"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )
Projeto Patrulheiro Mirim: Construindo uma cultura de paz e antidrogas no Seridó
Apresentação
A problemática questão das crianças e dos jovens marginalizados pela sociedade vem-se colocando como um dos principais fenômenos produzidos pelo processo econômico globalizado. A má distribuição de renda criou um contingente de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo mundo. Neste contexto de inclusão/exclusão o Projeto Jovem Policial em conformidade com a Lei nº 8.069/90-Estatuto da Criança e do Adolescente, através de uma iniciativa do 6º BPM/Caicó, Promove uma política pública de inclusão social para crianças e adolescentes da região do Seridó.
Este projeto tem por finalidade envolver toda a sociedade caicoense em promover uma política de inclusão social dos jovens que estão reféns dos males das drogas, violências e que estão excluídos da “sociedade”. O projeto formará agentes transformadores, verdadeiros construtores da cidadania, consciente de seu papel na sociedade, agentes da paz e sobre tudo pessoas que irão ajudar a promover uma cultura de paz no Seridó.
Justificativa
Procedemos com bastante prudência para fazer uma análise mais atenta sobre a juventude. Neste aspecto, muitos adolescentes convivem a cada dia, com a degradação social que leva a perda do status social, a exclusão de direitos que todo o cidadão tem na sociedade em diferentes setores como a família, a educação, a economia, a política social, e também aos setores ambientais que são: a cultura, religiosidade, trabalho. A negação destes direitos constituídos como garantia da construção da vida humana tem levado, quase sempre, os jovens à marginalidade.
Imbuído com a problemática da desigualdade social que as crianças e os adolescentes enfrentam no seu contexto social é que apresentamos a criação do Projeto Patrulheiro Mirim, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da formação das crianças e dos adolescentes. A realidade é que as crianças e os jovens vivem em uma situação de desconforto social, familiar, ambiental, onde passam a serem vítimas da marginalização. Diante dessa problemática, houve a crescente urbanização das cidades, mas não existe a preocupação dos governos em investir em políticas públicas para dá assistência à camada social menos favorecida. Por isso, muitas dessas pessoas estão integradas numa sociedade desestruturada e confusa.
Objetivos
· Promover uma cultura de paz e antidrogas entre os participantes do projeto;
· Desenvolver habilidades profissionais para que os participantes do curso possam estar qualificados para o mercado de trabalho;
· Desenvolver uma cultura de cooperação e participação de cada jovem na promoção da segurança pública;
· Elevar autoestima de cada jovem;
· Ajudar no ambiente escolar, procurando reforçar o ensino escolar extraescolar quando jovens mostraram dificuldades na assimilação dos conhecimentos escolares;
· Promover uma queda na taxa de evasão escolar do município;
· Promover uma cultura com as famílias dos jovens do projeto de que a polícia é para ajudar e proteger a sociedade.
· Prática de uma vida salutar envolvendo lazer e esportes.
· Promover a arte e cultura
Área de abrangência
Incialmente abrangerá público juvenil Zona Oeste da cidade de Caicó e ao longo do desenvolvimento do projeto abrangerá as demais zonas da cidade.
Bairros beneficiados: João Paulo II, Paulo VI, João XXII e Solidade
Atividades desenvolvidas
O Projeto Patrulheiro Mirim tem como objetivo principal introduzir a filosofia de polícia comunitária na comunidade; através desta ação social preparar-se assim à comunidade para se tornar uma parceira na construção da segurança pública.
O projeto irá matricular adolescente idade mínima de 12 anos, a princípio será do sexo masculino, porém com o andamento do projeto também será inserido no mesmo adolescente do sexo feminino.
Cada adolescente terá a oportunidade de passar 3 anos no projeto conseguindo adquirir conhecimentos na áreas (disciplina) propostas acima.
O ano letivo do projeto terá como base o ano escolar formal sendo que no projeto o ano será divido por ciclos, ou seja, um ciclo terá 6 meses totalizando 2 ciclos.
Duas vezes por ano acontecerá uma semana pedagógica com o objetivo de preparar os professores para o inicio de cada ciclo, além disso, ao final de cada dois meses faremos uma atividade envolvendo o corpo de docentes e pais/responsável o qual terá como objetivo troca de experiências e o relato sobre o desenvolvimento dos alunos.
Metodologia empregada
O desenvolvimento do Projeto Patrulheiro Mirim será realizado por policias do 6º Batalhão de polícia de CAICÓ-RN e colaboradores civis.
Serão empregadas aulas em classe e também extraclasse com o propósito de expor para os adolescentes as teorias das disciplinas assimilando com a vivência na prática.
O currículo será aberto, ou seja, a qualquer momento poderá será introduzido conteúdo da atualidade que deverão ser discutido por todos.
Serão organizadas oficinas de ensino a fim de que todos possam desenvolver conceitos sobre o papel da sociedade na construção de segurança pública e uma sociedade de paz, essas oficinas terão o objetivo de promover a cultura e arte da religião.
Avaliação do Impacto
· Serão realizadas mensalmente reuniões com a coordenação do projeto e professores para avaliar as atividades do projeto desempenho de cada adolescente;
· Haverá reunião com os pais ou responsável pelos adolescentes;
· Será aplicado questionário aos alunos;
· Será aplicado questionário aos professores;
· Elaboração de relatório para mostrar resultados do projeto.
Requisitos para participar do projeto
a) Idade de 12 anos;
b) Devidamente matriculado em escola pública da rede municipal ou estadual;
c) Rendimento escolar;
d) Disponibilidade de horário para as atividades (Manhã ou Tarde);
e) Manifestação de interesse próprio e autorização por escrito dos responsáveis, o que será feito na Ficha de Inscrição.
f) Comprovação de renda não ultrapassar um salário mínimo;
g) 02 fotos 3X4 recentes;
h) Xerox certidão de nascimento;
i) Xerox comprovante de residência;
j) Xerox do Boletim escolar ou equivalente;
k) Preenchimento do formulário próprio de inscrição.
Currículo
O Projeto Patrulheiro Mirim durante o ano funcionará por 9 meses e cada jovem poderá passar 3 anos .O ano terá dois ciclos totalizando assim 6 ciclos de formação para cada adolescente.
As aulas serão aplicadas durante a semana (segunda a sexta) das 07 às 11 horas para os adolescentes que estudam no período vespertino e, para aqueles que estudam no período matutino das 13 às 17 horas.
Os turnos (manhã e tarde) das turmas/cursos serão alternados, e funcionará no período do calendário escolar, a primeira turma será executada pela manhã, para contemplar os alunos que estudam à tarde, e a segunda turma pela tarde, para alcançar os estudantes da manhã, e assim sucessivamente de maneira alternada.
GRADE CURRICULAR
1º ANO/1º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Ordem Unidade Básica | ||
Reforço Escolar | ||
Filosofia da Religião | ||
Noções de cidadania I | ||
Educação Ambiental I | ||
Informática Básica I | ||
Arte | ||
Artes Maciais I |
1º ANO/2º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Ordem Unidade Básica | ||
Reforço Escolar | ||
Filosofia da Religião | ||
Criação de uma cultura de Paz e antidrogas | ||
Educação Ambiental II | ||
Informática Básica II | ||
Arte | ||
Artes Maciais II |
2º ANO/1º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Noções de cidadania II | ||
Reforço Escolar | ||
Filosofia da Religião | ||
Criação de uma cultura de Paz e antidrogas | ||
Educação Ambiental III | ||
Informática Básica III | ||
Primeiros Socorros I e tecnicas bomberisticas | ||
Artes Maciais III |
2º ANO/2º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Natação | ||
Reforço Escolar | ||
Filosofia da Religião | ||
Civismo I | ||
Educação Ambiental IV | ||
Informática Básica IV | ||
Primeiros Socorros II e tecnicas bomberisticas | ||
Artes Maciais IV |
3º ANO/1º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Introdução à Flauta Doce I | ||
Reforço Escolar | ||
Minha Profissão | ||
Civismo II | ||
Educação Ambiental V | ||
Informática Básica V | ||
Nossa História | ||
Artes Maciais V |
3º ANO/2º CICLO
MATÉRIA | Ementa | Carga horária Semanal |
Educação Física | ||
Introdução à Flauta Doce II | ||
Reforço Escolar | ||
Minha Profissão | ||
Educação Sexual | ||
Educação de trânsito | ||
Informática Básica VI | ||
Educação Ambiental VI | ||
Artes Maciais VI |
Desafios para funcionamento do projeto
· Reforma das instalações do Castelo do Engady;
· Aquisição de material pedagógico;
· Aquisição de objetos para as salas;
· Aquisição de alimentação;
· Disposição de pessoas para realizar um trabalho voluntário contribuindo para melhorar a vida de jovens retirando do meio da violência e drogas;
· Construção de parcerias para manutenção do projeto
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