Uma grande festa foi realizada nesta sexta-feira (10) para comemorar os 176 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Toda corporação foi homenageada e também concedeu homenagens, em evento no Centro de Convenções.
A festa recebeu dezenas de convidados e foi liderada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Ele foi homenageado por um grupo de mulheres da PM, após uma apresentação teatral em referência a história e ao trabalho desenvolvido pelos policiais militares.
Emocionado, coronel Araújo agradeceu a homenagem e também parabenizou a todos que vestem a farda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ele comentou que é uma honra comandar a instituição, que conta com mais de 10 mil profissionais em todo o Estado.
Para Araújo Silva, ser policial militar é um “sacerdócio”. A cerimônia de comemoração ao aniversário da Polícia Militar recebeu convidados de vários setores da segurança pública e de outros segmentos da sociedade.
O ponto alto da festa foi a entrega da Medalha Mérito Policial Luiz Gonzaga, alta comenda da instituição, oferecida a personalidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados a PM.
Entre os homenageados estão pessoas como o arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, e o cônsul de Israel, Roy Nir. Também receberam a medalha militares do Chile, Colômbia e Espanha.
A festa no Centro de Convenções foi prestigiada pelo secretário estadual de Segurança Pública, desembargador Cristovam Praxedes, e pelo governador do RN, Iberê Ferreira de Souza.
NOTA DO BLOG DA SD GLÁUCIA: Atualmente a Polícia Militar do RN comemora a sua existência em duas datas. Pelo Decreto nº 21.705, de 21 de junho do corrente ano, reconheceu o dia 27 de junho (de 1834) como data de criação da PMRN e o dia 04 de novembro (de 1836) como data de organização da mesma. Os 176 anos da PMRN refere-se ao ano de 1834, data em que o Conselho Geral da Província criou o "Corpo Policial da Província" por intermédio do então Presidente da Província, Basílio Quaresma Torreão.
FONTE: Nominuto via Blog da Soldado Gláucia.