segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aumento e Melhorias na PM do Estado do Tocantins



CORONEL: 12.000,00
TENENTE- CORONEL: 10.800,00
MAJOR: 9.720,00
CAPITÃO: 8.748,00
PRIMEIRO TENENTE: 6.993,38
SEGUNDO TENENTE: 6.500,22
ASPIRANTE A OFICIAL: 5.361,73
SUBTENENTE: 5.361,73
PRIMEIRO SARGENTO: 4.572,41
SEGUNDO SARGENTO: 4.113,51
TERCEIRO SARGENTO: 3.643,27
CABO: 3.521,96SOLDADO: 2.850,00
SOLDADO: 2.850,00
CADETE III: 3.600,00
CADETE II: 3.249,67
CADETE I: 2.878,18
ALUNO SOLDADO: 1.416,86.
Também foi aprovado o auxílio alimentação, no valor de até 300,00 aos policiais das viaturas, que trabalham 12 horas ininterruptas, e a promoção imediata de quase 1000 soldados que já estavam com mais de 15 anos como soldado e ainda não haviam sido promovidos.
Parabéns à PMTO!

NOVAS INTRUÇÕES PARA 19º CICLO DA SENASP

Prezado (a) aluno (a) No próximo dia 7/05 se iniciam as inscrições para o ciclo 19. As inscrições serão realizadas em duas etapas. Na primeira etapa, do dia 7 a 9/05, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se no final do dia 9/05 não tivermos alcançado as 200.000 inscrições previstas, será aberta a segunda etapa nos dias 10 e 11/05 para completar as vagas disponíveis. Nessa 2a etapa, os alunos já cadastrados e não evadidos no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo curso até completar o limite de vagas. Abs. Admin.

REFLEXÃO

PMS (BA) GREVISTAS DE 2001 TÊM CRIMES PRESCRITOS

A Vara de Auditoria Militar da Polícia Militar da Bahia considerou prescritas as ações penais contra os 23 policiais militares que participaram da greve de 2001. Desses 23, 19 já obtiveram, judicialmente, a reintegração aos seus cargos - eles tinham sido demitidos na gestão do então governador César Borges, na época do PFL, hoje senador pelo PR. Seis ainda aguardam a reintegração.
A vitória dos PMs acontece apesar dos esforços do governador Jaques Wagner (PT). O petista contou com o apoio dos policiais em 2006, quando ajudaram a desgastar o governador Paulo Souto (DEM) exibindo contracheques de integrantes da corporação para mostrar que a PM baiana pagava os piores salários do País.
Na campanha, Wagner prometeu anistiar todos os demitidos por perseguição política e reintegrá-los à corporação, mas isso não ocorreu, nem mesmo depois de o presidente Lula ter assinado, em 14 de janeiro, a lei aprovada no Congresso que concedeu anistia aos policiais militares do País que participaram de movimentos reivindicatórios.
Em março, a Associação dos Policiais da Bahia (Aspol), fundada pelos grevistas demitidos, enviou ofícios ao governo estadual, comando da PM, Assembleia Legislativa requerendo que a lei fosse cumprida e até agora não houve resposta.

Fifa mostra preocupação com 2014: 'É incrível como o Brasil está atrasado'

Jerome Valcke, secretário-geral da entidade, pede urgência nas obras para o Mundial: 'O Brasil não está no caminho certo'
Rafael Pirrho Direto de Joanesburgo, África do Sul
Tamanho da letra


Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 deu prazo até esta segunda-feira, 3 de maio, para que as obras nos estádios a serem utilizados no Mundial começassem. Porém, apenas em metade das sedes há trabalho. O assunto causa muita preocupação na Fifa, que cobra urgência ao Brasil. Nesta segunda, o secretário-geral, Jerome Valcke, fez duras críticas aos preparativos brasileiros para o Mundial de 2014.

Após evento em Joanesburgo no qual a Fifa distribuiu ingressos aos operários que trabalharam na construção dos estádios da Copa da África do Sul, Valcke não poupou palavras para puxar as orelhas do Brasil.

- Recebi alguns relatórios sobre estádios e não está nada bom. É incrível como o Brasil está atrasado, e não estou falando apenas de Morumbi ou Maracanã, mas de todos os estádios. Muitos dos prazos já expiraram, e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo - disse Valcke, em entrevista a jornalistas brasileiros que acompanhavam o evento.

Ironia com o carnaval

O secretário-geral mostrou estar muito por dentro do que acontece no Brasil e usou de certa ironia ao citar o carnaval como um dos obstáculos para o andamento dos preparativos no país.

- O Brasil está há muito tempo querendo uma Copa, mas agora tem que se mexer. Tem de fazer isso pela América do Sul, não só pelo Brasil. A Copa é amanhã de manhã. Este ano há eleições, para tudo. Ano que vem, carnaval, para de novo. É preciso aproveitar o tempo disponível para fazer as coisas.

Ricardo Teixeira também é criticado

Valcke lembrou que Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador 2014, assim como Orlando Silva, ministro do Esporte, estão preocupados. Mas não deixou de criticá-los também.

- Não adianta ficar mandando cartas. Muito pouco coisa foi feita. É hora de agir - disse Valcke, referindo-se ao fato de Ricardo Teixeira ter enviado por escrito sua preocupação com os prazos para cada uma das cidades-sede da Copa de 2014.

Sem chance de o Brasil perder o direito de sediar a Copa 2014

Apesar de nitidamente insatisfeito e preocupado, o secretário-geral da Fifa descartou qualquer hipótese de o Brasil perder o direito de receber a Copa de 2014. Ainda, disse que as 12 cidades-sede devem ser mantidas (a Fifa sempre quis dez, no máximo).

- As pessoas questionaram muito a Copa na África, mas o Brasil está mostrando que é muito difícil fazer uma por lá também. Vocês têm a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas têm de fazer por onde - finalizou.

Fonte:G1

Policiais civis do RN podem entrar em greve hoje

Policiais civis do estado decidem na manhã de hoje, em assembleia, se entram novamente em greve por tempo indeterminado. A principal reivindicação, de acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civil do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Djair Oliveira, é a retirada dos presos das delegacias, o que, mesmo após acordo com o governo, não teria sido cumprido. "A pauta é a mesma. Em 2 de dezembro do ano passado, ficou acordado que todos os presos seriam removidos e levados para o sistema prisional até o dia 4 de abril, mas isso não aconteceu", reclamou Djair.

Segundo o sindicalista, em 11 de março, o Sinpol reuniu-se com o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda Câmara, que teria dito não ter condições de assumir todos os presos e pedido mais 15 dias. A situação não mudou. "No último dia 20 abril, nos reunimos com os secretários do Gabinete Civil [Eugênio Lopoldo] e da Segurança [Cristóvam Praxedes] e o primeiro nosdisse que, naquele momento, não poderia assumir nenhum compromisso com a categoria, pois não conhecia nossa pauta".

Independente de entrar em greve, os policiais não farão mais nenhuma atividade relacionada a presos, como condução a audiências, alimentação e outros serviços de carceragem que caracterizem desvio de função, a partir de hoje. Pelo menos é o que garantiu o vice-presidente do sindicato. Outra reclamação diz respeito à não nomeação dos 400 agentes penitenciários que, aprovados no último concurso público, ainda não foram nomeados.

Alimentação

Além da retirada dos presos, os policiais querem a troca das quentinhas por auxílio-alimentação. "Os plantonistas, muitas vezes, recebem a comida azeda", justificou. Os profissionais também pedem a contratação de auxiliares de serviços gerais para realizar a limpeza das delegacias, que, segundo o vice-presidente, estão sempre "imundas". "Nossa reivindicação é por melhores condições de trabalho", concluiu.

Por Gabriela Olivar, do Diario de Natal

FONTE: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/39629/

PM é baleado durante assalto a bar na Grande Natal

O soldado da Polícia Militar Antônio Carlos da Rocha Ramalho, do Grupo Tático-Operacional de Extremoz (GTO), foi baleado durante um assalto a um restaurante, em Ceará-Mirim, município da região metropolitana de Natal. O fato se deu no início da noite deste domingo (02).

Por volta das 18h, o PM se encontrava no Bar do Jackson com a companheira, quando chegaram ao local, em bicicletas, três adolesentes armados, cada um com um revólver calibre 38, que anunciaram o assalto. O trio fez um verdadeiro arrastão, levando todos os pertences das vítimas, inclusive do soldado que, segundo a polícia, não reagiu.

Porém, ao identificarem, através dos documentos, de que ele se tratava de um policial militar, os suspeitos resolveram atirar, atingindo o PM na virilha. Após os disparos, o trio fugiu do local. O soldado, que teve a bala alojada na coxa, foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde foi atendido e ainda hoje deve receber alta.

No intuito de prender os acusados, equipes de polícia de Extremoz e Ceará-Mirim realizaram uma operação comandada pelo capitão Fernandes, com o apoio do Bope, BP Choque, Rocam e GTO. Após colher informações sobre o paradeiro do trio, os policiais fecharam a saída da cidade de Ceará-Mirim e receberam uma denúncia de que os adolescentes fugiam em um táxi Corsa Sedan preto, que foi localizado e interceptado, por volta das 22h30. No interior do veículo, havia dois dos três envolvidos. Eles portavam dois revólveres calibre 38 e estavam com cerca de 10 celulares roubados.

Os adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos e levados à Delegacia de Plantão Zona Norte, onde foram autuados por assalto, porte ilegal de arma e tentativa de homicídio. Depois, os dois foram encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (Ciad). Enquanto isso, a polícia prosseguiu na busca pelo terceiro acusado.

Informações de populares ajudaram a polícia a localizar a casa onde ele se encontrava. No entanto, segundo o cabo Azevedo, que participou da ação, os policiais não tinham ordem judicial para entrar no local. Foi montado um cerco ao redor da residência, onde a polícia permaneceu durante toda a madrugada. Quando o dia amanheceu, ao dar a diligência como encerrada, a PM se retirou. Foi quando recebeu uma denúncia anônima de que o jovem teria saído da casa e pego um táxi. A polícia então retomou as buscas e conseguiu localizar o acusado. Ele disse ter 15 anos, confessou o crime e revelou à polícia que escondia uma arma debaixo da caixa d'água de casa.

Antecedentes criminais

O adolescente de 17 anos já tem passagem pela polícia por crime de homicídio. Além disso, ele e o outro de 15 anos - primeiros apreendidos após o assalto ao bar, confessaram estar envolvidos com a criminalidade há cerca de três anos. Eles revelaram já ter efetuado vários arrombamentos e assaltos.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

INÉRCIA PARLAMENTAR

Sem foco, Congresso mergulha na campanha
Por falta de acordo e votações emperradas, trabalhos na Câmara estão emperrados há 52 dias
Centro de decisões que mudam a vida dos brasileiros, o Congresso está estagnado. Nos últimos meses, as discussões nos plenários, gabinetes e corredores privilegiam a construção de candidaturas e alianças eleitorais, em detrimento da apreciação de projetos.

Na Câmara, a última votação ocorreu no dia 10 de março, quando foi aprovado o marco regulatório do pré-sal. Já o Senado não vota temas importantes desde o início de 2010.

– Não há quórum. No momento em que não se consegue acordo, começa a haver desinteresse dos parlamentares – admite Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Temer promete retomar votações na terça-feira

Desde o final do ano passado, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), se reúne com entidades e representantes da sociedade civil e promete colocar em pauta projetos polêmicos como o Ficha Limpa, a legalização dos bingos e o reajuste aos aposentados. Sem cumprir a promessa, Temer deu um ultimato para retomar as votações na terça-feira.

O reajuste aos aposentados exemplifica a letargia. Há seis semanas, as promessas de empenho feitas por Temer esbarram na falta de acordo.

– Há medidas que acarretam custos, e o governo pede para que não sejam votadas – diz o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz.

Se na Câmara as votações estão inviabilizadas há quase dois meses, no Senado o período de inércia é menor, mas não menos grave. Trancada desde 14 de abril por duas MPs, a pauta impede a votação de 80 propostas. A falta de entendimento dificulta até o andamento do marco regulatório do pré-sal. Tal como na Câmara, as faltas também se acentuam. Na terça-feira, às 16h, oito parlamentares estavam em plenário, embora houvesse 42 presenças registradas no painel.

– A paralisia do Congresso em ano eleitoral se transformou em algo comum – diz o cientista político David Fleischer.

A partir de junho, com as festas juninas no Nordeste, o parlamento se esvazia ainda mais.

– Se não houver votações agora, a partir de junho nada mais de relevância será votado – reconhece o senador Paulo Paim (PT).


IARA LEMOS | BRASÍLIA
As barreiras
O QUE TRANCA AS VOTAÇÕES
- Na Câmara, 11 medidas provisórias (MPs) paradas. No Senado, são duas. Enquanto as MPs não são votadas, as votações são prejudicadas.
PROPOSTAS COM IMPACTO ELEITOREIRO
MP DOS APOSENTADOS

- Tramitando desde janeiro, a medida prevê um reajuste de 6,14% para inativos que recebem acima de um salário mínimo.
- Estudos do governo contabilizam impacto de R$ 1,2 bilhão na Previdência. O reajuste vai beneficiar 5,6 milhões de aposentados.
PEC 300
- Aprovada na Câmara em primeiro turno em 3 de março, estabelece em R$ 3,5 mil o piso de policiais militares e bombeiros no país.
- A PEC ainda precisa ser votada em segundo turno e no Senado. O impacto nas contas dos Estados, caso a medida seja aprovada, chegaria a R$ 30 bilhões anuais.


Policial Civil mata Policial Militar após discussão no Ceará


(Foto Ilustrativa)
O Soldado da Polícia Militar do Ceará, Jorge Helegário Medeiros Tamiarana, foi assassinado com um tiro na cabeça, na tarde deste domingo (02/05), na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza-CE.
Segundo as primeiras informações coletadas pela polícia, o autor do disparo seria um policial civil, identificado como inspetor “Almeida”, que sacou a arma e atirou na cabeça do Soldado PM Jorge Tamiarana, após uma discussão.
A vítima ainda foi socorrida ao Hospital, naquele município, mas morreu no local. Após o crime, o acusado fugiu. Há notícias de que o acusado é lotado na 19ª DP (Conjunto Esperança - Fortaleza-CE).
Com o caso acima do Soldado PM Jorge Tamiarana esse é o nono policial assassinado no Ceará somente em 2010. Os outros oito casos de policiais assassinados no Ceará são: 02 Policiais Civis (01 em Brejo Santo e 01 Fortaleza); 01 Policial Rodoviário Federal (bairro Pio XII, Fortaleza) e outros 05 PMs (01 PM em Caucaia; 02 PMs em Barbalha, interior do Ceará; 01 PM no IJF - Cabo Duarte, que se encontrava internado vítima de agressão a bala em Fortaleza e 01 PM em Maranguape, também na Grande Fortaleza).
Fonte: Jangadeiro online e Portal O Pov
o