sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A PEC 300 E O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MARCO MAIA




O Deputado Federal “Marco Maia anunciou ainda a instalação imediata de uma comissão para discutir a PEC 300/08 (piso salarial dos policiais dos estados). ‘Após o encerramento dos trabalhos da comissão, a proposta será colocada em votação’”. É o que informou a agência de notícias da Câmara dos Deputados.

A notícia deve ser lida como mais uma tentativa de protelação da votação da PEC 300. Não há o que “discutir” sobre a PEC 300, a não ser um aspecto – a vontade política de dar dignidade aos policiais e bombeiros brasileiros. Mesmo porque, após a aprovação da medida por completo (o que só foi feito no primeiro turno da câmara) ainda há a regulamentação da PEC, que irá dispor sobre origem de recursos e outros detalhes.

A grande questão é: cada passo dado no sentido da aprovação é uma batalha perdida na guerra pela aquisição de recursos para os profissionais de segurança pública. Ou se prioriza a segurança, área mais caótica e urgente que o poder público brasileiro tem que enfrentar atualmente, ou continuaremos com a epidemia de violência.

Sem esperar a boa vontade dos parlamentares, principalmente do Presidente da Câmara (que é do partido da Presidente da República), os policiais brasileiros precisam se mobilizar. Comecem mandando mensagens para o site do Deputado Marco Maia, cobrando a inclusão da PEC 300 na pauta de votação. Peçam aos colegas de trabalho que façam o mesmo, além de amigos e familiares. Cada um deve mandar pelo menos uma mensagem por dia. Quanto mais impopular parecer à resistência, menos a resistência existirá.
Clique no link abaixo para acessar o formulário:


Fonte: Abordagem Policial

SARGENTO ELIABE FALA DAS DEMANDAS DA PM AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA




Na manhã desta quarta-feira (02/02), o Sargento Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN e da FEME/RN, aproveitou a oportunidade da presença do Secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, na solenidade de formatura do EHS e solicitou ao mesmo uma audiência para expor as demandas dos policiais militares do RN.

O Sargento Eliabe destacou ao secretário os problemas referentes as condições de trabalho dos PMs, mas também enfatizou a diferença salarial existente entre os profissionais de segurança pública do estado. 
"Sem desmerecer os valorosos policiais civis, hoje um Policial Militar recebe um salário bruto de R$ 1.818,00, para defender a sociedade com o risco da própria vida. Enquanto um Policial Civil recebe salários que variam de R$ 2.777,93 a 4.858,62. Sabemos que os colegas da Polícia Civil também tem problemas estruturais como a Polícia Militar, entretanto, questionamos as autoridades as diferenças de valores entre os profissionais que tem a mesma missão, fazer a segurança da sociedade no estado. Com isso não queremos desmerecer ou tirar mérito das conquistas dos Policiais Civis, mas exigimos tratamento igualitário. Por isso, fomos até o secretário solicitar que ele tenha uma atenção especial a esse assunto. Esperamos que o secretário reconheça as diferenças salariais,e direcione ações pela equiparação entre os salários dos profissionais de segurança do RN", declarou o sargento. 

O secretário solicitou ao Sargento Eliabe Marques um ofício com as demandas da PM/RN, e se comprometeu em receber as entidades representativas e analisar com atenção as solicitações da categoria.

Para o Sargento Eliabe a postura do secretário é muito importante para que se mantenha o diálogo entre a categoria e o governo.
"Precisamos acabar com essa prática de que investir em segurança pública é só comprar ARMAS, VIATURAS e MUNIÇÕES, pois essa tem sido a filosofia dos últimos governos. Investir nesses equipamentos é importante, mas não se pode esquecer de investir no maior patrimônio da segurança pública: o homem, ou seja, os profissionais da segurança pública. Sem isso nunca alcançaremos um serviço público de segurança eficiente e eficaz, pois se queremos segurança para o cidadão, devemos pensar em cidadania para o policial e bombeiro militar", afirmou o sargento.
Sargento Eliabe está providenciando o ofício da FEME/RN e irá encaminhar com brevidade ao secretário de segurança, esperando que a nova gestão do governo tenha uma atenção maior as demandas dos profissionais de segurança pública do RN.
“Quando ocorrer esta audiência, o Sargento Eliabe estará representando todas as associações, através do Fórum Permanente de Entidades Representativas dos Militares do Estado do Rio Grande do Norte – FEME/RN, levando desta forma a demanda de todo o estado, isso é o inicio de ótimos resultados que acontecerão para os Policiais e Bombeiros militares do nosso estado” CABO HERONIDES
Fonte: ASSPMBM-RN