terça-feira, 10 de agosto de 2010

PROJETO ZONA OESTE: O POVO E A POLÍCIA


PROJETO ZONA OESTE: O POVO E A POLÍCIA

O projeto Zona Oeste: o povo e a polícia, foi uma iniciativa do 6º BPM e elaborado pelo Capitão PM Francisco Borges Silva Neto e Soldado PM Cláudio Vale de Araújo, sendo que os mesmos após verificarem a ausência de políticas públicas referente ao trabalho da Polícia Militar em Caicó no que tange aos cidadãos moradores da Zona Oeste desta cidade e a necessidade de se promover um envolvimento da sociedade caicoense na luta contra o crime e outros tipos de males que afetam nossa sociedade, resolveram com total ajuda de seus superiores hierárquicos desenvolveram esse projeto com o propósito de promover uma melhor qualidade de vida às pessoas desta cidade.

OBJETIVOS

a) O presente projeto de polícia comunitária tem por objetivo integrar a comunidade às várias instâncias governamentais e não governamentais sensibilizando os moradores do bairro no sentido de resgatar valores morais e sociais para a convivência harmoniosa buscando a melhoria da qualidade de vida local e melhoria da sensação de segurança;

b) Motivar a participação comunitária na busca de um sentido coletivo e criar condições favoráveis para uma mudança gerencial no quadro de segurança pública local.

c) Busca de soluções para os fatores criminogenos nas áreas de: Educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, justiça e cidadania;

d) Envolver os representantes dos serviços públicos nas suas respectivas esferas de responsabilidades no projeto.
PÚBLICO BENEFICIADO


População da Zona Oeste compreendendo os bairros: Barra Nova I e II ,Paulo VI, João XXIII, Walfredo Gurgel, Frei Damião, João Paulo II e Solidade.

DESENVOLVIMENTO

1ª FASE

Inicia-se com o envio do projeto à SENASP e a fase de divulgação em todos os órgãos, instituições, sociedade de negócio, líderes comunitários e outros segmentos da cidade

• Ciclo de encontros e visitas

• Implantação da filosofia da polícia comunitária

• Trabalho nas Escolas

2ª FASE

• Implantação do policiamento ostensivo de Polícia Comunitária

• Patrulhamento escolar

• Agendamento e realização de ciclos de palestras (à cargo da ETA-Equipe Técnica Administrativa)

• Reuniões ordinárias comunitárias

• Parceiros: Polícia civil, lideranças comunitárias, Câmara Mun., Prefeitura, etc.

3ª FASE

• Montar força tarefa, junto com a P/2 do 6º BPM e o setor de investigação da Polícia Civil

4ª FASE

• Implantação de Projetos Sociais na Zona Oeste e reestruturação da infraestrutura dos bairros periféricos

• Polícia Comunitária Mirim: Participaram ativa de adolescentes da zona oeste de Caicó.


UPP: homens do Bope começam a ocupar o Morro do Turano


Pelo menos 150 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar realizam, desde o início da manhã desta terça-feira, uma operação no Morro do Turano, no Rio Comprido, com apoio do Batalhão de Choque e do 1º e 6º BPMs, Estácio e Tijuca, respectivamente. A ação, que já havia sido anunciada nesta segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral, é o primeiro passo para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade, a 12ª do estado. Até o momento não há informações de troca de tiros, apreensões ou prisões.

Apesar de bandidos terem atirado algumas vezes contra policais, a noite nos bairros do Rio Comprido e da Tijuca foi tranquila. De acordo com os batalhãos, ninguém se feriu.
Fonte:http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts

Onde está a Bolsa Copa?


Autor: Danillo Ferreira
Policiais que estão em patamares hierárquicos superiores devem ser melhor remunerados, esta é uma regra que qualquer instituição segue, sob pena de desorganizar-se hierarquicamente e sofrer incongruências no desempenho do seu serviço. Nesse sentido, temos um primeiro aspecto negativo dos benefícios sociais que o Governo Federal vêm distribuindo a policiais de todo o Brasil, especificamente a Bolsa Formação, de R$ 400,00. A Bolsa Copa, que já deveria estar em vigor, caso os estados brasileiros tivessem aderido ao Programa, traria mais recursos para alguns policiais, mas mais distorções na política salarial das polícias estaduais.Um dos vigorosos argumentos que sustentam a implantação de um piso salarial nacional para os policiais e bombeiros brasileiros, é que o desempenho de determinada função não pode ter dois tratamentos entre os estados brasileiros. Dois cabos que comandam viatura devem receber um salário minimamente digno para sua função, apesar de ser legítimo que cada estado adicione algum recurso a mais levando em conta variáveis como o custo de vida, inflação etc. Se é absurdo haver esse desnível entre os estados, a diferenciação entre cidades de um mesmo estado, com policiais da mesma corporação, como propõe a Bolsa Copa, é ainda mais absurda.



Mas há uma cláusula da Bolsa Copa que é atrativa e implementa justiça: de acordo com ela, após 2014, os estados devem implementar o piso salarial de R$ 3.200,00, quebrando tanto as distorções criadas pela própria Bolsa como as que existem atualmente. Mas a má notícia é que os estados brasileiros não têm interesse em aderir ao programa justamente por causa desta cláusula.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Gustavo Ferraz Gominho, explica o motivo:

“Temos discutido bastante o tema e, hoje, o principal obstáculo para os estados aderirem ao projeto está na condição de arcar com os salários aumentados dos policiais após 2014. Alguns estados têm orçamento para isso, podem se organizar, mas outros não têm a menor condição de assumir tal compromisso. Não acredito que estado algum vá participar da Bolsa Copa da forma como ela foi criada”

Como demonstrado acima, a Bolsa Copa precisa, sim, ser revista, ou vamos criar e aprofundar as distorções hoje existentes. Porém, a revisão deve vir com um olhar de prioridade para a segurança pública, que em muitos estados tem menos atenção do que a publicidade que o governo realiza. Assim, “não ter recursos” geralmente significa “não ser a prioridade”. Além disso, caso se queira realmente beneficiar os policiais brasileiros com ênfase na Copa do Mundo, deve-se definir logo o modo que se irá fazê-lo, ou a Copa chegará e teremos as polícias no mesmo contexto, pois o benefício é tão urgente quanto cursos e instruções.
Fonte: Blog da Renata

PM de SP compra iPhones, GPS e netbooks

Vinicius Aguiari, de INFO Online

SÃO PAULO - A Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou, hoje, a compra de milhares de dispositivos tecnológicos para comandantes e soldados.

De acordo com o departamento de comunicação da PM, a corporação fechou a compra de 1200 smartphones, metade deles iPhones e outra metade modelos BlackBerry, da RIM.

Os smartphones serão entregues aos comandantes da polícia militar para acesso móvel e remoto a sistemas de TI de polícia, como acompanhamento de ocorrências, logística de deslocamento de forças policiais e acesso a estatísticas geradas em tempo real.

Além dos smartphones, a polícia decidiu comprar 2,7 mil netbooks, mesmo número de oficiais de alto comando da corporação. Com a compra, todos os comandantes da PM terão o próprio computador portátil.

No pacote de investimentos tecnológicos, a polícia paulista vai encomendar ainda 15, 5 mil navegadores GPS. Ao contrário dos smartphones e netbooks que devem ser entregues aos policiais nas próximas semanas, os navegadores serão distribuídos à PM em etapas.

Na primeira fase, até o final deste ano, oito mil viaturas serão equipadas com navegador GPS. Atualmente, apenas 540 carros da polícia contam com o dispositivo. Numa segunda etapa, com meta de conclusão até junho de 2011, outros 7,5 mil navegadores serão comprados.

O objetivo da polícia é equipar 100% das viaturas em uso no Estado com GPS e assegurar que todos os oficiais tenham gadgets para acesso móvel ao sistemas de TI da polícia. Como parte deste investimento, o corporação anunciou a compra de robôs para uso de seu esquadrão antibombas.

A polícia não divulgou o orçamento total das compras.
Fonte: Blog da Renata

SEGURANÇA: MOSSORÓ GANHA CENTRAL DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS


Sistema inaugurado nesta segunda-feira cobre 24 horas por dia 90% da área comercial da cidade.

A segurança de Mossoró ganhou um reforço na manhã desta segunda-feira (9). Isso porque a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) inaugurou a Central de Monitoramento por Câmeras do município. O sistema cobre 24 horas por dia 90% da área comercial da cidade.

Em Natal, a tecnologia garantiu uma queda de até 60% nos registros de violência nos locais onde existem os pontos de monitoramento. Mossoró é a segunda cidade do RN a receber o sistema. O investimento é de mais de meio milhão de reais.

O secretário da Segurança Pública, desembargador Cristóvam Praxedes, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, inauguraram o sistema e as novas instalações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

“Instalamos em Mossoró o mesmo sistema utilizado pelas polícias dos Estados Unidos e principais países da Europa. Este é um sistema de última geração. Em Natal, mês a mês, temos notado redução nos índices de violência na área monitorada”, disse o secretário.

O diretor do Ciosp, major Carlos Macedo, disse que as câmeras são fortes aliadas da polícia. “Em Mossoró pensamos em expandir o sistema nos próximos meses. Iniciamos com seis pontos de monitoramento, mas já estamos nos programando triplicar a quantidade de câmeras até o fim do ano. Esperamos que aqui em Mossoró o programa obtenha o mesmo sucesso de Natal”, declarou o responsável pela implantação do programa.

As seis câmeras instaladas na cidade estão em pontos estratégicos do Centro. O major explicou que as câmeras são de alta tecnologia e alcance.

“Elas possuem ângulo de virada horizontal de 360º e de 190º na vertical. Nosso sistema é de qualidade digital e as imagens podem permanecer armazenadas por até 90 dias. As câmeras têm zoom de dois quilômetros”, explicou o major Macedo.

O sistema também permite que as placas dos veículos sejam capturadas e as informações checadas no sistema automaticamente. Caso o carro seja roubado ou esteja com a documentação atrasada, o sistema informa imediatamente a situação do veículo. Ao checar a placa, de imediato, aparece uma tela verde (para o carro em dia), amarela (para os carros com documentação atrasada), ou uma tela vermelha (para os carros roubados).

Isso permite que o policial que monitora o sistema possa repassar a informação à guarnição da polícia mais próxima. “A blitz eletrônica reduz o tempo de resposta da polícia no atendimento das ocorrências”, disse o comandante geral, coronel Francisco Araújo.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), coronel Eliezer Alves, se mostrou animado com o programa. “Essa tecnologia será muito bem-vinda. Estamos confiantes que iremos desenvolver um trabalho de mais qualidade para a população local. Acreditamos que com as câmeras os nossos policiais vão conseguir acompanhar muito melhor as necessidades de nossa população. Vamos prestar um trabalho ainda melhor e mais satisfatório para todos”, declarou o comandante.

Fonte: nominuto

O salário do juiz do STF ir para R$ 30 mil pode ser absurdo, mas essa nem é a pior parte



O Brasil realmente não é um país sério. Depois de aumentar o salário em dezembro do ano passado, os juízes do STF agora querem 14,7% de reajuste, sabe-se lá a troco de que. O salário de R$ 26.723,00 pode passar para R$ 30.675,00 em 2011.
Se um aumento 3 vezes acima da inflação já é um abuso para quem ganha essa fortuna, pior ainda é o fato de que um monte de carreiras ainda receberão o mesmo aumento. Quando o salário do Juiz do STF aumenta, o dos juízes federais também aumentam na mesma proporção. Como um juiz do trabalho, por exemplo, que recebe 90% do salário do juiz do Supremo.
Isso mesmo, quando você foi na audiência de testemunha do seu vizinho, cuja empregada doméstica o colocou na Justiça, saiba que aquele que ali estava presente julgando poderá ganhar R$ 27 mil.
Ah…não esqueçamos dos procuradores da república, dos promotores estaduais, dos desembargadores estaduais e ainda dos conselheiros dos TCE´s. Todos eles entrarão no vácuo do megasalário. O impacto disso só no Judiciário Federal é de mais de R$ 400 milhões. Se levarmos em consideração o restante dos órgãos federais e estaduais, chega perto dos R$ 2 bilhões.
Sinceramente um Juiz do STF ganhar um excelente salário, de R$ 30 mil, eu até entendo, porque é o topo da carreira, mas um juiz em começo de carreira ganhar 90% disso é um escárnio.
E talvez seja o mesmo juiz que irá decretar ilegal uma greve de professores que ganham R$ 970,00.
Porque legal mesmo é ganhar R$ quase R$ 30 mil.
Isso sem falar nos 60 dias de férias, recesso, etc. Ou ainda na imoralidade de ser aposentado compulsoriamente quando flagrado vendendo sentença, como no caso de um Ministro do STJ.
Fonte:http://acertodecontas.blog.br/politica/o-salrio-do-juiz-do-stf-ir-para-r-30-mil-pode-ser-absurdo-mas-essa-nem-a-pior-parte/