quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MOVIMENTO FICA CORONEL DEFENDE A PERMANÊNCIA DO CEL. ARAÚJO NO COMANDO DA PM/RN





Por Gabriela Olivar, do Diário de Natal

O movimento é pioneiro no estado e o segundo do país. Uma comissão formada por mais de 10 policiais militares, um advogado, um empresário e um representante da sociedade civil está liderando o "Fica, coronel", que defende a permanência do coronel Araújo Silva (foto) como comandante geral no RN, mesmo após a mudança de governo.
 

O grupo foi formado há cerca de dois meses, e o movimento foi intensificado com o resultado das últimas eleições, que determinaram a vitória, no primeiro turno, da candidata Rosalba Ciarlini (DEM). Com a iminente troca de gestores - Araújo Silva foi nomeado em abril pelo atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) --, começaram as especulações sobre possíveis substitutos, embora, oficialmente, nenhum nome tenha sido divulgado.
 

"O comandante é humano, conversa com a tropa, ouve e procura resolver os problemas que levamos até ele. Além disso, não precisamos marcar horário para falar com ele", afirmou a soldado Glaucia Paiva, lotada na Companhia Feminina.
 

Outro ponto ressaltado pela militar, que tem um blog na internet onde publica as ações do movimento "Fica, coronel", foi o fato de o coronel ter concretizado, em pouco tempo à frente da PM, promoções esperadas há anos. "Ele também fez promessas acerca de um novo concurso para 2011, algo que tem gerado expectativa há anos", completou. Glaucia fez uma enquete no blog perguntando sobre a permanência do coronel e, segundo a soldado, entre 80 e 90% dos internautas que visitaram a página votaram pelo "fica".
 

O soldado Joniere Alves, outro integrante da comissão, afirmou que a primeira vez que um grupo de PMs resolveu mobilizar-se pela permanência de um comandante geral foi em Minas Gerais. O grupo potiguar entregou, no final do mês passado, uma carta aberta ao coronel Araújo Silva, manifestando o desejo da continuidade da gestão. "Em dezembro, iremos entregar outra carta aberta, mas para a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, e o vice, Robinson Faria (PMN)", comentou o saldado.
 

A reportagem entrouem contato com o coronel Araújo Silva, por telefone, na tarde de ontem, mas o comandante não quis comentar o movimento. Segundo os policiais, um abaixo-assinado está sendo levado aos batalhões do estado e também divulgado junto à sociedade civil. A comissão responsável pelo "Fica, coronel" está deixando cópias do documento em pequenas empresas, pedindo a adesão das comunidades.
 

Trajetória
 

Francisco Canindé de Araújo Silva tem 46 anos. O militar nascido no município potiguar de São Bento do Trairi ingressou na PM há 25 anos. Antes de ocupar o cargo de comandante geral, esteve à frente do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), agora Comando de Policiamento Metropolitano. Em sete meses à frente da corporação, promoveu a descentralização de gestão, com a criação de comandos regionais, levou mais policiais às ruas e promoveu centenas de PMs.
 

Coronel Araújo, como é mais conhecido, costuma deixar claro sua posição sobre o reconhecimento daqueles que fazem um trabalho consistente na polícia, concedendo méritos e oportunidades de atualização profissional.

Fonte e Foto: DN ONLINE

Nenhum comentário: