sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

IMPRENSA PARAIBANA DETONA: PM ESTÁ FAZENDO GREVE BRANCA...

A greve branca e irresponsável da PM

GISA VEIGA ( JORNALISTA)


Os policiais militares estão em greve branca. Foi o que o me informou o twitteiro policial militar pb. Os twitts postados, revoltados quanto ao não cumprimento da chamada PEC 300 (não é PEC o que foi aprovado aqui na Paraíba não, viu, gente !), torcem pelo aumento da violência. “Já que a policia não pode fazer greve,continuaremos a fazer vista grossa, greve branca e operação tartaruga nas ocorrências”.
É assim? Por que, então, outras categorias menos organizadas também não fazem o mesmo? Por que só policiais têm o direito de salários privilegiados? Só porque foram enganados com a promessa – no segundo turno desesperado da eleição – de um aumento sabidamente inconstitucional? Só porque acreditaram numa mentira e querem torná-la uma realidade, um direito absoluto?
Não, não é assim. Não pode ser assim. Lutar por seus direitos, sim, mas sem ignorar os da sociedade. Lutar com garra, mas também com responsabilidade. Com firmeza, mas observando a Constituição.
O governante, seja ele quem for, tem que ter responsabilidade. Não pode estourar a folha de pessoal, não pode pensar apenas numa determinada categoria eleita por um ex-governador derrotado para provocar o caos no governo do seu sucessor.
A sociedade inteira cobrará dos policiais essa greve branca, essa “vista grossa” e essa “operação tartaruga”. A sociedade inteira estará de olho, os demais funcionários públicos que não têm aumento salarial há anos também estarão.
Sou do quadro de jornalistas do Estado (efetiva), mas sou cedida ao Ministério Público do Trabalho. Sei que o salário básico dos jornalistas é ainda baixo, apesar do aumento dado pelo ex-governador Cássio. É baixo, mais baixo do que os dos policiais. Também queremos um substancial reajuste, nós merecemos, temos curso superior e não fazemos greve branca. E olhe que somos uma categoria minúscula, comparada aos policiais, o que significa dizer que o impacto na folha seria ínfimo.
Além disso, vê se vocês se lembram, os policiais ficaram bem quietinhos quando o ex-governador Maranhão lhes ignorou as reivindicações desde o início do seu terceiro governo, pondo-os de molho com promessas vãs. Esses profissionais caíram na besteira de rejeitar um aumento oferecido pelo ex-governador Cássio, caíram em desgraça com Maranhão que, no último ato do último tempo, tentou enganá-los com a expectativa de um excelente aumento salarial que ele jamais, jamais daria.

Do jeito raivoso como o twitteiro fala, até parece que eles não apenas estão fazendo “vista grossa”, mas até incentivando a bandalheira, as explosões de caixas eletrônicos, as potenciais mortes de pessoas inocentes. Isso é lutar por seus direitos? Ignorando os direitos de toda uma sociedade?
Pra mim, isso é revoltante. E os policiais que declaradamente estão fazendo “vista grossa”, “greve branca” e “operação tartaruga” devem ser responsabilizados por eventuais prejuízos à sociedade, mortes e caos.
Eu, como cidadã, estou cobrando isso.
Fonte:Nosso Pau dos Ferros RN