quinta-feira, 6 de maio de 2010

MJ abre 200 mil vagas de qualificação a profissionais de segurança


Profissionais de segurança pública de todo o país podem se inscrever, entre 7 e 11 de maio, em 56 cursos gratuitos da Rede Nacional de Educação a Distância (EAD) do Ministério da Justiça. Serão oferecidas 200 mil vagas para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.
As inscrições ocorrerão em duas etapas. Na primeira, do dia 7 a 9/05, o aluno só pode se inscrever num único curso. Entre os dias 10 e 11/05, caso o limite de 200 mil vagas não seja atingido, o aluno já cadastrado e que não tenha abandonado o ciclo anterior poderá solicitar inscrição em mais um curso, até o limite previsto de 200 mil inscrições.
A expectativa é que as vagas sejam preenchidas antes do término do prazo de inscrições. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Bolsa Formação
Os profissionais que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil poderão, ainda, aderir ao projeto Bolsa Formação do Pronasci. Com foco na qualificação e valorização profissional, o projeto garante um incentivo mensal de R$ 400 a quem participa dos cursos na área de segurança pública – em muitos estados, o adicional representa até 1/3 do salário dos policiais. Atualmente, 170 mil profissionais recebem o benefício em 25 estados.
Entre os beneficiados do Bolsa Formação, 10% serão sorteados, por meio do sistema de informação, para realizarem a prova de forma presencial.
Formato das aulas
Mesmo a distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos.
Além do material de apoio, eles também aprendem por meio de vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento.
Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à Internet, o Ministério da Justiça coloca à disposição 270 telecentros em todo o país com computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

Candidatos à soldados da PM ganham liminar para nomeação


Três candidatos aprovados no concurso para o Cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado ganharam uma liminar na 3ª Vara da Fazenda pública que determina que o Comandante Geral da Polícia Militar os convoque para provimento das vagas remanescentes para provimento no cargo de Soldado do quadro de Praças Policiais Militares Combatentes Masculino, observando rigorosamente o que dispõe o subitem 4.1.32 do Edital nº 0001/2005- CFSd/DP/PMRN.
O Comando deve chamar os candidatos pela classificação geral de todas as regiões, com base na ordem decrescente das pontuações finais obtidas na primeira fase do certame (prova objetiva), alcançando as pessoas dos autores se outras em melhor colocação não atenderem à convocação.
A juíza Ana Claudia Secundo da Luz e Lemos determinou ainda que o Comandante Geral da Polícia Militar seja intimado para, no prazo de 15 dias, juntar aos autos a listagem geral de classificados dos candidatos conforme item 4.1.32 do edital do certame, sob pena de imposição de sanções legais por descumprimento.