segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Brasileiros não confiam na polícia

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, revelou que mais de 60% dos brasileiros não confiam na polícia e na justiça. Entre as dez instituições que foram pesquisadas, a polícia ficou em 6º e a justiça em 8º. A mais bem avaliada entre os brasileiros entrevistados são as Forças Armadas, onde 63% alegaram confiança. Em última colocação, vêm os partidos políticos, posição não muito confortável em um período de eleições pelo Brasil.

O estudo produzido através do o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito GV). A sondagem procurou saber como estava a popularidade de dez instituições diferentes, perguntando se os entrevistados confiavam ou não. Foram entrevistados 1.550 pessoas de sete Estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro – o RN não participa. Esses sete Estados representam cerca de 60% da população brasileira, segundo o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa foi realizada durante os meses de abril, maio e junho desse ano e está sendo adotada como parâmetro para avaliar a situação dessas instituições em todo o Brasil, inclusive o RN, que não foi sondado nesse estudo. Acima da polícia, estão Forças Armadas, em primeiro lugar (63%), grandes empresas (54%), Governo Federal (43%), emissoras de TV (42%) e imprensa escrita (41%). Já na segunda metade da tabela, estão a polícia (38%), Igreja Católica (34%), Poder Judiciário (33%), Congresso Nacional (28%) e os partidos políticos (21%), tidos como menos confiáveis.

Fonte: Tribuna do Norte