sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mais de 10 mil policiais serão capacitados para Copa 2014


Secretário de Segurança, Aldair da Rocha
O planejamento dos integrantes do sistema de segurança para a Copa do Mundo 2014 foi apresentado oficialmente, na manhã desta quarta-feira (28). De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, mais de 10 mil profissionais serão capacitados para atuarem no maior evento esportivo do planeta. 

A formação de policiais e bombeiros será feita através de duas modalidades de cursos: à distância e presencial. Durante evento no Centro Administrativo, o secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha, destacou: “Estamos correndo contra o tempo para que tudo transcorra com tranqüilidade. Por esse motivo, marcamos essa reunião na manhã de hoje”, declarou o titular da Sesed.

Em todo o Brasil, serão formados aproximadamente 60 mil profissionais de segurança pública nos estados que terão jogos da Copa do Mundo de Futebol. Aqui no Rio Grande do Norte, 50 gestores estão à frente do processo de planejamento e capacitação. Eles se dividem em grupos para coordenar a formação de agentes multiplicadores e especialistas.

A expectativa, de acordo com o secretário Aldair da Rocha, é que até o fim de 2013 a Segurança Pública do Estado esteja pronta para atuar no maior evento esportivo do mundo. Todos os cursos oferecidos, tanto os a distância quanto os presenciais, serão realizados através de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

São mais de 20 opções de capacitação e cada policial ou bombeiro interessado poderá escolher, por exemplo, qual área quer atuar. O sargento Paulo Silva, um dos coordenadores do comitê responsável pela segurança na Copa, explica que um militar que já trabalha no trânsito terá possibilidade de participar de cursos de escolta policial.

Ele ressalta que isso facilita a formação tendo em vista que muitos policiais já têm nos currículos cursos à distância referentes às suas áreas de atuação. Para a Copa 2014, algumas das opções de capacitação são: Filosofia e direitos humanos na atuação policial; batedor; emergência pré-hospitalar; condução de cães de faro. Além disso, também serão ofertados cursos de inglês, espanhol e libras.

O secretário Aldair da Rocha lembra que as instituições têm até o dia 20 de janeiro para apresentar a lista de candidatos para os cursos de capacitação. Em marco do próximo ano, os profissionais de segurança iniciam o processo de formação. 

PORTAL BO