terça-feira, 6 de abril de 2010

Túnel de 10 metros é encontrado em penitenciária do interior

Policiais militares e Agentes Penitenciários da Penitenciária Estadual do Seridó encontraram no início da tarde de hoje, um túnel de cerca de 10 metros de profundidade que estava sendo cavado em uma das celas da unidade. O buraco foi encontrado na cela 10 do pavilhão 3, onde estão recolhidos sete presos, que ainda não tiveram seus nomes revelados pela direção do presídio.

De acordo com a polícia local, quando os policiais entraram na cela encontraram dois presos escavando o túnel. A vice-diretora da penitenciária estadual do Seridó, Veruska Saraiva, disse que na tentativa de fuga de detentos havia também um plano de resgate. Ela afirmou que um veículo, ainda não se sabe ao certo se uma van ou um caminhão seriam possivelmente usados na ação.

O grupo usou pedaços de ferro para fazer a escavação e pretendia sair por baixo da lateral do muro em direção ao matagal. Os sete presidiários foram colocados no isolamento. Por questão de segurança e para não atrapalhar as investigações em torno do plano, segundo Veruska, os nomes dos detentos envolvidos não foram revelados.


Fonte: DNonline

Deputados cobram retomada da votação da PEC 300


Deputados cobram retomada da votação da PEC 300
Com as galerias cheias de policiais, parlamentares pediram a marcação do segundo turno do projeto que institui o piso dos PMs e bombeiros
Janine Morais/Câmara
Major Fábio entre manifestantes pela PEC 300: parlamentares ameaçam obstrução se piso dos policiais não for à votação

Rodolfo Torres e Fábio Góis
Deputados se revezaram no plenário da Câmara nesta terça-feira (6) cobrando a retomada da votação da PEC 300, que cria o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil (praças e oficiais, respectivamente). Os deputados planejam entrar em obstrução para evitar a aprovação de qualquer outro tema antes da aprecisação do projeto.
Para o deputado Major Fábio (DEM-PB), a segurança pública no país está um "caos". “Hoje, os governos estaduais e o governo federal estão perdidos. Não sabem por onde começar a discussão da segurança pública. Por isso é que nós queremos retomar a votação da PEC 300, que é uma questão de justiça. Eu me sinto um palhaço nesta Casa “, afirmou o  parlamentar, em relação à demora de a Câmara concluir a votação da matéria.
“Ela não foi colocada pelas costas de ninguém... Ela veio com toda clareza e foi duramente, sofridamente, negociada”, lembra o deputado Paes de Lira (PTC-SP).
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTC-SP) também cobrou a inclusão da matéria na pauta de votações. De acordo com seu relato, se escuta nos bastidores que o governo quer votar a PEC 300 sem o piso salarial. “É melhor não votar. Queremos votar a PEC 300 sem história, sem conversa, sem enganação, sem enrolação.”
Por sua vez, o deputado Capitão Assunção (PSB-ES) – que chegou a convocar uma greve em prol da aprovação da PEC - lembrou dos destaques “perniciosos” apresentados à PEC por deputados governistas.

A proposta teve seu texto-base aprovado no início do mês passado. Depois disso, o governo chegou a cogitar a paralisação das votações de propostas de emenda à Constituição até as eleições de outubro. Contudo, desistiu da ideia.

Para que o primeiro turno de votação da matéria seja concluído, deputados terão de analisar quatros destaques que, na prática, desfiguram a proposta.
“Em luta”
Congresso em Foco foi às galerias superiores do plenário para ouvir as partes interessadas na aprovação da PEC 300. Cerca de 800 pessoas – entre policiais, bombeiros, investigadores e líderes sindicais civis e militares – lotaram as dependências da Casa com faixas e bandeiras de estados como Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Piauí.
Vindos de diversos estados, cerca de 1.600 agentes da segurança pública saíram hoje, em passeata, da Catedral de Brasília em direção ao Congresso, onde fizeram uma intensa mobilização pela aprovação da matéria. Foi o caso do tenente da PM de São Paulo Clovis de Oliveira, que disse à reportagem que seus companheiros enfrentaram dificuldade para ir a Brasília.
“Está todo mundo 'duro' aqui”, disse Clovis, que é relações públicas da Associação dos Policiais Civis, Militares e Funcionários Públicos dos Estados Federativos do Brasil (Asbra). Ele se refere ao fato de que os salários dos agentes de São Paulo ainda não foram pagos. “Viemos nos arrastando, mas viemos. Não deixamos de vir a Brasília gritar pela importância da PEC 300.” 
“O policial morre mais no 'bico' do que no próprio serviço como policial”, acrescentou o tenente, que em seu cartão da Abras se apresenta como “idealizador das PECs 195/2007 e 300/2008”, lembrando que “a Câmara quis criminalizar o bico”. Clovis diz ainda que os deputados não aprovaram tal proposição por interferência do vice-presidente da República, José Alencar, que  seria “totalmente a favor da PEC 300”.
O complemento de renda, popularmente conhecido como bico, também foi comentado pelo bombeiro militar de Goiás Uilliam Ribeiro da Costa. “Por que o cara lá do Acre pode morrer por 500 reais e o de Brasília não? O policial ganhando bem não precisa fazer bico ou acordo com o crime organizado”, observa o bombeiro, lembrando que a Constituição garante o “princípio da isonomia” entre as categorias dos estados.
“Nossa função é proteger. Trabalhamos com a tragédia diariamente, e não temos o tratamento que a gente merece”, protestou Uilliam.
A mesma opinião tem a investigadora da Polícia Civil de Mato Grosso Alessandra Novaes, que usava um colete com os dizeres “Policial Civil em luta”. “[A aprovação da PEC] é uma questão de  justiça e igualdade, porque uns ganham bem e outros não, sendo que o serviço é o mesmo”, disse a agente, achando graça da reportagem quando perguntada se era de Brasília. “Se eu fosse de Brasília estava ótimo, não ia nem precisar reivindicar”, completou, em referência à mais alta remuneração  da categoria.  


Fonte: Congresso em foco

Coronel Araújo assume o comando da Polícia Militar no RN


O ex-comandante Geral, coronel Marcondes, deixa o cargo após cinco anos.
Marcelo Barroso / TRIBUNA DO NORTE
Cel. Araújo tomou posse no Comando Geral da Polícia Militar do RN

Com o pátio do quartel da Polícia lotado, foi realizada na tarde desta terça-feira (6) a transmissão do cargo de comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Após cinco anos no posto, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro foi exonerado, sendo elevado ao cargo o ex-comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Natal, coronel Francisco Araújo.

A cerimônia teve a presença do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, que deu posse ao novo comandante geral. Coronel Araújo tem 46 anos, é natural de São Bento do Trairi (RN) e foi incorporado a Polícia Militar em 5 de março de 1985. No dia 21 de agosto de 2008 foi promovido ao posto de coronel da PM.

Durante o evento, o novo comandante adiantou quais as ações que planeja para a PM nos próximos meses, mas falou que o detalhamento será divulgado pelo governador nesta quarta-feira (7), durante coletiva de imprensa.

Araújo afirmou que PMs à disposição em outros órgãos serão convocados para permanecer no quartel e realizar trabalho ostensivo. “Conclamo a todos os soldados, desde os mais jovens até os mais antigos coronéis, a se engajarem em benefício da sociedade. Por isso estamos prontos para trabalhar”, frisou

Outra ação idealizada será a divisão do interior em regiões, de modo que a polícia seja interiorizada e esteja presente em todas as cidades do RN, “fazendo um remanejamento de policiais para que eles sejam vistos pela sociedade”, apontou.

Coronel Marcondes destacou que deixa o posto de comandante geral com o sentimento aflorado e sensação de dever cumprido “e com certeza de que é preciso ser feito mais pela segurança pública”.

Ele falou ainda que os investimentos devem ser priorizados também nas áreas de saúde e educação, com a ocupação dos jovens. “A segurança pública não se resolve em 32 anos de vida pública, nem em cinco anos de comando geral. É um trabalho que deve acontecer deixando a instituição preparada e qualificada tecnicamente no combate à criminalidade”, concluiu.
FONTE: NO MINUTO

Será decidido o futuro da PEC300 aglutinativa



Imagem: Herois da vida 
"Hoje 06 de Abril de 2010 estará sendo definido em Brasília através do colégio de lideres quais pecs serão votadas ainda esse ano, de um lado temos o governo que deseja barrar a pec 300 aglutinativa de qualquer maneira e de outros os valentes policiais e bombeiros que deixaram suas casas e partiram em uma viagem cansativa para Brasília, não tenham duvidas que estamos sendo bem representados por esses nobres guerreiros, porém vamos ficar apenas parados esperando que alguém faça?

Todos nós temos o dever de nos informa-mos sobre os acontecimentos, estarmos cada dia mais unidos e nos mobilizarmos pois somente assim teremos a oportunidade de tornamos nosso sonho em realidade. " (do blog Herois da vida)

Referência: Herois da vida

Manifestação de Policiais e Bombeiros Militares dificulta o trânsito na Esplanada dos Ministérios


Trânsito fica complicado na Esplanada dos Ministérios por volta de 12hPublicação: 06/04/2010 13:35 Atualização: 06/04/2010 13:40
O trânsito ficou complicado na Esplanada dos Ministérios no fim da manhã desta terça-feira (6/4) por conta de uma manifestação de Policiais e Bombeiros Militares de todo o país. As seis faixas do Eixo Monumental ficaram interditadas por menos de cinco minutos, o que causou um grande engarrafamento no local.Com a interdição, quem seguia no sentido Rodoviária do Plano Piloto-Praça dos Três Poderes, ou no sentido contrário, ficou impedido de passar. Da mesma forma, os motoristas que vinham da L2 Sul ou Norte e pretendiam seguir pela via S1 também foram impedidos por cones, retirados por volta de 11h45. Segundo o tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Alessandro Venturim, as faixas foram interditadas rapidamente. "Enquanto liberávamos a via S1, bloqueamos a L1 e a L2 Sul. Depois liberamos a L1 e bloqueamos a L2". Venturim explicou que o procendimento foi feito para evitar maiores transtornos entre os motoristas. A manifestação dos bombeiros e policiais militares teve início por volta de 11h, quando eles seguiram da Catedral para o Congresso em uma passeata. Por volta de 14h, a categoria pretende continuar o protesto Eles reivindicam um piso salarial nacional para PMs e bombeiros de todo o país. Os agentes do DF não participaram do manifesto já que o salário deles é a base das reivindicações - os representantes dos outros estados querem equiparação do piso nacional com o do DF.
Manifestação de Policiais e Bombeiros Militares dificulta o trânsito na Esplanada dos MinistériosPublicação: 06/04/2010 11:23 Atualização: 06/04/2010 11:23
Uma manifestação de Policiais e Bombeiros Militares de todo o país pode complicar a vida de quem passar pelo Eixo Monumental na manhã desta terça-feira (6/4). Três faixas da esquerda da via, no trecho entre a Catedral e o Congresso Nacional, estão interditadas desde 9h30. O trânsito segue lento no local. A passeata estava marcada para 10h. No entanto até por volta de 10h45, os manifestantes ainda não haviam iniciado a caminhada. Eles reivindicam um piso salarial nacional para policiais militares e bombeiros de todo o país. O salário que serviria de base é da categoria do DF. Os policias militares do Distrito Federal auxiliam o fluxo de veículos no local da interdição da pista. No entanto, a corporação local não participa na manifestação. - Wellington A. Oliveira - Colaborador

NOTÍCIAS DA PEC 300 - Policiais militares voltam a Brasília por manifestação pela PEC 300 (PIAUI)


De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300.
Neste domingo, uma caravana de militares piauienses saiu do Estado com destino à Brasília para novamente cobrar a votação e aprovação da Projeto de Emenda Complementar 300 (PEC 300). Nesta terça-feira, militares de todo país farão um movimento a favor da PEC. De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300. 
(...)No mês passado, deputados trancaram a votação de todas as PECs por um período de 20 dias. De acordo com o ex-deputado federal Elizeu Aguiar (PTB), que está deixando a Câmara de Deputados com o retorno do deputado Antônio José Medeiros (PT), durante a semana foi feita uma reunião com os organizadores das mobilizações a favor da PEC 300, para a formatação da caravana. “A expectativa é que iremos mobilizar cerca de 50 mil homens”, diz.
Segundo o deputado, que comanda a mobilização pela PEC 300, junto com o deputado José Maia Filho, o “Mainha”, na semana passada houve conversas que sinalizou com o líder Vacarezza, a possibilidade de resolver o impasse dentro da própria Câmara, sem necessidade de enviar a proposta ao Senado. “O presidente Lula tem interesse em resolver isso. E isso para nós já é interessante”, pontuou, acrescentando que os militares já conversaram sobre possíveis substituições do valor que a categoria reivindica. “Se, por ventura, houver uma substituição do valor que o Governo está pedindo, que se altere, mas que o Governo já mande a lei complementar para que aprovemos. Não iremos retirar sem ter a garantia de que a PEC será votada”, garante. 
De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300.
Neste domingo, uma caravana de militares piauienses saiu do Estado com destino à Brasília para novamente cobrar a votação e aprovação da Projeto de Emenda Complementar 300 (PEC 300). Nesta terça-feira, militares de todo país farão um movimento a favor da PEC. De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300. 
(...)No mês passado, deputados trancaram a votação de todas as PECs por um período de 20 dias. De acordo com o ex-deputado federal Elizeu Aguiar (PTB), que está deixando a Câmara de Deputados com o retorno do deputado Antônio José Medeiros (PT), durante a semana foi feita uma reunião com os organizadores das mobilizações a favor da PEC 300, para a formatação da caravana. “A expectativa é que iremos mobilizar cerca de 50 mil homens”, diz.
Segundo o deputado, que comanda a mobilização pela PEC 300, junto com o deputado José Maia Filho, o “Mainha”, na semana passada houve conversas que sinalizou com o líder Vacarezza, a possibilidade de resolver o impasse dentro da própria Câmara, sem necessidade de enviar a proposta ao Senado. “O presidente Lula tem interesse em resolver isso. E isso para nós já é interessante”, pontuou, acrescentando que os militares já conversaram sobre possíveis substituições do valor que a categoria reivindica. “Se, por ventura, houver uma substituição do valor que o Governo está pedindo, que se altere, mas que o Governo já mande a lei complementar para que aprovemos. Não iremos retirar sem ter a garantia de que a PEC será votada”, garante. 

Candidatos à soldado da PM conseguem liminar e seguem no concurso


Tribuna do Norte: Publicação: 06 de Abril de 2010 às 07:54
Sete candidatos ao cargo de Soldado do quadro da Polícia Militar do Estado conseguiram que o Comandante Geral da Polícia Militar os convoque para que façam os exames de avaliação física e de saúde, correspondentes às 2ª e 3ª fases do concurso, e caso aprovados, sejam matriculados no Curso de Formação de Soldados, última etapa do concurso.

Os sete autores da Ação Judicial são candidatos aprovados na primeira etapa do concurso para provimento do cargo de Soldado do quadro de Praças Policiais Militares Combatentes Masculinos do Estado e conseguiram na ação que o Comandante Geral da Polícia Militar e a Procuradoria Geral do Estado sejam notificados para que a medida seja cumprida no prazo máximo de quinze dias, sob pena do pagamento de multa diária e pessoal à autoridade omissa no valor de R$ 500,00.

Na ação, os autores informaram que participaram do concurso público para provimento de mil vagas do cargo de Soldado do quadro da Polícia Militar do Estado, distribuídas entre sete Regiões, tendo obtido as classificações nºs 2.865ª , 2.872ª, 2.883ª, 2.884ª, 2.902ª, 2.904ª e 2.946ª, respectivamente, na primeira fase do certame para a I Região (Natal, Macaíba, Parnamirim), esclarecendo existir a possibilidade de serem inseridos em vagas das demais Regiões, dependendo da nota alcançada, na hipótese de não preenchimento de vagas na localidade disponível, conforme prevê o item 4.1.32 do edital do concurso.

Os autores informaram ainda que por meio do edital nº 0125/2009, de 1º de julho de 2009, o Comandante Geral da PM, não havendo candidatos aptos na Região II (Mossoró), resolveu, aleatoriamente e desprezando a regra do item 4.1.21 do edital do certame, convocar o candidato da Região VI (Pau dos Ferros), R.C.M., que tive nota 54,00, para o curso de formação de soldados, em detrimento dos demais candidatos de outras regiões que possuíam melhor pontuação na prova da primeira fase do concurso, incluídos os autores que tiveram as notas finais iguais a 55,00, superiores ao citado candidato convocado.

Assim, sentiram-se prejudicados no direito de serem chamados a participar do curso de formação profissional. Destacaram, também, o caso de três candidatos da Região de VI - Assú, em que foram convocados para a imediata matrícula no curso de formação, em localidade diversa da originária, mas possuíam notas iguais a 50,00 pontos, bastante inferior às suas notas.

Salientaram, igualmente, o caso do candidato A.C.S.C., relatando que o mesmo já teria conseguido duas convocação para testes físicos com inaptidão, sendo concedida a terceira oportunidade de teste onde nesta alcançara a aprovação. Fato totalmente vedado pelo Edital do certame, que não concede novas oportunidades à inaptos e faltosos.

E por fim, destacaram uma lista de Editais em que convocaram candidatos inaptos e faltosos nos testes físicos para uma nova chance no certame, comportando mais 150 convocações irregulares, maculando os direitos dos candidatos suplentes e a legalidade do Concurso.

Diante do caso, juiz de direito da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, deferiu a medida liminar para determinar que o Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Comandante Geral da Polícia Militar, proceda à convocação dos autores. E determinou ainda a intimação, com urgência, do Comandante para cumprimento imediato da decisão, sob pena de incidência das penalidades incertas no art. 14 do CPC.

* Fonte: TJRN.

Novo comandante anuncia mudanças na Polícia Militar


Ronda Escola, divisão do Comando de Policiamento do Interior em três comandos regionais, enxugamento de funções administrativas, divisão territorial do Rio Grande do Norte em 15 áreas policiais, além da saída de alguns coronéis da capital para o interior do Estado. Estas são algumas das mudanças que ocorrem na Polícia Militar a partir de hoje às 16 horas quando o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva assume o Comando Geral da PM. Em entrevista na tarde de ontem, Araújo divulgou com exclusividade à Tribuna do Norte as mudanças que serão realizadas a partir de hoje na corporação.

Foto: Rodrigo Sena

Francisco Canindé de Araújo Silva assume o comando da Polícia Militar a partir das 16 horas hoje.

Os olhos do coronel estão voltados, principalmente, para as escolas. Formado em letras e acreditando que a educação pode mudar o país, Araújo criou o Ronda Escola que será aplicado de imediato em escolas públicas e privadas na capital, em Macaíba, Parnamirim e também em Mossoró.

Natal, por exemplo, será dividido em quatro áreas. Zona Sul, leste, Oeste e Norte. Em cada região haverá duas viaturas caracterizadas que estará circulando em determinados pontos das 7 até às 23 horas, diariamente. A Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED) será responsável pelo policiamento que terá a frente policiais qualificados que trabalharam no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). “Os diretores das escolas, professores e lideres estudantis terão o contato direto com os policiais”, disse o coronel que explicou: “Desta forma estaremos combatendo o tráfico de drogas, as brigas de gangues, roubos e até inibindo o uso de bebidas alcoólicas”.

Araújo afirmou que as reuniões com os diretores das escolas estão sendo marcadas e que as viaturas já estão à disposição.

O novo comandante também quer enxugar a máquina administrativa da PM. “Quem estiver em desvio de função, cedido à outros órgãos e na parte administrativa será encaminhado para o trabalho ostensivo”

Serão medidas impactantes no início, mas que prometem mudar a cara da Polícia Militar no RN, prova disso é o que o coronel revelou: “As viaturas são alugadas. Não precisamos mais de policiais na garagem. Estamos ampliando o ticket alimentação. Não existe a necessidade de PMs no rancho. Vão todos trabalhar nas ruas da cidade”. O Estado estará dividido em 15 áreas policiais. É a chamada divisão territorial do RN, onde serão atribuídas responsabilidades para os coronéis que serão encaminhados para as localidades. “Eu quero resultados”.
Coronel Araújo

Com 1,70 de altura, cabelos grisalhos e 46 anos de vida. Francisco Canindé de Araújo Silva, o coronel Araújo sempre foi acessível. Seja com a imprensa, com os próprios policiais ou com a população, porém, o homem de fala firme e determinado tem o grande desafio de comandar a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Para isso, não basta apenas a experiência de 27 anos de militarismo é necessário muito mais - o apoio da família. O homem forte da PM tem o apoio de três mulheres. Casado há 21 anos, além da mulher, tem duas filhas, uma delas com 18 anos que cursa direito em uma universidade privada e a mais velha que estuda jornalismo na UFRN. Apaixonado pela polícia, começou a carreira militar em 1883 no Exército Brasileiro. Em 5 de março de 1985 passou no concurso público para a PM de onde nunca mais saiu e hoje assume o cargo mais importante da corporação. Disposto, disse estar pronto para os desafios e garantiu não estar com medo das possíveis criticas. “Desde que sejam construtivas, todas as críticas são valiosas para melhorarmos o nosso trabalho”. No término da entrevista, o comandante foi questionado sobre o time de futebol favorito. “Sou pela Seleção Brasileira, mas tenho um olho no ABC”, sorri.
População terá comandos regionais
A deficiência no policiamento no interior do Estado que sempre foi motivo de muitas críticas, pode estar com os dias contados, A partir desta nova gestão, serão criados três comandos regionais. Um deles será instalado na região Oeste – a sede será em Mossoró. O outro na região do Seridó – a sede será na cidade de Caicó e o terceiro comando será na região Trairi – a sede do policiamento será em Santa Cruz.

Todos os comandos serão subordinados aos coronéis que seguiram para as regiões. “Estes policiais serão gestores e devem apresentar resultados”. De acordo com o comandante, com a mudança, a região interiorana do Estado não irá ficar desassistida e a população terá a quem recorrer quando for necessário. “São programas de implementação. É um trabalho operacional e uma quebra de paradigmas”

Araújo afirmou querer uma transformação de fato e de direito na Polícia Militar e para isso reuniões estão sendo feitas constantemente. “Ontem durante toda a manhã estive reunido com o governador Ibere Ferreira (PSB) e o secretário de Segurança Cristóvam Praxedes”.
“Quero profissionais que apontem resultados”

O novo subcomandante da PM agora é o coronel Francisco Belarmino. Sai o coronel Francisco Rocha da Silva que ainda não tem função definida.

O 4º Batalhão da Polícia localizado na zona Norte da capital já tem um novo comandante. O major Aribaldo Mendes de Souza que era do setor da inteligência da PM assumiu o cargo. Sai o major Lenildo Sena de Melo que segue para o setor de Inteligência. “Houve apenas uma troca de lugares. Aribaldo é mais ativo na rua”.

Araújo explicou que alguns policiais mais novos poderão ocupar cargos de destaque. “Alguns profissionais não vão gostar das mudanças, mas quero o policial que trabalha. Aqueles que se acomodaram serão transferidos”

O comandante destacou que a experiência é muito importante, mas que não se pode subjugar o conhecimento. “Essa é a minha forma de pensar como gestor do comando. Quero profissionais que apontem resultados. Quem não estiver produzindo não terá destaque”. O comandante também quer qualificar os policiais. Exemplo disso, é o que aconteceu com o capitão Marlon de Goes – comandante da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocan) que está em Brasília (DF) fazendo um curso de policiamento em estádios de futebol. “Já estamos pensando na Copa de 2014”

Para os policiais que se envolverem em atos ilícitos, o coronel afirmou que a punição ocorrerá na forma da lei “O comando não vai aliviar a pele de ninguém”.


FONTES: 
http://tribunadonorte.com.br/noticia/novo-comandante-anuncia-mudancas-na-policia-militar/144849

http://www.nominuto.com/noticias/policia/novo-comandante-da-pm-assume-com-meta-de-mais-policiais-nas-ruas/50407/

http://200.188.178.144/ver_noticia/37159/
http://www.rn.gov.br/imprensa/agenda/troca-do-comando-da-policia-militar/6/

POTIGUARES SEGUEM EM CARAVANA PARA MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO PISO NACIONAL EM BRASÍLIA



A aprovação do piso salarial nacional no Congresso Nacional é, neste momento, prioridade na luta dos policiais militares de todo Brasil.

Para isso a ACSPM/RN, que já vem acompanhando e se engajando na mobilização pela PEC 300 com diversas idas a Brasília, montou mais uma caravana da categoria para ir a capital federal.

A caravana com oficias e praças da Polícia Militar do RN partiu hoje para se unir e participar do ato em defesa da aprovação do piso salarial nacional.

Precisamos intensificar a luta e mobilizar o efetivo em nossos estados. Para isso devemos nos organizar para o ato nacional que ocorrerá, no dia 23 de abril, em todos os estados brasileiros com a participação todas as entidades engajadas nessa luta.

Agora temos um reforço importante, pois além da ANASPRA, mais entidades nacionais se uniram à luta como: a COBRAPOL (Confederação Brasileira dos Policiais Civis) e a COBAP (Confederação Brasileira dos Agentes Penitenciários).

É desta forma, unidos e mobilizados, que conquistaremos o piso salarial nacional e também a desmilitarização, a carreira única e uma segurança mais pública justa e cidadã.

A Frente Parlamentar Militar da Câmara Federal (FREMIL) esteve presente em diversos estados brasileiros como Roraima, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, entre outros.

É importante que elejamos em nossos estados outros deputados federais e possamos expandir a Frente Parlamentar para conquistarmos melhorias para a nossa instituição e seus integrantes.

ACS - PM/RN - Em defesa de seus associados e na mobilização e luta nacional

Dupla promoveu assalto em Apodi, mas, foi surpreendida pela polícia. Os dois assaltantes reagiram e acabaram mortos.


Diomédio Paiva
O segundo assaltante baleado durante uma tentativa de roubo a um posto de combustíveis em Apodi não resistiu aos ferimentos e morreu. O homem, de identidade ainda não revelada, trocou tiros com a polícia na noite desta segunda-feira (5). O comparsa dele, José Cleiton da Silva Leite, o Pé de Pano, tinha morrido no local da ocorrência.

Os dois roubavam um posto de gasolina, por volta das 21h30, quando foram abordados pela Polícia Militar. Eles reagiram e atiraram contra os policiais. Com isso, durante o tiroteio, a dupla de assaltante levou a pior.

José Cleiton morreu na hora e o segundo assaltante tinha sido socorrido para o hospital regional Hélio Morais, em Apodi. No entanto, desde o início a polícia havia informado que as chances de sobrevivência dele eram pequenas, devido à gravidade dos ferimentos.

Os assaltantes estavam em uma moto Honda Fan Preta Placa, de placa MYT 7645. O veículo estava em nome de Ângela Maria da Silva. Além disso, os criminosos estavam armados com dois revolver calibre 38.

Um dos criminosos foi identificado como "Cleiton Pé de pano". Ele, inclusive, cumpria pena no regime semi-aberto na penitenciária de Caraúbas, também pelo crime de roubo.

"Cleiton Pé de pano" era condenado por um roubo em um posto de combustiveis em Assu. Como ele estava no semi-aberto, a polícia acredita que o comparsa baleado também seja de Caraúbas e, provavelmente, cumpria alguma pena na unidade prisional.
Fonte: nominuto

Concurso para oficial da PM volta a exigir idade máxima de praças

O edital de qualificação para ingresso no curso de formação de oficiais da Polícia Militar do Rio, na Academia de Polícia Militar D. João VI, está limitiando a 30 anos a idade dos candidatos que já são praças da PM - bem como bombeiros ou militares das Forças Armadas. A exigência havia sido retirada do edital no ano passado, mas voltou a ser cobrada para os candidatos que começarão o curso em 2011:

1.11 candidato que desejar se inscrever, na segunda fase do Vestibular Estadual 2011, para uma das vagas
oferecidas no curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar D. João VI deverá ter sido aprovado na
primeira fase e, de acordo com o Decreto nº 42307, de 22/02/2010, atender à seguinte exigência:
a) se candidato civil: idade compreendida entre 18 (dezoito) anos completos e 25 (vinte e cinco) anos
incompletos, até o dia da matrícula;
b) se candidato policial militar, bombeiro militar e integrante das Forças Armadas: dade compreendida entre 18 (dezoito) anos completos e 30 (trinta) anos incompletos, até o dia da matrícula.

Alguns praças reclamaram da limitação de idade, que é ainda mais rígida para os candidatos civis (25 anos). Em seu perfil no microblog Twitter, o deputado estadual Flávio Bolsonaro tem reclamado da nova exigência. Ele afirma ter solicitado ao comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, a suspensão do limite para os praças.