terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Curso de Operações em Estádios promove treinamento com helicóptero no Frasqueirão


Os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), realizaram na manhã (21), no estádio Maria Lamas Farache, o “Frasqueirão”, uma vistoria técnica na edificação e simularam operações com o auxílio da aeronave da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Durante o treinamento, os alunos conheceram a estrutura do helicóptero (Potiguar 01), seus tripulantes, equipamentos e foram orientados sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em situações de urgência. Na prática, os alunos realizaram técnicas de aproximação em segurança, visando um atendimento de uma vítima de acidente que necessite de um deslocamento em aeronave.
Já na vistoria, os alunos puderam conhecer os sistemas fixos de combate a incêndio, saídas de emergências, rotas de fuga, sinalizações, áreas de apoio, posto médico, camarotes, cabines de imprensa, entre outras instalações do Frasqueirão.
Ao término do curso, no próximo dia 31, 40 agentes de segurança pública estarão capacitados a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público.
A meta do Corpo de Bombeiros Militar é realizar uma operação integrada de segurança pública, utilizando os alunos do curso, no dia 29 de janeiro, às 16 horas, durante o clássico ABC e América. A ação terá como referência os procedimentos adotados pelos órgãos de segurança, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011, no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o curso, os alunos terão contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.
 
Mais informações: Tenente Couceiro – 8129-3618
Fonte: Imprensa CBM-RN