sábado, 4 de dezembro de 2010

Comandante Geral visita sede da ACS:



Natal, 02 de dezembro de 2010 - Na manhã desta quinta feira (02) o Comandante da Polícia Militar, Cel Araújo, juntamente com o Presidente da Associações do Oficiais, Maj Mendonça, visitaram a sede da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN. A visita surpreendente foi segundo o Comandante uma forma de cortesia. Oportunamente, o Presidente da ACS, tratou das escalas do Carnatal, Diárias Operacionais, Estrutura e qualidade de vida dos policiais, proposta do Subsidio, presos no presídio militar e ainda sobre a convocação dos suplentes do concurso em vigência.
Comandante afirmou que o pagamento das diárias operacionais dos presídios e do Carnatal estão asseguradas e que pela insuficiência de efetivo, em período de grandes eventos, toda tropa é sacrificada com a diminuição da folga.


A Entidade comunicou que já entrou com denuncia junto ao Ministério Público sobre o caso e aguarda um posicionamento daquele órgão de controle e fiscalização da aplicação da lei.
Outra providência é a reestruturação do efetivo já que atualmente o efetivo é desproporcional entre as graduações e com relação aos postos, ou seja, temos muitos soldados e poucos graduados na corporação, devendo haver urgentemente a criação em lei de aumento de efetivo de Soldado a Coronel, além da criação do plano de carreira que possibilite a promoção sem limite de vagas.
Outra reivindicação apresentada foi sobre os concursos internos e a resposta do Comandante foi à falta de orçamento do Estado para realização dos concursos, mas admitiu haver vagas suficientes para promoção e conseqüente benefício para mais de 1200 policiais.


Sobre a situação do presídio militar garantiu que tem mandado mantimentos e que tomará providências quanto às instalações físicas do local.
Sobre a proposta de Subsidio, o comandante geral, o Maj Mendonça Presidente da Associação dos Oficiais e o Cabo Jeoas Presidente da ACSPMRN, estabeleceram que juntos no inicio de 2011 iniciarão as mobilizações junto a Governadora Eleita.


Além desses e outros assuntos, ainda comentamos sobre a situação do Rio de Janeiro e da repercussão positiva do trabalho policial militar naquele Estado, a despeito dos baixos salários, com isso há um apelo a opinião pública (da sociedade e das autoridades) para a valorização profissional e da PEC 300 dos policiais de todo Brasil.
A visita do Comandante surpreendeu Diretores e Associados que se encontravam na Entidade. "Tenho que reconhecer a postura desse Comandante, acho que foi a primeira vez na história que um comandante vem tratar de assuntos da categoria dentro de uma entidade representativa, para nós, isso representa avanço e a esperança que podemos construir uma segurança pública melhor para todos", declarou o Cabo Jeoás Santos, Presidente da ACS-PM/RN. "Nosso trabalho de reivindicação e fiscalização continua o mesmo, mas o dialogo tem prevalecido" finalizou o Presidente