sexta-feira, 25 de março de 2011

Especial: Acusações de abusos podem derrubar 7 governadores


ABIN - Agência Brasileira de Inteligência emite nota de pesar pela morte do PM Smith



h

3ª P A R T E
(Assuntos Gerais e Administrativos)
II - AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA/ABIN – Transcrição.
“Prezado Cel Araújo,

Em nome dos servidores da SERN/ABIN, expresso os nossos sentimentos pela perda de mais uma vida humana - e de mais um profissional de Inteligência no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. Que o sacrifício do soldado PM Bruno Belizário Smith Nóbrega não tenha sido em vão e que vocês, profissionais da Segurança Pública, consigam pôr fim, em curto espaço de tempo, a esse mal que tira pessoas valiosas de nossa convivência e destrói tantas famílias neste país.

Com o nosso abraço,

Isa Oliveira - Superintendente Estadual Superintendência Estadual Rio Grande do Norte da Agência Brasileira de Inteligência SERN/ABIN/GSIPR.”

(ExpressoLivre – ExpressoMail de 14.03.2011)

Despacho do GCG: Em 15.03.2011. Publique-se em BG.

Fonte: BG Nº. 054 de 23 de Março de 2011

Governo diz que concurso da PM é inconstitucional, pois prazo de validade acabou em janeiro


Uma reunião para discutir a questão dos suplentes da Polícia Militar, aprovados em concurso público e ainda não convocados pelo Governo do Estado, aconteceu na tarde desta quinta-feira(24) na Assembléia Legislativa.

Reunião contou com a presença do procurador do Estado, Miguel Josino; do secretário da Casa Civil, Paulo de Tarso; do presidente da Assembléia, deputado Ricardo Motta; de vários deputados e de um grupo de suplentes da PM.

Miguel Josino alegou a inconstitucionalidade do concurso, afirmando que o prazo de validade do certame venceu no último dia 10 de janeiro.

Mesmo assim, o procurador se comprometeu em ir ao Tribunal de Justiça na próxima segunda-feira(29) na tentativa de buscar uma solução para o problema.

O secretário Paulo de Tarso disse que há questões de ordem jurídica e econômica que impedem a convocação dos suplentes pelo Governo do Estado.

Segundo ele, de acordo com a Constituição, o prazo de validade de um concurso é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. “O prazo se encerrou no mês de janeiro deste ano, tornando a convocação inconstitucional”, frisou Paulo de Tarso.

O secretário da Casa Civil disse ainda que convocar para a segunda fase do concurso, quando o governo se encontra acima do limite de responsabilidade fiscal, seria uma irresponsabilidade.

“Lamento não poder trazer melhores notícias, mas temos que ser sinceros. O governo não está fechando as portas, apenas estamos colocando essas questões que precisam ser resolvidas”, enfatizou Paulo.

Na opinião dos suplentes, a prorrogação do concurso deveria contar a partir da conclusão do curso de formação da primeira turma convocada, que se deu em dezembro de 2006.



Fonte:oliveirawanderley

Diretor da penitenciária do seridó impede realização de vistoria.


A Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó emitiu ofício aos Bombeiros para que fosse realizado uma vistoria na Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega mais conhecido como “Pereirão, pois a estrutura física da mesma está comprometida, de forma que as paredes das guaritas dão choques quando chove e outros problemas que já é conhecido por todos da unidade.


A informação que recebemos é que o diretor da referida penitenciária, Major José Deques, impediu que a vistoria fosse realizada, alegando a necessidade da presença de um engenheiro do estado.

Queremos deixar bem claro que o diretor do presídio não tem autoridade para isso, mas, os bombeiros atenderam ao pedido, que foi documentado para se resguardarem caso algo aconteça com os policiais. E lembrando que se algo realmente acontecer, será de inteira responsabilidade do diretor.

O presidente da APBMS procurou hoje pela manhã o promotor e o juiz, mas os mesmos não se encontram na cidade. Manteve contato também com o Cel. Cipriano comandante do 6º BPM e responsável pelo policiamento, que autorizou a retirada dos policiais das guaritas danificadas.

Por telefone, o presidente da APBMS, Cb PM João Batista conversou com o Cmd geral Cel. Araújo para relatar os problemas e o mesmo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) que é responsável pelo sistema prisional, para que a vistoria fosse realizada o mais rápido possível.

Esperamos que as coisas só não venham ser resolvidas quando for tarde demais e não tenhamos que falar aquele velho ditado popular: "não adianta chorar por leite derramado!".

Postado por APBMS

NOVOS COMANDOS DE UNIDADES NA PMRN


Através de Boletim Geral, o comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo, determinou mudanças em determinados comandos de unidades.

Vejam a relação dos novos comandantes de unidades:

O Tenente-Coronel PM JOÃO MARIA DOS SANTOS será o novo Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar.

O Tenente-Coronel PM SAULO DE TASSO GOMES DE OLIVEIRA será o novo Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar.

O Tenente-Coronel PM EDMUNDO CLODOALDO DA SILVA JÚNIOR será o novo Comandante do Batalhão de Polícia de Choque – BPChoque.

O Tenente-Coronel PM TÚLIO CÉSAR ALVES DE OLIVEIRA será o novo Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

O Major PM OÍZES LAGO DE SOUZA JÚNIOR será o novo Comandante da Companhia Independente de Proteção Ambiental – CIPAM.

O Major PM WALMARY COSTA será o novo Subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

O Major PM ANTÔNIO MARINHO DA SILVA será o novo Subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque – BPChoque.

O Capitão PM JUSCELINO MARTINS GRILO F. HOLANDA será o novo Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar / 11° Batalhão de Polícia Militar (São Gonçalo do Amarante).

O Capitão PM HELBER ARAÚJO DE SOUZA NUNES será o novo Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar - 4ª CIPM.

O Capitão PM REGINALDO NUNES DA SILVA será o novo 3ª Companhia de Polícia Militar / 11° Batalhão de Polícia Militar (Ceará-Mirim).

O Capitão PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA será o novo Comandante do 5° DPRE / CPRE (Nova Cruz).

O Capitão PM RICARDO LUIZ PEREIRA DOS SANTOS será o novo Comandante da Companhia de Polícia de Choque – CPChoque.

A Capitão PM JOSENEIDE XAVIER DE PAIVA será o nova Subcomandante da Companhia Independente de Proteção Ambiental – CIPAM.
 
SD GLÁUCIA