segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Atenção população do RN! Participe da Movimentação por mais Segurança e continuidade das etapas dos 824 convocados





Atenção todos!

Terça-feira dia 31 às 15:30 grande mobilização na ribeira, em frente a rodoviaria velha em Natal-RN.
Devido ao atual cenário que se encontra a segurança pública do nosso estado, e levando em grande consideração a existência de 824 homens aguardando a incorporação na polícia militar do RN, haverá reivindicação para a convocação e consequentemente mais segurança pública.

Será necessário a participação de toda a população, que assim como eu, sonham com um estado mais seguro. Não deixem de participar desta movimentação, isso é muito importante!!! Todos de camisa branca... Vamos mobilizar o maior número de pessoas possíveis... O RN PRECISA DE MAIS SEGURANÇA, POIS, NÃO AGUENTAMOS TANTA INSEGURANÇA!
Fonte:http://www.corujinharn.com/2012/01/atencao-populacao-do-rn-participe-da.html

PASSEATA DE BOMBEIROS E POLICIAIS EM COPACABANA






Poderia aqui, em muitas palavras, tentar descrever o sentimento que milhares de bombeiros, policiais militares e policiais civis levaram hoje a Copacabana, mas penso que essas fotos acima retratam bem o que se deu nessa manhã chuvosa de domingo.
Há anos, vemos inúmeras demonstrações públicas de insatisfação com o tratamento que é dispensado aos profissionais de segurança pública, principamente em relação aos parcos salários que lhes são pagos, mas nunca vimos uma reunião tão grande de insatisfeitos e acredito estarmos prestes a viver e presenciar a maior mobilização de profissionais de segurança do Rio de Janeiro.
Caminha-se para uma greve? Talvez! Porém, o mais impressionante e alarmante é a vontade estampada nos semblantes dos mobilizados de buscar a todo custo sua DIGNIDADE!
Espero que os próximos dias tragam soluções eficazes para que TODOS voltem satisfeitos aos seus quartéis e, principalmente, que tragam sabedoria para o governo e comandantes para lidar com tamanha responsabilidade de promover a motivação necessária para seus comandados.
Vemos também que hoje, apesar do reconhecido esforço dos Comandantes-Gerais, a solução encontra-se além de suas possibilidades, mas há de serem buscadas!
A situação é drástica, mas de solução simples: BASTA QUE O GOVERNO HUMILDEMENTE RECONHEÇA A NECESSIDADE DE VERDADEIRAMENTE VALORIZAR SEUS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA!
ME QUESTIONO:
- A QUEM INTERESSA VER O ESTADO COM A IMPORTÂNCIA DO RIO DE JANEIRO
PAGAR OS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL A SEUS BOMBEIROS E POLICIAIS?
- A QUEM INTERESSA VER TAMANHA INDIFERENÇA GOVENAMENTAL FRENTE ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DE SEUS BOMBEIROS E POLICIAIS?
- A QUEM INTERESSARIA UMA GREVE NO RIO DE JANEIRO?
Veremos as respostas a essas perguntas ainda nesta semana!

JUNTOS SOMOS FORTES,
Lauro Botto - Cap BM.

PM resgata bebê de 3 meses após acidente no subúrbio do Rio


Segundo a polícia, colisão entre carro e ônibus deixou quatro feridos.
Eles voltavam do enterro de uma das vítimas de prédio que desabou

PM resgata bebê (Foto: Jadson Marques/AE)
PM resgata bebê após colisão com carro e ônibus no subúrbio do Rio (Foto: Jadson Marques/AE)


Um cabo da Polícia Militar resgatou um bebê de três meses após um acidente envolvendo um carro e um ônibus, na Avenida Pastor Martin Luther King Jr, na altura de Inhaúma, no subúrbio do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (29). De acordo com o 3º BPM (Méier), a criança estava no colo da mãe no momento do acidente e chegou a desmaiar, mas passa bem.
De acordo com a polícia, quatro pessoas que estavam no carro ficaram feridas e foram levadas para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro da cidade. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
 Ainda de acordo com a polícia, os feridos são todos da mesma família e voltavam do enterro do professor Amaro Tavares, de 40 anos, uma das vítimas dos prédios que desabaram na noite de quarta-feira (25) no Centro da cidade.
Gonte: G1

domingo, 29 de janeiro de 2012

Violência contra policiais pernambucanos é incentivada em rede social


No início desta semana estudantes pernambucanos iniciaram uma onda de protestos em resposta ao reajuste nas tarifas de transportes públicos na Região Metropolitana do Recife.
Durante uma dessas manifestações ocorrida na última sexta-feira (20), estudantes e Polícia Militar de Pernambuco acabaram se enfrentando. Durante o confronto o Batalhão de Choque da PM de Pernambuco utilizou de armas não-letais pra conter a manifestação, causando revolta nos participantes do movimento.
A revolta chegou às redes sociais e um dos manifestantes refere-se aos policiais pernambucanos como "vermes" e incentiva a violência contra os militares daquele Estado. A mensagem de revolta é postada como comentário a um cartaz convocando os estudantes a participarem do 2º protesto contra o aumento das passagens de Recife, realizado na última segunda-feira, 23.
O comentário foi feito por um senhor de 52 anos que orienta os manifestantes a pisarem nos policiais caso estejam caídos. "Lembre-se: caso encontre um PM caído, não é um irmão em busca de uma mão amiga, É UM VERME, pise no pescoço", orienta o manifestante, que em seu perfil na rede social facebook indica ser um professor da UFPE.
Pelo comentário acima verifica-se que a disciplina ministrada pelo professor não é Direitos Humanos, e nem que tenha cursado qualquer matéria relativa para formar-se.

PORTAL BO

Policia Militar de Caicó vai usar 150 homens na operação do clássico entre Caicó x Corintians


 

A Policia Militar da cidade de Caicó através do 6º BPM já está com todo esquema de segurança pronto para ser colocado em pratica no próximo domingo (29), por ocasião do Clássico rei do Futebol Caicoense entre Caicó e Corintians que é válido pela 5ª rodada do Campeonato Estadual.

Major Walmary Costa comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Caicó, reuniu na ultima quinta feira dirigentes de Corintians e Caicó, representante de torcidas Uniformizadas, Corpo de Bombeiros, alem do Promotor de Justiça Drº Carlos Henrique, e nesta reunião definiu os detalhes da parte de segurança do clássico.

Vários pontos foram discutidos e ficou definido que o acesso da torcida ao estádio será controlado no giradouro em frente ao Posto Boa Vista, onde a torcida do Caicó vai se deslocar pela rodovia RN-118 pelo Bairro Alto da Boa Vista chegando ao estádio no portão da torcida Rubro-Negra onde também devem comprar os ingressos.

Já os torcedores do Corintians chegarão ao estádio pela RN-288 no acesso ao Bairro Samanaú  e comprarão seus ingressos normalmente na bilheteria do estádio. Dentro do Estádio as torcidas ficarão nos locais pré determinados e isolados, tanto na arquibancada como na geral; A torcida do Corintians fica no lado direto das cabines de rádio e a do Caicó no lado esquerdo.

Apos o termino do jogo a PM definiu que sairá do estádio primeiro a torcida do time perdedor da partida seguindo como acesso o mesmo que chegou ao estádio. Em caso de empate,sairá primeiro do estádio a torcida do Corintians já que o mando do campo é do Caicó.

A Policia Militar informou que estarão envolvidos na operação do jogo cerca de 150 Policias das diversas áreas, como Rádio Patrulha, ROCAM, GTC de Caicó e GTO Jardim do Seridó, 3º DPRE, Cavalaria, CIPAM entre outros.

EDUARDO DANTAS

Preso traficante que derrubou helicóptero da Polícia Civil no Rio de Janeiro



Dois policiais morreram depois de helicóptero
 ter sido atingido por traficantes

Foto: Henrique Esteves/Futura Press
















Um dos traficantes mais procurados pela polícia: Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, foi preso por policiais da 25ª Departamento de Polícia do Engenho Novo em São José dos Campos, em São Paulo. Pelo Disque-Denúncia, eram oferecidos R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.
 
Perfil FB. Considerado pela polícia o ex-líder do tráfico na Vila Cruzeiro, que pertence ao Conjunto de Favelas da Penha, ocupada pela polícia desde o final de 2010. É apontado como o responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Civil, durante uma operação no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2009. Na ocasião, três policiais morreram.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pirarucu medindo quase três metros foi encontrado morto no açude Itans


Pirarucu encontrado no Itans - FONTE E FOTO: ROSIVAN AMARAL
No inicio da Tarde desta quarta-feira dia 25 de Janeiro,Pescadores acharam nas margens do açude Itans, um peixe da espécie Pirarucu medindo mais de dois metros e sessenta centímetros. Ainda não se sabe a causa da morte do Pirarucu, sabe-se apenas que o mesmo não pode mais ser empalhado visto que encontra-se em avançado estado de decomposição.
O Biólogo Alison Santos que esteve no local  ,disse ao nosso blog que acredita que esse peixe tenha morrido naturalmente já que não percebeu nem uma marca estranha no peixe.
“Ele pode ter morrido naturalmente, até mesmo por uma doença, já que não é visível nem  uma marca de violência.” Disse o Biólogo.
Uma equipe da Polícia Ambiental fez a remoção do peixe com ajuda dos pescadores. Muitos curiosos estavam olhando e espantados com o seu tamanho. O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil e pode atingir mais de três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.
O maior Pirarucu encontrado até então no açude Itans foi no dia 8 de novembro de 1999. Pesando 185 quilos e medindo 2 metros e 55 centímetros morreu logo após ser retirado das águas. O peixe foi asfixiado por um anzol utilizado por pescadores e foi encontrado nas margens do açude. Sua pesca e comercialização são proibidas devido ser uma espécie em extinção. Este encontrasse empalhado em exposição na estação da Psicultura no bairro Itans em Caicó.
Pirarucu encontrado no Itans - FONTE E FOTO: ROSIVAN AMARAL
Pirarucu encontrado no Itans
FONTE E FOTO: ROSIVAN AMARAL

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Curso de Operações em Estádios promove treinamento com helicóptero no Frasqueirão


Os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), realizaram na manhã (21), no estádio Maria Lamas Farache, o “Frasqueirão”, uma vistoria técnica na edificação e simularam operações com o auxílio da aeronave da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Durante o treinamento, os alunos conheceram a estrutura do helicóptero (Potiguar 01), seus tripulantes, equipamentos e foram orientados sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em situações de urgência. Na prática, os alunos realizaram técnicas de aproximação em segurança, visando um atendimento de uma vítima de acidente que necessite de um deslocamento em aeronave.
Já na vistoria, os alunos puderam conhecer os sistemas fixos de combate a incêndio, saídas de emergências, rotas de fuga, sinalizações, áreas de apoio, posto médico, camarotes, cabines de imprensa, entre outras instalações do Frasqueirão.
Ao término do curso, no próximo dia 31, 40 agentes de segurança pública estarão capacitados a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público.
A meta do Corpo de Bombeiros Militar é realizar uma operação integrada de segurança pública, utilizando os alunos do curso, no dia 29 de janeiro, às 16 horas, durante o clássico ABC e América. A ação terá como referência os procedimentos adotados pelos órgãos de segurança, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011, no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o curso, os alunos terão contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.
 
Mais informações: Tenente Couceiro – 8129-3618
Fonte: Imprensa CBM-RN

domingo, 22 de janeiro de 2012

A SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL VAI PARAR



Para Guaracy Mingardi, analista criminal e professor da escola de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e para o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, o Brasil deveria fazer uma “profunda reforma” em seu sistema de segurança, na qual o reajuste salarial das categorias seria apenas um dos pontos a serem implementados, mas não o único. Para começar, os analistas rejeitam o argumento da União e dos Estados de que falta dinheiro para a área. De acordo com Lima, em 2010, o Brasil gastou, em média, R$ 55 bilhões com segurança pública, quantia que seria muito melhor aproveitada se fossem repensados os gastos do setor. - O Brasil tem um sistema que gasta muito, mas que é caótico, pouco eficaz, e que paga muito mal seus policiais. O país investe, em média, 1,3% do PIB [produto interno bruto, ou a soma de todas suas riquezas] com a área da segurança. É o mesmo que a França gasta, mas os policiais franceses são mais bem pagos e as taxas de violência são bem menores.

Por quê? É algo pra gente pensar. De acordo com o levantamento mais recente do Fórum, cujos dados são de 2009, em ao menos 12 Estados e no Distrito Federal a taxa anual de assassinatos é acima da média nacional, que é de 25 mortes para cada 100 mil habitantes – número que vem diminuindo, mas que ainda precisa melhorar. Uma das soluções apontadas pelos especialistas para realizar gastos públicos mais eficientes com a área seria unificar as polícias Civil e Militar.

De acordo com Mingardi, o fato de o país ter duas corporações distintas, sob a tutela dos governos estaduais, “duplica os custos com pessoal e com infraestrutura”. Entretanto, a proposta não encontra apoio nem mesmo dentro das corporações, cuja rixa histórica não é segredo. - A unificação lenta das polícias diminuiria custos e aumentaria a eficiência. Mas ninguém quer falar nisso, inclusive as próprias polícias são contra. A rixa é muito grande e cada um dos dois lados tem medo de ser engolido pelo outro. Se a unificação ainda não é vista como uma alternativa, uma saída seria diminuir a hierarquia dentro das corporações, ou mesmo repensar no que cada uma poderia ajudar à outra, observa Lima.

- Deveríamos pensar em como organizar as polícias de uma forma mais racional, sem grandes conflitos de competência entre Polícia Civil e Polícia Militar e Polícia Federal. E também pensar em como adotar novas tecnologias, para sair do binômio efetivo-viatura.

Além disso, ressaltam, a questão salarial não é um problema apenas de quem está começando a trabalhar. Em grande parte dos Estados, falta um plano de carreiras e salários, ou seja, mesmo nos locais que pagam um piso salarial razoável, os policiais que estão há anos nas corporações veem seus salários aumentar muito pouco ao longo dos anos.

Colapso
Embora façam coro para destacar que a questão salarial não é o único problema do setor, os especialistas admitem que talvez ela seja a mais urgente. Para eles, a tentativa do governo federal e dos Estados de adiar a votação da PEC 300 pode se tornar um “tiro no pé”, visto o número de greves e protestos que têm ocorrido pelo país.

Em recente artigo, Mingardi alertou para um risco iminente de “apagão” na área, a exemplo do que ocorreu no governo FHC, que sofreu com o apagão do setor de energia, e no governo Lula, quando o problema maior foi o setor aéreo. Em entrevista ao R7, ele reforçou que, caso o Executivo não dê pelo menos um “sinal” às polícias, o governo Dilma pode enfrentar, em breve, um “apagão da segurança pública”.

- Se não houver uma satisfação para a polícia, você pode ter um apagão mais generalizado no ano que vem. Neste ano, nós tivemos vários focos de apagão, com greves e protestos. Mas se mostrarmos que a coisa está caminhando, é provável que no ano que vem a gente enfrente ma sequência de confrontos inédita.

POLITICACIDADANIAEDIGNIDADE
Fonte: Cabo Heronides

Policiais Militares ameaçam entrar em greve no Amazonas


O salário dos policiais militares atualmente varia entre R$ 1,4 mil (praças) e R$ 7 mil (oficiais), dependendo da patente. Segundo a associação dos militares, atualmente nós perdemos 45% do salário quando vamos para a reserva remunerada.
                   Perdas Salário de PMs e Bombeiros diminui 45% na reserva
Manaus - Policiais militares (PM) e bombeiros militares do Amazonas podem entrar em greve, na próxima semana, caso a classe e o governo do Estado não cheguem a um acordo sobre o impasse que envolve a Lei de Subsídio dos servidores. A informação é do presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, sargento Francisco Pereira, o Pereirinha.

De acordo com o presidente, na próxima segunda-feira, 23, representantes da associação e do governo do Estado se reúnem, na Casa Civil para discutir a proposta apresentada pelo governo, de conceder o subsídio de R$ 80 milhões parcelado em três anos. Nossa proposta é que o governo cumpra a Lei do Subsídio, de conceder os R$ 166 milhões, parcelados em quatro anos”, explicou.

O salário dos militares atualmente varia entre R$ 1,4 mil e R$ 7 mil, dependendo da patente.
Segundo a associação, atualmente os militares perdem 45% do salário quando vão para a reserva. Existem policiais que continuam trabalhando mesmo sem terem condições só para não perder as gratificações concedidas a quem está na ativa”, afirmou Pereira.

Entre os adicionais concedidos aos militares estão a Gratificação de Comando e a Gratificação por Trabalho Extra (GTE). Atualmente 600 militares, de diversas patentes, aguardam para ir para a reserva, no Amazonas.

Em abril do ano passado, policiais militares já haviam cogitado a possibilidade de entrar em greve. Na época, os militares reivindicavam um reajuste salarial de 30% e a aprovação da Lei de Subsídio, responsável por acabar com as gratificações e estipular um salário fixo para policiais e bombeiros do Amazonas.

sábado, 21 de janeiro de 2012

MEC cancela Enem de abril

O Ministério da Educação desistiu de fazer duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. A prova planejada para os dias 28 e 29 de abril foi cancelada. Relatório encomendado pelo MEC a uma empresa de análise de risco concluiu que não há estrutura para que o governo controle duas edições da prova em um ano. A edição única do Enem de 2012 será nos dias 3 e 4 de novembro.
Fonte: Yahoo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Governadora sanciona lei que Perdoa dívidas com IPVA e taxa de licenciamento para motos de até 150 cilindradas




Governadora sanciona lei que Perdoa dívidas com IPVA e taxa de licenciamento para motos de até 150 cilindradas
Posted by Admin2 in Areia Branca | Economia | Empregos | RN - (Comentários desativados) 


Boa notícia aos motoqueiros e mototaxistas da nossa Cidade. Fiquem atentos para regularizarem a situação de suas motos até 150 CC que estejam com Taxa de licenciamento ou IPVA atrasados. A Governadora Rosalba sancionou lei que perdoará esses débitos em nosso Estado. Acompanhem:

Os proprietários de motocicletas e motonetas de até 150 cilindradas que possuem débitos de taxas de licenciamento vencidos até 31 de dezembro de 2010, já podem procurar a Coordenadoria Financeira do Detran-RN, situado na Cidade da Esperança para conseguir o perdão da dívida.

No tocante à remissão de IPVA dos referidos veículos, procurar a Secretaria de Estado da Tributação do domicílio fiscal do contribuinte.

Mas só nos casos em que os débitos a serem perdoados não estiver inscritos na Divida Ativa do Estado.

Se for o caso, o requerente deve procurar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na sede da Procuradoria Fiscal e da Dívida Ativa, em Natal, ou nos Núcleos Regionais da Procuradoria Geral do Estado, de acordo com o domicílio fiscal do contribuinte.

Fonte: Thaisa Galvão

sábado, 14 de janeiro de 2012

Viatura da PM é incendiada em frente a delegacia no interior do RN


Uma viatura da polícia militar da cidade de Paraú, região Oeste do Estado, foi incendiada nesta sexta-feira, 13, por volta das 01h30 da madrugada. Segundo a polícia, a viatura estava na frente da delegacia quando ocorreu o crime.

As chamas foram contidas pelos próprios policiais, com ajuda dos vizinhos que ouviram as explosões. Dois suspeitos foram detidos para a investigação do caso.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) e o Grupo Tático Operacional (GTO) compareceram ao local para fazer a perícia do veículo, modelo Parati 2009, de placa MNT-7256, que teve toda a frente e laterais queimadas.


Fonte: DNonline

Governo autoriza pagamento de diárias operacionais de PMs


As diárias operacionais da Polícia Militar referentes ao trabalho desenvolvido no Carnatal e nos meses de novembro e dezembro de 2011 devem entrar nas contas dos policiais até este sábado (14).

O Governo do Estado assinou a ordem bancária de mais de R$ 1 milhão no início da tarde de hoje (13), autorizando o pagamento, comemorado pelo comandante geral da PM do estado, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva.

O dinheiro engloba também os custos com logística nas atividades desenvolvidas pelos policiais durante os dois meses. Além do Carnatal, as diárias dos PMs que trabalharam na Operação Oeste, desencadeada na região Oeste do Estado, também serão pagas.


Fonte: Tribuna do Norte

AGORA SIM! PMERJ E CBMERJ JUNTOS POR DIGNIDADE.



É O BOMBEIRO e a POLÍCIA NO LOCAL! Hoje, tivemos o primeiro encontro com os representantes da PMERJ e, obviamente, declaramos apoio aos militares, que estão dispostos a lutar pela DIGNIDADE!! O momento é nobre e, desde já, pedimos a TODOS os bombeiros militares do estado do Rio de Janeiro, que divulguem na capital e nos seus respectivos municípios o Movimento da PMERJ; a reunião dos policiais marcada para o dia 18/01/2012, às 19h, no SINDSPREV; e a greve agendada para o dia 10/02/2012, caso o (des) governador Cabral não atenda as reivindicações. Vale ressaltar, que estamos com uma agenda junto aos representantes do Movimento da PMERJ e da Polícia civil no intuito de alinhar o discurso, as reivindicações e, JUNTOS, demonstrarmos toda nossa Indignação e Insatisfação com o PIOR SALÁRIO DO BRASIL!

Só mais um detalhe: A questão é salarial!! Não é política!!

“Está claro para os líderes da greve que o governador Sérgio Cabral não é nosso inimigo. Nós estamos defendendo a nossa categoria, e não enfrentando o governo. Tanto é que, se nossos pedidos forem atendidos, não vai haver greve” (cb Gurgel- PMERJ)
Agenda das reuniões
1) Bombeiros e Policiais Militares.
Data: 16 JAN 2012 (2ª feira).
Horário: 19:00 horas.
Local: Clube dos Subtenentes e Sargentos do CBMERJ (Rua Carlos Xavier, 96 - Madureira – RJ).

2) Policiais Civis – SINDPOL.
Data: 17 JAN 2012 (3ª feira).
Horário: 19:00 horas.
Local: Rio’s Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19 – Centro – RJ).

3) Bombeiros e Policiais Militares.
Data: 18 JAN 2012 (4ª feira).
Horário: 19:00 horas.
Local: SINDSPREV (Rua Joaquina Silva, 98/A – Lapa – Rio de Janeiro).
Penso que chegou o momento de todos os integrantes da segurança pública se unirem, todos apoiando todos.
Juntos Somos Fortes!
JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS!!
Fonte: SOS Bombeiros

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM


Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM

A Portaria nº. 002/2012-DP/5 de 09 de janeiro de 2012, publicada no BG Nº 005, convocou 60 (sessenta) Soldados PM para participarem do Processo Seletivo para ingresso no Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM – EHC, do Quadro Excedente de Praças (QEP), considerando a necessidade do preenchimento de 30 (trinta) vagas.

Os Sargenteantes das Unidades deverão enviar para o e-mail dp5@rn.gov.br, com cópia para o e-mail subdppm@rn.gov.br o comportamento atualizado do seu efetivo integrante da relação publicada no BG, até às 10 horas, do dia 10 de janeiro de 2012 para efetuar a inscrição do candidato no Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM – EHC, do Quadro Excedente de Praças (QEP).
Os convocados deverão comparecer no Ginásio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar às 08 horas, do dia 11 de janeiro de 2012 para entrega de documentos e recebimento de guia, a fim de realizarem os exames de saúde.

Somente os candidatos com o comportamento ÓTIMO ou EXCEPCIONAL serão submetidos a inspeção de saúde na JPMS, no Centro Clínico da Polícia Militar, às 08 horas, do dia 16 de janeiro de 2012 (segunda-feira), ocasião que deverão apresentar os resultados dos exames solicitados.

O resultado do exame de saúde deverá ser divulgado até o dia 17 de janeiro de 2012.

RELAÇÃO DOS SOLDADOS PM CONVOCADOS, POR ORDEM DE ANTIGUIDADE:

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Subsídio e Promoções


Nesta quarta-feira (04/01), às 11 horas no Auditório da Governadoria foi sancionada pela Governadora Rosalba Ciarlini a Lei que garante a remuneração dos militares estaduais através do subsídio, a partir de julho deste ano.
Hoje é um dia que entra para a história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, pois conforme havia anunciado em solenidade alusiva ao dia do soldado, no dia 25 de agosto no Ginásio do QCG, a Governadora transformou a remuneração dos militares estaduais em subsídio. Nós, policiais e bombeiros militares, há 177 sonhávamos com o reconhecimento do Governo do Estado, através do pagamento de salários dignos e justos. Hoje o sonho se tornou realidade. A nova lei garante paridade entre a remuneração tanto dos militares da ativa quanto daqueles que já estão na reserva.
Ainda abrilhantando este dia histórico, ocorreu na mesma cerimônia a assinatura dos atos de promoção dos Oficiais da Polícia Militar. Pela primeira vez 08 (oito) Tenentes Coronéis PM foram promovidos, excepcionalmente, ao último posto da Instituição, decorrentes da Lei Complementar nº 455. Através dessas justas promoções a Polícia Militar conseguiu corrigir algumas distorções e valorizar os Oficiais Superiores com mais de 30 anos de serviços prestados a Corporação, garantindo dignidade àqueles que desde Alunos Oficiais sonhavam em serem Coronéis. Assim, em nome do Cel PM Walterler (Oficial Superior mais antigo), parabenizo a todos os Oficiais que hoje foram merecidamente promovidos.
Finalmente, gostaria de agradecer por todas as conquistas alcançadas em tão pouco tempo, primeiro a Deus, nosso Criador, e a Governadora Rosalba Ciarlini que tem nos apoiado incondicionalmente. Também é digno do nosso reconhecimento o esforço desprendido pelo Secretário de Segurança Pública Dr. Aldair e pelo Secretário Chefe do Gabinete Civil Dr. Anselmo e, principalmente, aos militares que sem sua dedicação, esforço e coragem jamais poderíamos ter dado os primeiros passos em nossa árdua jornada a frente do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Acordo encerra greve da PM no Ceará e faz Polícia Civil retomar paralisação



SÃO PAULO - Terminou, na madrugada desta quarta-feira, 4, a greve, iniciada no último dia 29, dos cerca de 10 mil policiais militares e bombeiros no Estado do Ceará. As duas associações que representam a categoria decidiram entrar em acordo com o governo estadual e aprovaram um documento, assinado por todas as partes envolvidas no processo.

Parte das reivindicações dos militares foi aceita pelo governador Cid Gomes. No acordo firmado entre governo e policiais, os grevistas devem se apresentar nos seus quartéis até a meia-noite desta quarta-feira, em contrapartida, o governo concede anistia ampla e irrestrita a todos os que participaram do movimento grevista nos últimos cinco dias. Além disso, serão pagos R$ 850,00 a todos os policiais que atuam nos turnos da manhã e tarde. A gratificação era paga apenas aos militares que trabalhavam no turno C (madrugada) das escalas de serviço. O governo também aceitou diminuir de 44 para 40 horas semanais a carga horária na escala de todos os policiais.

Outro item do acordo é o aumento salarial de 7%. Os militares exigiam aumento salarial de 80% até o fim de 2015. Para a categoria também foi prometida a anulação da liminar da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, do Tribunal de Justiça do CE (TJ-CE). A magistrada, em decisão tomada na noite de segunda-feira, 2, ordenou a volta imediata dos militares e multa de R$ 500,00, por dia, para cada um deles em caso de desobediência à ordem judicial, e de R$ 15 mil para as associações que representam a categoria.


Polícia Civil. Na noite que terça-feira, 3, os policiais civis, que também lutam por reajuste salarial, decidiram voltar à greve, desta vez com adesão de 100%. O sindicato da categoria (Sinpoci) alegou que a Polícia Militar conseguiu promessa de aumento, enquanto a categoria, em cinco meses, em 2011, fez a paralisação conforme a lei e não conseguiu êxito.

Em 14 de dezembro de 2011, a mesma desembargadora já havia reconhecido a ilegalidade de uma greve dos policiais civis após o Estado impetrar pedido de liminar. Na ocasião, a magistrada ressaltou que o direito de greve não era absoluto, principalmente no que dizia respeito à prestação de serviço público e, em especial, à segurança pública. Ainda segundo a desembargadora, embora reconhecendo justas as pretensões da categoria em discutir condições de trabalho e remuneração, teria que ser ponderado o interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial.

Em relação à greve iniciada na noite de terça-feira, o Sinpoci informou que líderes do movimento estão percorrendo diversas delegacias para convocar inspetores e escrivães a aderirem à paralisação. Eles pretendiam dirigir-se para o prédio da Superintendência da Polícia Civil, onde ocorria uma concentração de grevistas. Apenas os delegados devem permanecer nas delegacias. A paralisação da Polícia Civil é a terceira registrada em menos de um ano. O sindicato da categoria já havia promovido greves em julho e em outubro de 2011.

Na primeira paralisação, os grevistas haviam suspendido a greve após um mês. Já a greve de outubro só terminou em dezembro, após a justiça considerar a greve ilegal, porém, desde dezembro apenas parte (30%) do efetivo da Polícia Civil, o mínimo exigido pela Justiça, estava trabalhando. Segundo o sindicato, a categoria quer a redução da carga horária de oito para seis horas diárias, reajuste salarial e o pagamento de um subsídio equivalente a cerca de 60% do valor pago aos delegados de polícia do Estado.

Fonte: AE (Ricardo Valota, do estadão.com.br, e Carmem Pompeu, de O Estado de S.Paulo)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GOVERNADORA SANCIONARÁ LEI DO SUBSÍDIO


Está marcado para acontecer nesta quarta-feira, 04, a assinatura da governadora Rosalba Ciarlini sancionando a lei do subsídio.

O evento ocorrerá às 11:00 horas, no auditório da governadoria.

A lei do subsídio foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 14 de dezembro de 2011.