domingo, 16 de janeiro de 2011

BANDIDOS ATACAM CARRO FORTE E MATAM VIGILANTE NO ESTADO DO CEARÁ




WILSON GOMES - Para o Diário do Nordeste
No primeiro ataque do ano no Ceará contra um veículo de transporte de valores, o resultado da ação delituosa foi trágico
Sobral/CE - Um bando formado por aproximadamente 15 homens atacou, na tarde de ontem, um carro-forte que transportava malotes de valores pela rodovia estadual CE-362, entre os municípios de Uruoca e Martinópole, na Região Norte do Estado. O ataque resultou na morte do vigilante e motorista do blindado, João Batista Souza Coelho, assassinado com tiro de fuzil na cabeça, dentro do veículo.
Segundo informações de um dos vigilantes que escaparam do ataque, os malotes continuam aproximadamente R$ 1,3 milhão. Os bandidos ocupavam pelo menos três veículos; um Corolla prata, um Gol vermelho e uma Parati.
O ataque aconteceu na localidade de Barreiras, distante 11Km da sede do município de Uruoca, no momento em que o carro-forte fazia uma ultrapassagem por dois caminhões que viajava em direção à cidade de Uruoca. "Nesse momento, parte do grupo, ocupando o carro Gol vermelho, cruzou na nossa frente, e um pouco mais a frente parou, Os homens começaram a atirar em nossa direção acertando o veículo, que acabou sofrendo uma pane", disse um dos vigilantes que pediu para não ser identificado.
A ação do bando, segundo relato dos vigilantes que escaparam, foi cinematográfica. Enquanto o bando atirava sem cessar, os vigilantes revidavam. Eles contaram ao major PM Assis Azevedo, comandante da 3ª Cia do 3º BPM, que o Gol usado pela quadrilha estava protegido por uma blindagem que impedia ser perfurado pelos tiros disparados pelos vigilantes. A troca de tiro foi intensa e demorou vários minutos, colocando em risco a vida dos motoristas que trafegavam pela rodovia.
Os tiros disparados pelo bando acabaram por acertar, através da escotilha (orifício usado para atirar de dentro do veículo), a cabeça do motorista. A troca de tiros continuou até que a munição utilizada pelos vigilantes se esgotou. Acuado, o grupo resolveu abandonar o veículo, e o bando, já com o domínio da situação, resolveu invadir o blindado e roubar os malotes contendo o dinheiro. O corpo do motorista assassinado, segundo informaram os vigilantes, foi jogado para fora do veículo pelos bandidos.
Explosivos
Além de estar fortemente armado, o grupo usou artefatos para destruir a porta do cofre existente dentro do veículo. Segundo o comandante do 3º BPM (Sobral), tenente-coronel Gilvandro Oliveira, no local do crime foram encontrados cordel detonante, nitroglicerina, bananas de dinamite com detonadores e e coquetel molotovi.
As busca aos assaltantes mobilizou todo aparato policial disponível na região. "Estamos com cerca de 80 homens espalhados por toda essa região e esperamos localizar o bando a qualquer momento", disse o tenente-coronel Gilvandro.
A última pista levantada pela Polícia indicava que o bando teria seguido em fuga em direção ao município de Cocal, já no Estado do Piauí. "Neste momento, estamos com quatro patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA). São 16 policiais fortemente armados e, com certeza, teremos resultados positivos nas próximas horas na busca por esta quadrilha", afirmou o oficial à Reportagem.
FONTE: Jornal Diário do Nordeste