Por Danillo Ferreira
A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional de número 300, a PEC 300, é um anseio da esmagadora maioria das polícias e bombeiros militares brasileiros. A proposta visa criar um piso salarial nacional, com salários dignos para os PM’s e BM’s. A boa notícia é que existem estados onde os governos se anteciparam na preocupação com os profissionais de segurança, e não aguardaram a boa vontade do poder legislativo nacional para valorizar seus policiais.
Sem falar em corporações como a Polícia Militar do Distrito Federal, PMDF, (referência no Brasil) e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, PMMS, que há algum tempo paga razoavelmente seu efetivo, temos o caso recente da Polícia Militar de Sergipe, caso notório no nordeste brasileiro, que aumentou em até 80% o salário dos PM’s. Agora, a Paraíba segue o mesmo caminho, com a proposta do governador José Maranhão (PMDB) em mandar um projeto à Assembléia Legislativa que equipara o salário da PMPB ao da PMSE:
O governador José Maranhão (PMDB) demonstra mais uma vez o compromisso e o diálogo aberto com os servidores públicos estaduais. Na noite da última sexta-feira (08.09), Maranhão se reuniu com entidades representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba e garantiu que vai equiparar os vencimentos da categoria ao que é pago pelo Estado de Sergipe – uma das melhores remunerações do Brasil e a melhor do Nordeste.
- A Policia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, passam a perceber como remuneração, o subsídio, em parcela única, não havendo mais o compilado de soldo + gratificações;
Entidades entregam proposta conjunta de reajuste salarialAs negociações salariais dos policiais e bombeiros militares continuam. Na manhã desta quinta-feira (04/11), líderes de entidades representativas estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral e entregaram uma proposta, a qual foi elaborada em conjunto, com o objetivo de atender a Praças e Oficiais, Ativos, Inativos e pensionistas.O documento foi elaborado pelas seguintes entidades: Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSPE), Associação dos Militares Estaduais (AME- PE), União dos Militares do Brasil (UMB) e Força Única.
Leia mais no Blog do Sargento Ricardo.
Fonte e Fotos: Blog Abordagem Policial
Os governadores dos outros estados, principalmente do sudeste tinham que tomar vergonha na cara e seguir o exemplo do Senhor Governador José Maranhão (PMDB), que merece todo nosso respeito e admiração por estar valorizando pessoas que arriscam suas vidas, trabalham nos fins de semana e feriados para dar segurança a população... Sou policial em MG, aqui o antigo governador Aecio Neves simplismente fez nosso salario defazar e o atual governador Anastasia não dá nenhum valor ou estimulo para a segurança publica e ainda manipula as estatistiscas fazendo com que a sociedade pense que o indice de criminalidade esta baixo... Estou pensando seriamente em pedir baixa e ser valorizado em outro ramo que não seja a PMMG... Na PMMG nosso salario não sobra nem pra comprar farda, tá osso... Parabens ao Senhor Governador José Maranhão (PMDB), é de lideres como este que precisamos no nosso Brasil!!!! Abraços a todos...
ResponderExcluir