quarta-feira, 23 de março de 2011

Reprovado em teste do bafômetro é detido por embriaguês e delegado de Caicó-RN se recusa a lavrar o flagrante


Postado por V&C Artigos e Notícias às 00:1
Prevaricar, no jargão jurídico, é “Não cumprir com as suas obrigações; saber o que tem que ser feito mas, por má fé ou interesses próprios não fazer”. Quando a prevaricação é praticada por um agente público vira crime contra o Estado ou administração pública. Prevaricação foi o que, segundo policiais militares, quase cometeu o delegado de Caicó, Dr. Getúlio Medeiros quando, inexplicavelmente, se recusou a lavrar um flagrante de embriaguês de um cidadão detido por policiais do trânsito, após ser reprovado em teste do bafômetro.
ENTENDA O CASO

Hoje, 22 de março, um policial militar do RN conhecido por SD Aderlan trafegava no sentido Currais Novos-Caicó conduzindo um veículo Uno, de placa MMS 0903, quando nas proximidades de Acari-RN, um outro Uno de cor branca ultrapassou o referido policial. Após isso, o condutor do Uno branco começou a fazer malabarismos na rodovia, reduzindo a velocidade para que o Sd Aderlan passasse no intuito de, em seguida, realizar nova ultrapassagem. Segundo o Sd Aderlan, era uma direção totalmente irresponsável e que colocou em risco os ocupantes do carro que ele guiava (esposa e outro PM),haja vista que houve uma colisão lateral entre os veículos.


Veículo do policial militar Aderlan 

A insanidade do condutor do Uno branco parecia não ter limites. Não satisfeito em colocar vidas em risco ,ele começou a fazer gestos obscenos para os ocupantes do veículo do policial. Foi a gota dágua. O Sd Aderlan, um exímio conhecedor das leis de trânsito, já que é policial dessa área, acionou de imediato policiais da cidade de Caicó que, ao abordarem o infrator nas proximidades do Pereirão, constataram através de teste do bafômetro que o mesmo encontrava-se com uma quantidade de álcool no sangue acima do permitido, (0,39), caracterizando um possível estado de embriaguês. Ele foi conduzido para a delegacia ,afim de que fosse lavrado o flagrante. Quando o SD Aderlan pensou que seus problemas tinham finalmente acabado, eis que o delegado Dr. Getúlio Medeiros argumentou que não poderia fazer a lavratura do flagrante, pois a ocorrência não tinha sido na jurisdição de Caicó e sim de Acari, entretanto, os policiais que conduziram o acusado até a delegacia explicaram que o flagrante foi caracterizado pela confirmação de possível sintoma de embriaguês registrado na cidade de Caicó e não pelo fato anterior ocorrido nas proximidades de Acari.



Veículo do acusado: perigo e álcool ao volante 


Os ânimos se exaltaram e a questão teve que ser mediada pelo Ten. PM Amorim e pelo Presidente da Associação dos Policiais do Seridó, Cabo João Batista. Depois de muito relutar, o delegado, enfim, resolveu ceder e lavrar o flagrante. Ainda segundo o SD Aderlan, Dr. Getúlio chegou a ser áspero com ele.
Fonte: Cabo João Batista