sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CORONEL FREITAS NO COMANDO DA PM

O último dia do ano começa com uma certeza nos bastidores do novo governo, o novo comandante da Polícia Militar poderá ser o Coronel Freitas.

Ou seja, o Movimento "Fica Coronel Araújo", não vingou.

A divulgadora desta matéria a Jornalista Thaisa Galvão declarou a seguinte frase: “Quase prego batido e ponta virada”.

“O nome do Coronel Freitas surge como um dos mais fortes para a sucessão do Comando Geral da PM. Ele foi comandante do 2º Batalhão, sediado em Mossoró, na mesma época em que Rosalba era prefeita daquele município. Também foi comandante do 10º Batalhão, em Assú, e atualmente exerce a função de Diretor de Ensino da PMRN”. SOLDADO GLAUCIA.

Advogada assume a política de segurança pública no Brasil

REGINA MIKI SUBSTITUI RICARDO BALESTRERI
O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confiou a uma mulher o comando da política de segurança pública, setor que é uma das prioridades do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. A advogada Regina de Luca Miki, atual secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública, será a nova secretária Nacional de Segurança Pública.

Curso Superior será ofertado para profissionais de Segurança Pública

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, através da Coordenação-Geral de Análise e Desenvolvimento de Pessoal, abriu edital de contratação de Instituições de Ensino Superior (IES) para ministrar Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. O curso beneficiará policiais militares, policiais civis, policiais técnico-científicos, bombeiros militares e guardas municipais, priorizando os candidatos que não possuem titulação em Graduação.

6º BPM DE CAICÓ FORMOU MAIS 41 NOVOS POLICIAIS MILITARES





Por Sd PM J. Júnior - Fotos: Sd PM J. Júnior



Na manhã desta sexta-feira (30), na cidade de Caicó, 41 novos policiais Militares foram formados no 6° Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia foi realizada em frente ao Batalhão e contou com a presença de várias autoridades, entre Civis e Militares, familiares dos formandos e populares. O comandante do 6° BPM, Coronel Cipriano, agradeceu a presença de todos que compareceram a cerimônia. Já o Coronel Freitas, Diretor de ensino, falou da importância da família nos dias atuais e destacou que a educação dos filhos começa em casa. O Bispo Dom Manoel Delsom abençoou os novos Policiais. O coronel Elieser, também prestigiou o evento que contou com a presença de vários Oficiais e comandantes da Região. A 3ª CIPM foi representada pelo o Tenente Quirino, que substituiu o Major Costa, que não pôde comparecer na cerimônia.


A turma homenageou o 2° SGT PM Joací Fernandes de Medeiros (In memória), que teve também como Patrono, Dom Manoel Delsom, Parafinto, Capitão Lopes, padrinhos, Tenente Garcia e Tenente Amorim, coordenador do curso Tenente Cirne, instrutores,SGT Ferreira e Cabo Maécio.

O curso teve a duração de 05 meses, com 04 alunos desistentes, 01 excluído, 03 transferidos, num total formados de 41.


Os três primeiros colocados, Magnus Alves Targino, Silvandro Ramos de Azevedo e Andersom Alves Muniz, receberam os seus distintivos das mãos do Coronel Freitas,  o Prefeito de Timbaúba dos Batistas, representou o executivo e o Bispo Dom Manoel Delsom.

Balestreri mostra que investimentos em Segurança Pública mais que dobraram

A segurança pública foi uma das principais prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 2003 e 2009, os investimentos em segurança pública dobraram no Brasil. O aumento, porém, não resultou em melhora nos índices de criminalidade como demonstrou o 4º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Segundo o fórum, os investimentos em segurança feitos pela União, pelos estados e pelos municípios passaram de R$ 22,5 bilhões, em 2003, para R$ 47,6 bilhões, em 2009. Já o índice de mortes por agressão no país passou de 28,9 em cada grupo de 100 mil habitantes, em 2003, para 25,6, em 2008 (dado mais recente). Nos últimos anos, a taxa tem permanecido em torno de 26 mortes em cada 100 mil habitantes.

Os índices de violência cresceram devido ao aumento do tráfico e consumo de drogas, principalmente do crack. Uma pesquisa da CNM (Confederação Nacional de Municípios) revelou que 98% das cidades brasileiras apresentam problemas de circulação de drogas, com registro de consumo de substâncias entorpecentes.

Com objetivo de combater o problema, governo federal lançou, em maio deste ano, o Plano de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, mas a iniciativa limitou o acesso da maioria dos municípios às ações, pois apenas cidades com população acima de 20 mil habitantes podem ser contempladas, ou seja, 1.643, representando 29,5% do total.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, nos últimos oito anos, a questão da segurança pública foi tratada de uma forma diferente, principalmente na questão da formação do policial. "Nós começamos a investir na formação humanística dos policiais. Eles fazem cursos de pós-graduação com diretrizes curriculares baseadas nos direitos humanos."

Essa preparação policial, também conhecida como Bolsa Formação, integra o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), criado em 2007. Além de investir em capacitação de pessoal e em policiamento comunitário, como as unidades de Polícia Pacificadoras, o Pronasci contemplava 94 ações. No entanto, nem todas deram certo.

Segundo Balestreri, uma das ações que não foram desenvolvidas durante os últimos oito anos do governo Lula foi o programa de habitação para policial. O objetivo da ação era tirar os policiais e seus parentes, que moram em zonas de conflito, e transferi-los para residências mais seguras e longe dos lugares de atuação desses policiais. "Foi um programa que avançou, mas não caminhou na velocidade que a gente desejava. Há muita burocracia nesse campo da moradia e temos de vencer uma série de empecilhos para conseguir fazer", disse.