terça-feira, 11 de janeiro de 2011

POLICIAL MORRE EM ABORDAGEM EM BAÍA FORMOSA/RN



Mais um policial tomba a serviço da sociedade norte rio-grandense. Dessa vez, foi durante uma abordagem a uma dupla de moto na manhã desta terça-feira (11), no município de Baía Formosa.

Segundo informações, a viatura composta por apenas dois policiais, soldado Cantalice e Hacenclever, tentaram abordar a dupla quando foram surpreendidos por tiros.

O soldado Cantalice foi mortalmente atingido na cabeça por dois disparos, enquanto o soldado Hacenclever foi atingido no pescoço, sendo socorrido até o hospital, onde já não corre risco de morte.

Os suspeitos fugiram logo após os disparos, levando consigo as armas dos policiais.

O Soldado Cantalice não havia completado um ano de efetivo serviço na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Foi formado na turma de soldados 2010.1 e era natural da Paraíba.

Princípio da superioridade numérica

Durante o curso de formação da Polícia Militar aprendemos que uma das técnicas utilizadas em abordagens é o Princípio da Superioridade Numérica, que consiste na superioridade numérica de policiais em relação aos suspeitos abordados.

Esse princípio é uma regra básica da Técnica Policial, onde jamais deveria ser violada, já que compromete a segurança dos policiais expondo desnecessariamente suas vidas, como no caso do soldado Cantalice.

Fatalidade

Não podemos fazer suposições acerca do que poderia ter ocorrido caso a viatura em que o soldado Cantalice trabalhava estivesse com os três policiais, como manda os mandamentos das técnicas policiais militares: um motorista, um comandante e um patrulheiro. Entretanto, tivemos um exemplo recente de outra perda trágica, a do soldado M. Costa, onde a sua viatura era composta por três policiais evitando, assim, a fuga impune do criminoso.

Dessa forma, perdemos um soldado! Perdemos um policial! Perdemos um companheiro! Perdemos um irmão de farda! Perdemos um herói!


Matéria criada pela Sd Glaucia

Policiais morrem em confronto com bandidos em Baía Formosa

Dois policiais militares morreram na manhã desta terça-feira (11), após uma troca de tiros no município de Baía Formosa. De acordo com informações da polícia, dois homens em uma motocicleta tentaram roubar a agência dos Correios e entraram em confronto com os policiais.

O Comandante do Policiamento do Interior, tenente-coronel Reinaldo, informou que está indo para o local e que a polícia está dentro do matagal a procura dos acusados.

Ainda segundo informações preliminares, um dos policiais baleado chegou a ser conduzido para Natal, mas morreu a caminho do hospital. “O que eu tenho de informação concreta é que esse policial estava sendo levado para o hospital de Natal”, revela.

Coronel Reinaldo disse, no entanto, que oficiais da área de Baía Formosa informaram sobre a morte dos militares. Os policiais mortos são os soldados Cantalício e Hacenclever. O primeiro é natural de João Pessoa (PB) e o segundo de Montanhas (RN).


Fonte: Nominuto.com

REGINA MIKI É A PRIMEIRA MULHER A COMANDAR A SENASP - SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA



Imagem retirada do Google Image. Autor desconhecido

Daniella Jinkings - Repórter da Agência BrasilBrasília – Os primeiros dias do governo Dilma Rousseff mostram que as mulheres ganham cada vez mais espaço na administração federal. Hoje (10), o Diário Oficial da União publicou a nomeação da advogada Regina Miki para o comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

Entre os desafios de Regina, que substitui Ricardo Balestreri no cargo, estão o desenvolvimento das ações nacionais de segurança pública e combate ao crime organizado. As metas foram traçadas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Advogada e especialista em políticas de segurança pública, Regina terá como missão ajudar o Ministério da Justiça na articulação com estados e municípios para o desenvolvimento de políticas de prevenção e repressão na área. Além disso, ela também será responsável pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que passa a integrar a Senasp a partir deste ano.

Entre 2001 e 2008, Regina foi secretária de Defesa Social de Diadema, em São Paulo, e colaborou para a redução da taxa de homicídios da cidade em 78,61%. Ela está no Ministério da Justiça desde 2008, quando foi convidada pelo então ministro Tarso Genro para ser secretária executiva da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).

No Ministério da Justiça, ela participou da reestruturação e reativação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), da qual é presidente. Composto por 30 instituições, o conselho tem a função de atuar como órgão normativo na formulação de estratégias e no controle e na execução da política nacional de segurança pública.

Retirado de: 
Agência Brasil

Senador Renan Calheiros foi entrevistado por Martha Martyres e falou sobre piso salarial para policiais




Senador Renan Calheiros foi entrevistado por Martha Martyres (Rádio Penedo FM)

Marcos César Chaves
O senador Renan Calheiros (PMDB) esteve em Penedo neste domingo, 09, prestigiando os festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes. Durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o líder da bancada do maior partido brasileiro no Senado comentou, dentre outros assuntos, a necessidade de o governo federal complementar o salário dos policiais.

“O governo federal tem que contribuir mesmo com a complementação dos salários dos policiais, essa guerra com o crime tem colocado a polícia em desvantagem”, disse Renan sobre a condição que obriga os policiais a complementar renda com ‘bicos’.“Quando isso acontece, retira o policial da melhor dedicação que poderia ter se exclusivamente estivesse entregue à proteção de vida das pessoas”, acrescentou o senador que tem proposta de emenda constitucional que trata da melhoria salarial dos policiais. [...]

Policiais militares vão às ruas pedir a implantação da ‘PEC 300 da Paraíba

O governo do socialista Ricardo Coutinho enfrenta nesta terça-feira (11), o primeiro protesto contra a sua administração. A manifestação organizada por setores da Segurança Pública da Paraíba descontente com a decisão do governo de não pagar a “PEC 300 da Paraíba” já neste mês de janeiro, acontece a partir das 13h00, na Praça João Pessoa – centro da cidade. 

O deputado federal Major Fábio (DEM) está mobilizando todos os trabalhadores da Segurança Pública para participar do ato que visa garantir os benefícios concedidos à categoria. 

O parlamentar utilizou seu twitter para conclamar seus colegas a participarem do protesto. “Vamos lá PMS, BMs, PCs e ASPs! Dia 11/01, pelas 13:00 horas, vamos lotar a Praça João Pessoa em busca do cumprimento das leis”, postou. 

Em conversa com a reportagem do ClickPB, o deputado disse que a realização da mobilização foi inevitável. “Nós vamos nos concentrar na Praça João Pessoa e depois sair em passeata pelas principais ruas do Centro contra a intransigência de Ricardo Coutinho”, falou. 

O democrata acusou o governador e Nonato Bandeira de usaram eleitoralmente a “PEC 300”, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) no final do ano passado, para conseguir os votos dos policiais. 

“Se alguém tentou barganhar alguma coisa, foi vcs, o voto dos PMs, dizendo, em campanha, que tb pagariam a "PEC 300 Paraíba" caso ganhassem. Agora, depois de eleitos, a PEC se tornou uma farsa e ilegal!”, tuitou. 

Major Fábio aproveitou para fazer uma avaliação dos primeiros atos de Ricardo a frente do governo estadual. “O governador é um insensível. Ele foi muito duro ao demitir todos os comissionados, pois ali têm pessoas que dão seu sangue pelo estado”, pontuou. 

Ainda se referindo às demissões dos comissionados, ele lembrou que o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), adotou uma postura contrária a do governador. 

“Apesar das recomendações do Ministério Público, Luciano Agra não demitiu ninguém, por que todos foram nomeados por Ricardo. Agora querer demitir pais e mães de família só por que foram nomeados em outras gestões é insensibilidade”, considerou. 

Para o deputado, a população da Paraíba começou 2011 infeliz devido às medidas adotadas pelo novo governo. “As pessoas já estão arrependidas de terem votado nele, por isso que eu tomei a decisão de romper”, acrescentou. 

O parlamentar finalizou seu desabafo pedindo ao governo mais respeito com a categoria dos policiais. “Vcs têm é que deixar de conversa e falsas insinuações e valorizar os trabalhadores de segurança pública”, concluiu.