que estabelece a criação de um Piso Nacional de Salários para policiais militares e bombeiros, significa uma conquista da categoria que exercerá suas funções com maior dignidade já que terá salário decente e suficiente para o seu sustento e de sua família. A observação foi feita pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que recebeu no dia de ontem, em seu gabinete em Brasília, representantes dos policiais militares e bombeiros, a exemplo do tenente Luiz Francisco da Costa, presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Ex-Território Federal de Rondônia, para discutirem a respeito da matéria. O senador lembrou que votou favorável à matéria quando ela esteve no Senado Federal, e recebeu a denominação de PEC-41. Tão logo, a PEC-300 seja votada, em segundo turno, em agosto próximo, na Câmara dos Deputados, ela retornará ao Senado para a votação final. “Votarei favorável novamente a PEC/300”, disse o senador Raupp. Adiantou o senador que a aprovação da PEC é uma questão de justiça para que essa categoria responsável pela segurança pública trabalhe de forma motivada, em Rondônia, e em qualquer estado da federação.

Fonte:http://rondoniadinamica.com/ler.php?id=17260&edi=1&sub=3

APROVAÇÃO DA PEC 300 BENEFICIA INATIVOS E PENSIONISTAS

A Proposta de Emenda à Constituição que define um piso salarial unificado para os policiais brasileiros, para aqueles diretamente interessados e para a sociedade em geral que acompanhou durante meses a evolução do processo, pegou de surpresa os inativos e pensionistas que não se viram relacionados como beneficiários no texto da PEC 300.

Contudo, se observado o texto na íntegra, pode-se verificar como favorecidos todos os integrantes da segurança pública. Segundo o chefe do gabinete do deputado federal Paes de Lira (PTC/SP), cel. Miller, a aprovação em 1º turno foi uma grande vitória, pois o piso aplica-se, invariavelmente, a ativos, inativos e pensionistas, e, apesar de não estar expresso no texto, garante o recebimento dos valores às três categorias acima citadas, na forma de subsídio.

Paes de Lira é um dos parlamentares mais atuantes na luta por salários mais dignos para policias militares, civis e bombeiros de todo o país. Em plenário, foi ele quem apresentou uma Questão de Ordem para tentar preservar o texto original, com todas as suas garantias contidas na Emenda Aglutinativa nº1.

A aprovação foi resultado de um acordo entre o governo e as lideranças da categoria. A matéria ainda precisa ser analisada em segundo turno, antes de seguir para o Senado.

A mesma lei criará um fundo para ajudar os estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados. A lei também definirá o prazo de duração desse fundo.

A partir da promulgação da futura emenda constitucional, o Executivo terá até 180 dias para enviar o projeto dessa lei ao Congresso.

O major Fragoso, escolhido para representar a categoria durante a votação ocorrida na noite de ontem, participou da tramitação da PEC desde sua passagem pelas Comissões de Segurança Pública e Especial, e assegurou que a conquista, não teria qualquer valor se não aglutinasse também os inativos e pensionistas, homens e mulheres que, da mesma forma, doaram suas vidas pela segurança do povo brasileiro.

Fragoso agradeceu o empenho dos demais representantes dos militares e à categoria, como um todo, que o apoiou e acreditou em seus esforços, mas lembrou que “percorremos somente parte deste caminho que reserva grandes vitórias, mas que continuará necessitando da perseverança e mobilização de todos”.

Fonte: cadaminuto