sábado, 8 de outubro de 2011

Dilma vive dia de turista em Istambul


A presidente Dilma Rousseff deixa restaurante na Turquia - Foto de Chico de Góis
ISTAMBUL - A presidente Dilma Rousseff viveu neste sábado um dia de turismo em Istambul, com direito a passeio de barco, visita a uma igreja histórica e compras. Acompanhada de um pequeno grupo de ministros escolhidos a dedo - Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Defesa, Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, e Maria da Graça Foster, diretora da Petrobras e amiga da presidente -, Dilma fugiu da imprensa.
Embora fossem poucos os escolhidos para privar da companhia da presidente, um enorme comboio com oito carros conduziu a turma toda pela cidade. Além da Mercedes exclusiva para Dilma, havia mais seis carros para segurança e ministros e uma ambulância.
Dilma chegou a Istambul na noite de sexta-feira e foi direto apresentar as condolências ao primeiro-ministro Recep Tayyuip Erdogan por causa da morte da mãe dele. Depois, foi jantar no badalado restaurante Uluo 29. Dilma ficou hospedada no suntuoso hotel Çiragan Palace Kempinski. A diária do quarto mais barato custa 650 euros. Os ministros, porém, ficaram em quartos no valor de cerca de 2.500 euros.
Governo turco pagou diária de hotel de Dilma, no valor de 10 mil euros
A suíte presidencial, onde Dilma ficou hospedada, custa mais de 10 mil euros. Como é de praxe na diplomacia, os anfitriões - no caso, os turcos - costumam pagar a hospedagem da presidente e do ministro de Relações Exteriores. Os demais membros da comitiva devem pagar a própria conta.
A presidente saiu para um passeio no Estreito de Bósforo às 9h40m. Ela tomou o barco Bosphorus e deu uma volta de cerca de uma hora. Depois de despistar a imprensa e ir em lugar não informado, Dilma foi ao Topkapi Palace Museum, um conjunto de prédios cercados por uma muralha construído entre 1459 e 1465 por Mehmet 2 pouco depois de conquistar Constantinopla. Dilma foi guiada pelo presidente do Topkapi, Ilber Urtayu. Mais tarde, irradiante com a presença de tão ilustre visitante, Urtayu era só alegria e sorrisos:
- Ela mostrou que tem conhecimento sobre a região e sabia, inclusive, o nome das filhas do Profeta - disse ele, avaliando que Dilma demonstrou um conhecimento acima da média.
A presidente almoçou num restaurante que tem como principal atração a vista do Bósforo. Porém, ao notar que a imprensa a esperava do lado de fora, mandou fechar as cortinas. Ao sair do almoço, com a cara amarrada e demonstrando uma irritação incontida, não quis conversa. A ministra de Comunicação Social saiu em defesa da chefe:
- Hoje é o dia de descanso dela - disse aos jornalistas, na tentativa de demovê-los da ideia de entrevistá-la.
Na Turquia, mesmo tendo viajado para encontros de trabalho, Dilma não deu entrevista para falar sobre a reunião que manteve com o presidente turco, Abdullah Gul.
Dilma despista jornalistas durante a visita
Apesar de Brasil e Turquia manterem atuações semelhantes em diversas frentes, a Turquia é favorável a uma ação mais efetiva contra a Síria, cujo regime é acusado pela Organização das Nações Unidas (ONU) de matar mais de 2.900 manifestantes. O Brasil discorda.
Ao ser perguntada se estava gostando do passeio, Dilma respondeu rispidamente:
- Estou gostando do jeito que vocês gostam.
E nada mais disse.
Depois, ela e o grupo seguiram para a Basílica de Santa Sofia, ou Haghia Sofia, uma das maiores construções arquitetônicas do mundo, com mais de 1.400 anos. Dilma acabou o dia de turista no Grand Bazar, mas, novamente, conseguiu despistar os jornalistas.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/08/dilma-vive-dia-de-turista-em-istambul-925539345.asp#ixzz1aDUkKZsJ 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

O que esta acontecendo com o RN, mais categoria declara greve

SAMU

Os condutores do Samu Natal anunciaram hoje um indicativo de paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Nastagnan Batista, há um impasse entre os trabalhadores e a empresa que executa o contrato do Samu, a Trade Rio.


Os condutores querem a implantação do piso salarial de R$1.192, enquanto a proposta da empresa é de R$ 1 mil. As negociações foram encerradas, o que levou os trabalhadores a decretar a paralisação. Com isso, o Samu funcionará apenas com 30% do seu efetivo.
Agentes Penitenciários

Os Agentes Penitenciários entraram em greve hoje pela manhã. Serão 900 agentes que estarão paralisando suas atividades, lutando por um reajuste de 45% no salário, exigindo aumento do quadro de pessoal e melhores condições de trabalho.
Com a paralisação deflagrada, já hoje, na visita que os familiares dos apenados farão em Alcaçuz, a revista de todos que ingressam no presídio será feita pelos policiais militares, que não possuem treinamento especifico para este caso. Segundo Alexandre Medeiros, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, “essa situação,  é um indicativo de que a revista não será bem feita. Isso é um perigo, pois nas sacolas podem estar entrando armas, drogas e outros objetos não permitidos” – disse.
Acredita-se que nem toda a categoria vai aderir ao movimento grevista, mas o presidente do Sindicato é otimista em relação a quantidade de agentes que vão participar da paralisação e na entrevista que concedeu ao jornal Tribuna do Norte anunciou que “apenas 30% do efetivo estará trabalhando” – afirmou.