terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FOI ASSASSINADO "MAINHA" O MAIOR PISTOLEIRO DO BRASIL



Foi executado, nesta terça-feira 04 de janeiro de 2011, o pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´, de 55 anos de idade
O crime aconteceu atrás da cadeia pública da Colônia Amanari, que fica em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com informações da polícia, os bandidos chegaram num veículo Corolla de cor preta e efetuaram dezenas de disparos na cabeça da vítima.

O corpo de "Mainha" foi  encontrado em um terreno baldio e afastado, na rua Samambaia. Ele estaria andando a cavalo no momento em que foi assassinado.

A arma utilizada no crime, segundo as primeiras investigações, foi uma .40, de uso exclusivo da polícia.
Natural de Limoeiro do Norte, na região Jaguaribana, Mainha era um dos mais conhecidos pistoleiros do País. Ele teria matado dezenas de pessoas em vários estados do Nordeste, e cumpria pena em regime semiaberto. Em 1994, durante rebelião no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), ganhou destaque ao conseguir resgatar e salvar a vida de Dom Aloísio Lorscheider, que havia sido feito refém por outros detentos.
 Mainha havia sido preso pela última vez em 6 de maio de 2001, quando foi abordado em uma blitz no município de Maracanaú. Na ocasião, ele foi detido por porte ilegal de arma, mas acabou sendo liberado em seguida. Há quatro anos morava em Maranguape.
 
 Algumas frases de "Mainha"


"Há 10 anos estou fora, cumprindo um regime pesado semi-aberto"
"Posso nem trabalhar direito"

"Onde eu chego... Nem ao clube posso andar porque sou 'botado para fora'"
"Eu não ando em bodega, não ando em bar, nem em festas"
"O que eu fiz não tenho vergonha de nada, não"
"Não sou aquela pessoa que quer mau exemplo para os filhos. Quero os meus filhos 'numa boa'"
"Não quero meus filhos em coisas erradas. Quero estudando e se formando"
"Tenho medo de ser desmoralizado, morrer não"

Praças e Oficiais PM – qual a diferença?

Eis um assunto polêmico, para ser tratado com cautela e apuro crítico: as relações e diferenças entre praças e oficiais no âmbito das corporações policiais militares brasileiras. Mas nenhum tema deixa de ser tabu sem que haja discussões sérias visando o fim dos (des)entendimentos preconcebidos e distorcidos. Neste contexto, nosso blog pode contribuir para que essa discussão seja efetuada, repito, de modo sério e crítico.
A primeira observação é que a estrutura hierárquica das corporações policiais militares brasileiras é oriunda das nossas Forças Armadas, mais especificamente do Exército. Nesta estrutura, existem duas formas de ingresso na Corporação PM, através da carreira das praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) ou no quadro dos oficiais (tenentes, capitães, majores e coronéis).

Por que duas formas de ingresso?

As carreiras de praça e oficial PM se distinguem primordialmente pelo tempo e caráter da formação, tendo os primeiros algo como um curso técnico e os segundos um curso superior (geralmente reconhecido pelo MEC como tal). Há estados brasileiros em que se exige nível superior para ingresso em quaisquer carreiras, sendo exigida a especificidade do curso de Direito para se tornar oficial PM.
Há quem defenda uma única via de entrada pelas corporações PM, iniciando-se da menor graduação (soldado PM). Aqui cabe uma questão: o que se ganha fazendo com que a carreira seja unificada, uma vez que não se pode abrir mão duma formação diferenciada para os policiais que serão gestores? De todo modo, seria impossível que todos os policiais chegassem aos escalões superiores, já que a estrutura de pessoal de qualquer administração é piramidal (mais executores do que gestores).
A proposta de unificar as carreiras não fará com que uma corporação de 20.000 homens tenha 20.000 coronéis – idéia de alguns que parecem querer, talvez ingenuamente, implantar o socialismo na sociedade a partir das estruturas da PM. Mas este é um entendimento aparentemente alimentado por um revanchismo que tem razão de ser, sobre o qual tratarei adiante.

A Praça pode ser Oficial?

Neste ambiente de recorte das carreiras, é desejável que policiais que ingressaram como soldados cheguem a postos mais elevados no âmbito da corporação, tal como um mestre de obras que se torne engenheiro terá mais entendimento das peculiaridades da profissão. Mas é imprescindível que existam formação e capacitação proporcionais à responsabilidade que será adquirida na nova função.
Políticas institucionais voltadas para a facilitação do acesso de policiais militares que queiram deixar a base em direção ao topo são fundamentais, geram motivação e trazem ganhos à corporação.

Revanchismo e segregação

O que alimenta o revanchismo existente entre as carreiras nas polícias, algo presente não apenas na PM, mas também nas polícias civis, que vivem o conflito interno entre delegados e agentes? Primeiro, observemos os valores e princípios capitalistas, que aliados à formação cultural do nosso Brasil trazem perversões nas relações entre quaisquer que sejam os “diferentes”. Ser “superior hierárquico” para muitos pode parecer ser “melhor” enquanto pessoa, mais digno de direitos que os demais.
São estes os ingredientes que compõem boa parte das relações sociais em nosso país, onde sempre alguém procura ser o “senhor”, demandando, naturalmente, que exista um “escravo”. Nas polícias militares alguns procedimentos e normas fazem com que o oficialato mais pareça uma casta do que meramente uma carreira com funções e atribuições distintas das praças. Possuir uniformes exclusivos (e não apenas a designação diferente do grau hierárquico), criar ambientes segregados (como refeitórios) e outros privilégios apontam para a existência de uma superioridade que vai além da questão funcional.
Os regulamentos, que precisam ser revistos e adequados à Constituição Federal, ainda prevêem punições drásticas como a prisão administrativa e o cerceamento da liberdade de expressão, sanções que recaem maiormente sobre aqueles que são comandados – não obstante exista casos de oficiais sofrendo tais represálias.

Os oficiais e a liderança

Em qualquer organização, os gestores precisam trilhar o caminho da liderança. Não é diferente nas polícias militares, que lidam com bens jurídicos cruciais para a existência da sociedade. Todos os grandes oficiais que conheci entenderam bem a diferença meramente funcional entre si e seus comandados, e agem como os líderes geralmente o fazem, com humildade, ponderação, utilizando-se das pessoas que o cercam para tomar decisões.
***
A utilização perversa de mecanismos como os acima sugeridos, fizeram com que caísse sobre os oficiais uma generalização de perseguição e abuso. Lamentável, pois é óbvio que muitos oficiais são líderes, lutam por seus comandados, e têm convivência salutar com eles. Para dissipar tais estigmas, é preciso que as praças entendam esta dinâmica, e valorizem aqueles que não se adéquam às posturas negativas aqui discutidas. Destacar o positivo é o mesmo que diminuir o negativo.
Por outro lado, os ocupantes de cargos estratégicos das corporações PM não podem tolerar abusos nem perseguições, tampouco devem evitar ser justos porque um servidor policial faz parte de uma ou outra carreira.
Estes são apenas alguns pontos duma discussão que pode e deve ser ampliada, sempre com o cuidado de evitar as generalizações e visões preconcebidas. Dialogar e reconhecer as inconsistências são o primeiro passo para encontrar soluções plausíveis para nossos problemas.

BLOG RECEBE DENÚNCIA DE PERSEGUIÇÃO CONTRA POLICIAIS DA CIDADE DE OURO BRANCO



 “Sargento Galdino Filho vem sendo elogiado pelo trabalho em Ouro Branco

O blog recebe informação da cidade de Ouro Branco que policiais militares daquela cidade estão sendo vítimas de perseguição por estarem fazendo um bom trabalho.

Parece brincadeira, mas é verdade policiais militares estão sendo perseguidos por um pequeno grupo político da cidade que já ameaçaram pedir a saída dos militares da cidade.

A informação é que esses militares realizaram recentemente uma grande operação com o objetivo de coibir abusos, como menores conduzindo motos, veículos com documentação adulterada e até motos circulando sem nenhuma documentação.

Essa operação desagradou um grupo político da cidade. A informação é que um vereador de nome Eduilson e ainda um assessor do deputado Dickson Nasser que trabalhou para o deputado em Ouro Branco vem ameaçando pedir a cabeça desses policiais, o que é um verdadeiro absurdo, pois grande parte da população vem apoiando a ação dos militares comandados pelo competente sargento Galdino, até a promotora pública da cidade elogiou o trabalho dos policiais.

A Associação dos militares do Seridó através do seu presidente Cabo João Batista disse ao nosso blog que estará tomando todas as medidas cabíveis para evitar que esses policiais sejam transferidos da cidade.

O blog espera que o comandante Tenente Cel. Antônio Cipriano não possa ceder a pressões e faça o possível para que interferência política não atrapalhe o bom trabalho de segurança pública.

A única prejudicada será a população de Ouro Branco, caso esse policiais sejam transferidos.

Fonte: Cardoso Silva

Dilma deverá discutir segurança com governadores

A presidente Dilma Rousseff deverá fazer uma reunião com todos os governadores do país logo no início do governo para discutir um pacto nacional de segurança, segundo informações do deputado José Eduardo Cardozo, que tomará posse como ministro da Justiça neste sábado após a posse da petista.Em entrevista no Congresso, ao chegar para assistir o discurso e posse de Dilma, ele disse que o combate ao crime organizado será o principal desafio de sua gestão no ministério da Justiça. “Tem que ser enfrentado com determinação, coragem, sem arrogância, sem a idéia de que os fatos midiáticos solucionam os problemas. Temos que articular políticas com os estados, sejam os governadores da oposição ou não, com prefeitos, pactuar com o legislativo e com o judiciário. Temos que dar respostas de estado, e não respostas políticas, eleitorais, corporativas.”Maria Angélica Oliveira

Fonte:G1

Concursos previstos

O ano de 2011 promete ser movimentado para quem tenta uma vaga no funcionalismo público. Não serão poucos os concursos a serem lançados. Na esfera federal, há expectativa de que diversos órgãos realizem novos processos seletivos este ano. Estão previstas mais de 18,7 mil novas vagas no INSS, Correios, Polícia Federal, Senado, entre outros órgãos.

Correios

Motivo de grande polêmica durante todo o ano de 2010, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou, em dezembro, que fará novo concurso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o edital definitivo será publicado já no início de janeiro. A previsão é que, desta vez, sejam ofertadas aproximadamente dez mil vagas para todo o país. Até agora, estão confirmadas oportunidades para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Todas as atividades pedirão ensino médio completo dos candidatos e contarão com taxa de inscrição de R$ 30. Segundo a assessoria, também poderão ser disponibilizadas chances para carreiras de nível superior. Os Correios esperam aplicar as provas do novo concurso até abril do próximo ano e as contratações poderão acontecer ainda no primeiro semestre.

A empresa devolverá, a partir de janeiro, os valores referentes às taxas de inscrição da seleção de 2010, que oferecia 6.565 vagas. Mais de um milhão de pessoas se inscreveram neste concurso, que foi cancelado.

Polícia Federal

Já estão no Ministério do Planejamento (MPOG) três solicitações da Polícia Federal (PF) para abrir um total de 1.352 oportunidades. As autorizações deverão ocorrer em breve.

Os futuros concursos serão para as atividades de papiloscopista (116 vagas), agente de polícia (396), delegado (150), escrivão (362) e agente administrativo (328). Para concorrer às ofertas de agente administrativo, será preciso ter nível médio, enquanto as outras quatro carreiras pedirão ensino superior. Para delegado, será exigida a graduação em direito, mas os cargos de papiloscopista, agente de política e escrivão pedirão apenas curso superior em qualquer área.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, como o processo para abertura das vagas de agente administrativo já tramita há algum tempo no Planejamento, a meta é lançar o edital para esta carreira assim que o aval do ministério sair. A ideia é promover, em seguida, os outros quatro concursos, mas terão prioridade as seleções de agente de polícia e papiloscopista. Os processos seletivos para delegado e escrivão deverão ser lançados posteriormente.

A expectativa é que os policiais recém-aprovados sejam enviados para atuação na região Norte do país e nos locais de fronteira. Normalmente, a Polícia Federal divulga, somente no final do curso de formação, os locais para os quais haverá vagas.

INSS

Vinculado ao Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é outro órgão que aguarda o aval do Planejamento para realizar novo processo seletivo.

Estão previstas 2.500 oportunidades, sendo duas mil para técnico e 500 para analista do Seguro Social. Além destas vagas, também poderá haver novo processo seletivo para perito médico previdenciário, pois tramita no Senado um projeto de lei que cria 500 cargos de médico no INSS, os quais deverão ser preenchidos através de concurso.

A função de técnico exige apenas nível médio. Já para concorrer às chances de analista, o candidato precisa ter graduação superior completa. É comum o instituto oferecer vagas para formados em qualquer curso e também para profissionais de áreas específicas, como psicólogos, engenheiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. Para perito, exige-se a conclusão do curso de medicina e o registro no respectivo órgão de classe, no caso o Conselho Regional de Medicina (CRM). As remunerações iniciais, segundo a assessoria de imprensa do órgão, giram em torno de R$ 4.600 para analista, R$ 2.600 para técnico e R$ 4.100 para perito.

VALEC

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias Ltda, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, já se movimenta para lançar o seu primeiro concurso em 2011. Com previsão inicial de abertura de 180 vagas, o órgão reavaliou tal projeção e, agora, a expectativa é que sejam abertas cerca de 1.200 oportunidades, entre efetivas e de cadastro reserva (CR). O pedido para realização do processo seletivo será encaminhado ao Planejamento nos próximos dias, segundo a assessoria de imprensa da Valec, e a expectativa é que o edital possa ser divulgado até o fim do primeiro semestre de 2011.

A seleção deverá disponibilizar vagas de assistente técnico administrativo (50 + 90CR) para quem possui ensino médio e ofertas de analista (250 + 800CR) para candidatos com nível superior. As chances de analista deverão ser para concurseiros com formação em qualquer curso superior e também para áreas específicas: arquitetura, administração, comunicação, engenharia, direito, análise de sistemas e ciências da computação, assistência social, enfermagem do trabalho, psicologia, ciências contábeis, economia e medicina do trabalho. Com salários iniciais previstos de R$ 2.250 (assistente) e R$ 4.500 (analista), as oportunidades serão para a capital federal, Brasília (DF).

Senado

A mesa diretora do Senado Federal aprovou, recentemente, a proposta para realização de concurso em 2011. A seleção deverá abrir 180 vagas de níveis médio e superior e ainda formar cadastro reserva (CR). A definição dos cargos e a contratação da empresa organizadora ainda serão discutidas pela mesa diretora, mas já há a expectativa de que as provas do processo seletivo aconteçam no segundo semestre.

De acordo com o portal da transparência do Senado, o salário inicial para as carreiras de nível médio é de R$ 3.168,04 e para as carreiras de nível superior é de R$ 4.873,90. Entretanto, esses valores aumentam consideravelmente se o profissional atuar junto aos gabinetes dos senadores, graças a diversos adicionais. Para técnico legislativo (nível médio), o vencimento sobe para R$ 13.200 e, para analista legislativo, chega a R$ 17.465,68.

IBAMA

O Instituto de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), é outro órgão que também espera o sinal verde do Ministério do Planejamento para promover seleção. O Ibama solicitou a abertura de 362 oportunidades, das quais 324 serão para técnico administrativo (nível médio) e R$ 38 para analista administrativo (nível superior).

As ofertas para analista serão distribuídas entre as áreas de contabilidade, orçamento, recursos humanos, compras, engenharia e patrimônio. O vencimento inicial para técnico será de R$ 2.580,72 e, para analista, corresponderá a R$ 5.441,24. Vale ressaltar que estes valores já incluem a gratificação e o vale-alimentação de R$ 304.

DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que solicitou ao Planejamento o aval para abrir 1.500 postos de trabalho para o quadro administrativo do órgão em todo o Brasil. Deste número, mil vagas serão reservadas à carreira de analista de assistência jurídica (nível superior) e 500 à atividade de técnico de assistência jurídica (nível médio). Só após o aval do Planejamento é que o órgão deverá estipular os Estados que terão ofertas e divulgará os valores das remunerações para as duas funções.

Além destas 1.500 chances para o setor administrativo, a DPU também encaminhou pedido ao Governo Federal para criar 600 novas vagas de defensor público federal, cargo que exige bacharelado em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência jurídica mínima de dois anos. Se a solicitação for atendida, o Governo Federal deverá transformar o pedido em projeto de lei, que, então, será analisado e aprovado pelo Congresso Nacional. Só após a sanção da futura lei pela Presidência da República, é que o órgão poderá realizar concurso para preencher tais oportunidades.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/concursos-previstos/169239

COMANDANTE DA PM SERÁ DEFINIDO AINDA ESTA SEMANA

O secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, afirmou que até o fim da semana divulgará o nome do novo comandante da Polícia Militar.

A expectativa é que o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva permaneça à frente da PM. Aldair Rocha chegou até a deixar escapar que desejaria isso, depois, no entanto, afirmou que isso depende de um consenso.

O delegado da Polícia Federal destacou que recebeu total liberdade da governadora Rosalba Ciarlini para fazer a escolha, mas ainda vai conversar com outras pessoas para poder fazer a indicação.

Fonte: Thyago Macedo
Fonte: Cabo Heronides