sábado, 25 de junho de 2011

Proposta Salarial do Governador à PM e BM do Mato Grosso é “lamentável”.


Na quarta-feira (22/06/2011) as Associações de Praças PM/BM reuniram – se com o Sr. Secretário da “SAD” César Zílio e o Exmo. Deputado Estadual Walter Rabelo para mais uma rodada de discussão sobre a questão salarial, onde o secretário apresentou a seguinte proposta:
4% para Dez/2011; 10% para maio de 2012 (já incorporado o INPC), 10% para maio de 2013 (já incorporado o INPC) e 10% para maio de 2014 (já incorporado o INPC), destacando que o Deputado Estadual Walter Rabello e as Associações não concordaram com a proposta apresentada pelo Estado. Ao propor os percentuais salariais as Associações concluíram que em 2014, a categoria passara a ter o pior salarial do Brasil.
Salientando que este tipo de proposta de parcelamento foi implantado de forma coercitiva em 2008 à época os Policiais e Bombeiros Militares detinham o 3º melhor salário do Brasil, atualmente estamos ocupando a vaga de sexto (6º) pior salário do país.
A proposta elaborada e apresentada no dia 30/05/11 pela comissão de praças  PM/BM de Mato Grosso  estabelece vínculo do subsídio do Sub Ten em relação ao subsídio do Cel cuja pauta foi rejeitada, segundo o secretário César Zílio, por falta de recursos para o provimento do alinhamento salarial. A tabela proposta pela comissão de praças previa o seguinte: o Subtenente que hoje recebe cerca de 33% em relação ao subsidio do coronel passaria a receber 37% no corrente ano, em maio de 2012  40%, em 2013 45%, e, em 2014 passaria a receber 50%. Vale ressaltar que o vínculo não é algo novo na PMMT, pois, antes da implantação do subsídio, o Subtenente já recebia seu salário tendo como parâmetro o ganho no Coronel, os percentuais propostos pelas associações estão em um parâmetro aceitável pelo governo, o que realmente está faltando é vontade política.
Lamentavelmente o Governo do Estado propôs um modelo de proposta que já fora recusada em 2008, porém, foi imposta o que culminou em uma desmotivação dos Policiais e Bombeiros Militares, demonstrando assim uma falta de compromisso com a categoria, que se encontra hoje totalmente desestimulada , proveniente do baixo salário.
A Policia Militar contribuiu significativamente com a receita do Estado, ao desempenhar diuturnamente a fiscalização dos condutores de veículos em relação ao IPVA, Notificações de Trânsito, Operações Conjunta com a SEMA, IBAMA, SEFAZ, INDEA e Ministério Público.
Vale ressaltar que a Policia Militar contribui preventivamente para reduzir as demandas hospitalares, a partir do momento em que realiza operações preventivas de trânsito, apreensões de arma de fogo e em eventos de grande porte como: Carnaval, Exposições, Festividade de Final  e inicio de Ano, etc).
Colocamos a nossa vida em risco quase todos os dias em prol da sociedade, no entanto somos mal remunerados, não temos direitos a atendimento médico especial em caso de sinistro durante o serviço, não temos uma jornada de trabalho regular, e muito menos direito à greve.
O Governo esquece que os Profissionais de Segurança Pública defendem o bem maior que é a vida, e no segundo plano o patrimônio dos cidadãos mato-grossense, demonstrando assim a importância de ter profissionais bem remunerados para que trabalhe com alta estima.
Na negociação destacamos o desempenho do Dep Estadual Walter Rabelo, que vem acompanhando as negociações, nesta segunda-feira (27/06/2011), a partir das 09:00 horas, estará reunindo novamente a equipe técnica das Associações com a equipe técnica do Governo, após a reunião estaremos marcando uma Assembléia Unificada com todas as Associações para deliberações  futuras.
Fonte: Assoade – MT