quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Multiplicadores da Polícia Comunitária

Durante este mês de setembro do ano de 2010, a Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Diretoria de Ensino, órgão estratégico e de assessoramento do Comando Geral da Policia em convenio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, realizou o Curso Nacional de Multiplicadores de Policia Comunitária em Natal (CNMPC) edição 2010.

O curso executado em módulos, trouxe à Capital potiguar gestores de segurança pública das Unidades Federativas que tem implementado a filosofia e estratégia do policiamento comunitário como arcabouço de suas ações e que gradativamente tem obtido sucesso e reconhecimento popular. Um dos oficiais presentes para o magistério de uma das disciplinas curriculares no CNMPC foi da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Estado que desde novembro de 2009 foram criadas as Unidades de Policia Pacificadora, (UPP). Neste tipo de policiamento com o viés comunitário, o poder público tem assumido o seu papel de fomentador de políticas públicas e sociais.

No Rio de Janeiro, dentro desta filosofia do policiamento comunitário, as áreas, geralmente de morros, são primeiramente pacificadas, expulsando ou prendendo os criminosos que atuam no setor e a Policia Militar assume seu papel de guardiã da sociedade de uma forma permanente. Ao tempo em que se garante a segurança da comunidade, entrando em cena os demais órgãos do Estado como os de saúde, educação, infra-estrutura, complementando o ciclo de fomento de igualdade social. Resultado: melhorias significativas no quadro da sensação de segurança e participação social. O Rio de Janeiro, mesmo diante dos altos índices de violência ainda apresentados, com as UPPs, tem dado um passo significativo na melhoria das condições de existência da sociedade como um todo.

Teve também teve-se a presença de oficial da Policia Militar do Estado do Ceará que também há algum tempo atrás implementou com grande aceitação e bons resultados o programa Ronda de Quarteirão em certos municípios. Este programa de segurança pública também vem seguindo a estratégia do policiamento comunitário procurando sempre integrar sempre mais a comunidade à policia e vice versa. Dentro destes princípios, os índices de violência nos bairros que receberam a ronda em Fortaleza e cidades adjacentes, estagnaram a níveis aceitáveis, considerando que o crime é um fator social e somente as forças de segurança não conseguem debelar o problema. É preciso esforço concentrado e unido consoante à Constituição Federal.

Mestres e doutores, professores da Universidade Federal e também da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte se fizeram presentes durante o curso ministrando as disciplinas previstas: Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Técnicas de Mobilização Social, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela qualidade na Segurança Pública, Policia Comunitária Comparada & troca de experiências de policia comunitária, Mediação Pacifica de Conflitos entre outras disciplinas, fizeram parte do currículo do curso.

O curso teve duração aproximadamente um mês contou com uma carga de 80 horas aulas. Todos os participantes da Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal e membros da sociedade civil organizada, sairão capacitados para serem agentes multiplicadores desta importante filosofia de policiamento. Esta filosofia e estratégia que coloca a policia em contato direto com a comunidade, local onde ela se faz mais necessária, não somente como agente da lei de uma forma repressiva mas, mais firmemente como promotora dos direitos humanos, e protagonista do desenvolvimento social.

Congratulações à Diretoria de Ensino da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte por esta tão importante realização. Temos como certo o principio de que é apenas com a qualificação permanente e a formação continuada do policial é que se pode desempenhar suas funções de uma forma mais satisfatória. E sendo assim, fortalece-se não somente o Estado do Rio Grande do Norte enquanto promotor dos direitos humanos e do policiamento comunitário, mas principalmente a certeza para a sociedade potiguar que suas forças de segurança estão trabalhando diuturnamente para o bem de todos, sem distinção.
Fonte:http://dicassegura.blogspot.com

JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO:"CORONEL DO RN REUNE POLICIAIS E PEDE VOTO"

As denúncias contra o coronel Marcondes Pinheiro, que reuniu policiais militares para pedir voto ao governador Iberê Ferreira, foram tema de matéria publicada na edição de sábado do jornal O Estado de São Paulo.
Veja o texto na íntegra:
Coronel no RN reúne policiais e pede voto
O coronel Marcondes Pinheiro, coordenador de Segurança do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira (PSB), é acusado de pedir votos em uma reunião com policiais. A denúncia foi feita pela Associação das Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó ao Ministério Público Eleitoral da cidade de Caicó.
Segundo a denúncia, Marcondes reuniu policiais militares para pedir voto para o governador, para a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que disputa uma vaga no Senado, e para o coronel da reserva Rosano Taveira, candidato a deputado estadual pelo PRB. A reunião foi realizada em Caicó, que tem 60 mil habitantes e fica a 280 quilômetros de Natal. Segundo o presidente da Associação dos Militares, cabo João Batista Dantas, cerca de 100 policiais militares fardados, do 6.º Batalhão de Polícia Militar, foram atraídos para reunião com a informação de que assistiriam à apresentação de novas armas a serem adquiridas pelo Estado. “Quando chegamos lá, ele (Marcondes) pediu voto para o governador, para ex-governadora e para o coronel Taveira”, afirmou.
Dantas disse ainda que o coronel chegou a exibir um vídeo onde mostrava as obras realizadas por Wilma de Faria e por Iberê. “E ele disse que, para continuar bom, tinha que votar em Iberê.”
Sem obrigação. Procurado pela reportagem, o coordenador de Segurança do governador confirmou a reunião com os policiais militares, mas disse que teve a preocupação “apenas de mostrar as obras realizadas”.
O coronel admitiu que focou o discurso mostrando o trabalho realizado por Iberê. “Eu mostrei os investimentos do governo, mas no dia 3 de outubro a pessoa vota em quem quer. Ninguém foi obrigado a ir para a reunião”, disse o coronel, que já foi comandante-geral da PM no governo de Wilma de Faria.
Marcondes nega ter direcionado o voto dos policiais na reunião. “O voto é livre. Também não sou criança de promover um encontro desse na hora de trabalho e ainda em prédio público”, frisou o coronel, que reuniu a tropa no Centro Pastoral Dom Wagner, um prédio administrado pela Diocese de Caicó.
Questionado sobre quem teria convidado os soldados para o evento, o coordenador de Segurança disse que não foi o autor da convocação. Ele afirmou acreditar que “foram os comandantes”.
O episódio protagonizado pelo coronel Marcondes Pinheiro foi o segundo ocorrido essa semana em que um gestor do Rio Grande do Norte é acusado de pedir votos a subalternos. Na última segunda-feira, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), reuniu os ocupantes de cargos comissionados em um clube da capital e pediu que cada um conseguisse dez votos para Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo, para os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), candidatos à reeleição, para Miguel Weber (PV), marido da prefeita e candidato a deputado estadual, e Rosy de Sousa (PV), irmã de Micarla que tenta vaga na Câmara. A prefeita nega.

Veja essas noticias nos seguintes links:



Fonte:http://soldadojoaobatista.blogspot.com/2010/09/jornal-estado-de-sao-paulocoronel-do-rn.html

COMUNICADO IMPORTANTE PARA OS SÓCIOS DA APBMS







A presidência da APBMS convoca todos os associados para vir até a sede da associação para deixar a carteira antiga e também trazer uma foto 3x4 para atualização de dados cadastrais que será usada na confecção da nova carteira do sócio.
A carteira antiga será válida até primeiro de novembro e a nova carteira será aceita por vários estabelecimentos da cidade, terá muitos convênios que servirão para todos os associados.
Aproveite e visite o nosso site.www.apbms.com/ pois ele está prontinho esperando sua visita.
Anteciosamente
Cabo João Batista
Presidente