segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PanAmericano: Polícia Federal e Ministério Público investigam possíveis fraudes


RIO - A Polícia Federal e o Ministério Público Federal decidiram investigar possível ocorrência de fraudes no banco PanAmericano, do Grupo Silvio Santos. A Superintendência da Polícia Federal anunciou a instauração de inquérito sobre o caso nesta sexta-feira. O MPF instaurou na quinta-feira um procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar possíveis crimes relacionados com a fraude contábil no Banco PanAmericano. Segundo nota divulgada pela Procuradoria da República no Estado de São Paulo, o MPF-SP também vai acompanhar a fiscalização do Banco Central sobre a instituição financeira.
Os procuradores da República Rodrigo Fraga Leandro de Figueiredo e Anamara Osório Silva foram designados como responsáveis pela sindicância, que antecede a abertura de inquérito. O BC informou oficialmente o MPF sobre o caso na última quarta-feira.
O Banco Central anunciou ter encontrado duplicidades de carteiras de crédito nos balanços do PanAmericano. A instituição controlada pelo grupo Silvio Santos teria vendido carteiras a outros bancos, mas não teria promovido a baixa contábil em seus demonstrativos financeiros há cerca de três, quatro anos.
A constatação foi feita a partir da análise dos balanços do segundo trimestre de diversas instituições financeiras, realizada há cerca de seis semanas. O diretor de Fiscalização, Alvir Hoffmann, afirmou ainda que "há indícios" de que as mesmas carteiras "foram vendidas mais de uma vez."
A Caixa Econômica Federal anunciou que não deve acionar judicialmente as empresas contratadas para auditar o PanAmericano (Banco Fator, KPMG e BDO Consultores) e que não detectaram a maquiagem de R$ 2,5 bilhões no balanço da instituição. Apesar de legalmente ter esta prerrogativa, a avaliação é que o episódio ainda não gerou prejuízos para a Caixa. No momento, o foco é achar um comprador para os 51% restantes do PanAmericano, já que o Grupo Silvio Santos terá de pôr o ativo à venda para pagar o empréstimo concedido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Balanço é adiado
O Banco PanAmericano informou que adiou a publicação do balanço do terceiro trimestre por tempo indeterminado. A divulgação dos resultados trimestrais estava programada para esta sexta-feira. A teleconferência sobre o desempenho, agendada para a próxima terça-feira, também foi cancelada.
Esta semana, o PanAmericano divulgou fato relevante informando que teve de recorrer a um empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para restabelecer seu equilíbrio patrimonial após inconsistências em seus balanços encontradas pelo Banco Central.
As empresas do empresário Silvio Santos, controlador do banco, foram colocadas como garantias na operação de resgate, inclusive o canal de televisão SBT.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: