segunda-feira, 19 de julho de 2010

CANDIDATOS AO GOVERNO FAZEM PLANOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Reforço nas estruturas das polícias e ampliação do efetivo são os principais pontos abordados.

A matéria faz parte da série que tem o objetivo de que os eleitores possam conhecer as ideias e propostas dos candidatos ao Governo do Estado. Perguntamos aos candidatos? “O que o senhor planeja para a segurança pública do Rio Grande do Norte?”

Na matéria a seguir, você confere as respostas dos candidatos ao Governo do Estado. Hoje, o Rio Grande do Norte tem como índices: aumento de 26,3% na apreensão de armas; os roubos a estabelecimentos comerciais caíram 33,6%, roubos e furtos de veículos mostram uma queda de 17,2% e os roubos a pessoas caíram 32,9%.

Confira as respostas dos candidatos:


Carlos Eduardo (PDT) - Eu acredito que o problema da falta de segurança no RN pode ser resolvido a partir de cinco frentes: redistribuição operacional das polícias civil e militar no interior do estado e na Região Metropolitana de Natal; valorização dos agentes; fortalecimento da inteligência e do policiamento preventivo; reforma física das unidades de segurança; e reincorporação do sistema penitenciário à segurança pública e defesa social. O policiamento não pode continuar sendo planejado “às cegas”: é preciso adotar uma estratégia baseada em estatísticas de ocorrência e no fluxo de turistas, realizar patrulhamento diferenciado nos bairros e nas áreas comerciais e criar corredores de segurança nas principais estradas de nosso estado. Para melhorar o patrulhamento e o atendimento aos cidadãos, nós vamos implantar computadores conectados à internet nos veículos: as pessoas poderão prestar queixa nas próprias viaturas, e as estatísticas serão alimentadas em tempo real, facilitando a adoção de medidas rápidas e eficazes. Outra meta importante é remover os presos das delegacias. Por fim, é preciso dizer que nenhuma dessas medidas terá sucesso isoladamente. Nosso Programa de Governo obedece ao princípio da transversalidade: para que a violência diminua, é preciso também fazer investimentos na Educação, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação e Turismo de forma planejada e integrada.

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – O combate à violência é hoje o maior desafio do poder público no Brasil, em todos os níveis de governo. Embora o Rio Grande do Norte seja um dos estados do País com menores índices de criminalidade, não estamos fora desse contexto. Nos últimos anos, a Segurança tem recebido atenção prioritária do Governo do Estado. Reforço no efetivo, aquisição de novas viaturas e armamentos, treinamento da tropa, modernização da estrutura e do serviço de inteligência, valorização do policial. Mas, ainda temos muito em que avançar. Nossa prioridade absoluta será o combate ao tráfico e ao uso de drogas em nosso Estado. Vamos ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que chegará a todas as escolas públicas e privadas do Estado. O programa Ronda Escolar - que hoje funciona em Natal - será expandido para o interior, beneficiando todas as cidades-polos das regiões do Rio Grande do Norte. Estamos implantando um policiamento especial nos municípios que fazem fronteira com outros estados. Adquirimos viaturas especiais e estamos reforçando o efetivo nessas cidades. Nosso próximo passo será criar um Batalhão de Fronteira, cujo objetivo prioritário é impedir a entrada de drogas e armas em nosso Estado. Também vamos lutar para ampliar o efetivo da Polícia Federal no RN, uma reivindicação antiga e necessária para a eficiência do combate ao tráfico de drogas. A ação policial só alcança os resultados esperados e planejados com investimento no setor de inteligência. Natal ganhou este ano um moderno Centro Integrado de Operações Especiais, que controla e direciona todo o aparato policial. O serviço, conhecido como Ciosp, está chegando a Mossoró ainda este ano e será expandido para os 15 municípios mais populosos do Rio Grande do Norte.

 
Rosalba Ciarlini (DEM) - O Rio Grande do Norte empacou, andou de lado e está ficando para trás na corrida pelo desenvolvimento e na Segurança Pública não é diferente. A expectativa gerada nas urnas, oito anos antes, foi abortada por gestores que traíram a confiança da população e não souberam fazer o nosso estado acontecer. Na segurança pública vamos modernizar e assegurar o financiamento suficiente e permanente do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que proporcione estrutura física, equipamentos, armamentos e veículos adequados à segurança e ao conforto dos cidadãos, dos serviços e dos operadores do sistema. Instituir programas permanentes que promovam o uso das novas tecnologias, a integração entre as polícias estaduais e os demais atores públicos e privados, a qualificação continuada dos recursos humanos, a transparência e o controle social. Entre outros programas vamos implantar o "Inquérito Policial Eletrônico", combater o desvio de função dos servidores e melhorar o índice de esclarecimento de crimes. Vou colocar em prática a filosofia do projeto "Ronda do Quarteirão" que no Ceará está dando excelentes resultados. Ampliar, interiorizar, equipar e especializar os serviços do ITEP, garantindo uma perícia eficiente e eficaz. Reestruturar, modernizar e ampliar os serviços do Corpo de Bombeiros e da PM. É preciso mais policiais, novos equipamentos e novos modelos de relacionamento com a sociedade. É preciso cuidar de nosso policial com assistência psiquiátrica, requalificação e treinamento constante. E com a Força da União vamos fazer o RN acontecer.


Sandro Pimentel (Psol) - A violência é cada vez mais assustadora e muitas vezes as pessoas tornam-se reféns do tráfico de drogas. Medo tem sido a palavra presente na cabeça das pessoas, do rico ao pobre. O RN vive uma combinação perversa: a desestruturação dos órgãos de segurança pública, que se expressa na falta de aparelhamento da polícia civil e a escassez de Policiais Militares, aliás, nem delegados existem em grande parte dos municípios. As delegacias não são interligadas eletronicamente e os coletes, onde existem, estão vencidos. Treinamentos, nem pensar. Falta um gestor público no comando do estado. Crianças e jovens tornam-se alvo de recrutamento do tráfico e das gangs, muito vezes, roubando ou se prostituindo, sem falar do drama que se esconde atrás da juventude que limpa pára-brisa nos semáforos ou são escravizadas em várias fazendas. Nesse sentido, propomos: Prevenir a violência defendendo as pessoas e resgatando a juventude abandonada; Garantir segurança nos espaços públicos de convivência e lazer; Ampliar nosso sistema de inteligência, estreitando a relação entre as polícias; Parceria com as prefeituras de modo a revitalizar as praças para serem ocupados dia e noite com atividades culturais e esportivas; Teremos ações de governo tendo como alvo as crianças e jovens, principais vítimas do círculo da exclusão social e da violência; Realizar conferências estaduais da juventude para construirmos as políticas públicas que envolvam o setor, dando-lhes uma perspectiva de futuro, evitando que sejam seduzidos pelo mundo do crime; Garantir acesso à educação e qualificação profissional; Treinar anualmente os policiais militares e civis; Centrais de monitoramento eletrônico nas regiões mais violentas do estado, em cooperação entre as polícias; Campanhas para estimular denúncias de agressores às mulheres; Construção de uma casa abrigo em cada cidade pólo do RN, contendo orientação e formação profissional, bem como infra-estrutura necessária para assistir as mulheres e filhos em situação de violência e ampliaremos o atendimento nas delegacias das mulheres, de forma a atender por 24 horas, todos os dias.

FONTE: Nominuto

PROJETO DO PRONASCI - MORADIA

Policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e peritos de baixa renda terão acesso ao Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública, com a oferta de 35 mil unidades populares a partir de convênio com a Caixa Econômica Federal (aos profissionais com rendimento de até 1.400 reais mensais) e uma carta de crédito , no valor de até R$ 50 mil (aos que receberem até R$ 4,9 mil). A iniciativa visa tirá-los das áreas de vulnerabilidade social – onde têm a sua integridade física, e de sua família, ameaçada.

FONTE : Pronasci

Bandidos explodem caixas eletrônicos de banco em duas cidades do RN

Um grupo de homens fortemente armados explodiu, no início da madrugada desta segunda-feira (19), seis caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil das cidades de Umarizal e de Martins, situadas na região do Alto Oeste Potiguar.

De acordo com o coronel Wellington Alves, comandante do Policiamento no Oeste, a ação ocorreu por volta da 1h de hoje. Os bandidos utilizavam dois veículos, uma Pajero e um Ecosport, e primeiramente teriam passado no Pelotão de Polícia Militar de Umarizal para dizer aos policiais que estava havendo uma ocorrência no Centro da cidade, provavelmente com objetivo de distrair os PMs. No entanto, por desconfiarem da ação, os policiais pediram apenas que eles ligassem para o 190 e não se deslocaram.

Ainda segundo o coronel Alves, após isso, os bandidos seguiram nos veículos para a agência do Banco do Brasil, onde fizeram uso de explosivos para arrombar os cofres de três caixas eletrônicos. O coronel relata que a agência ficou totalmente destruída e que, inclusive, o teto chegou a cair. Câmeras de vigilância filmaram o início da ação e, segundo a polícia, foi possível visualizar três homens encapuzados. Apesar disso, a suspeita é de que a quadrilha seja formada por dez pessoas, já que os outros estariam, provavelmente, dando apoio dentro dos carros.

O comandante do Policiamento no Oeste afirma que, cerca de 40 minutos depois, o mesmo tipo de ação ocorreu na agência do Banco do Brasil da cidade de Martins, levando a polícia a crer que tenha sido realizada pelo mesmo grupo. Nesta agência, três caixas também foram detonados com explosivos. O dinheiro levado por eles, em ambos os locais, ainda não foi calculado. Porém, a polícia tem informações de que não seria uma alta quantia, visto que os caixas haviam sido reabastecidos na última sexta-feira e durante o fim de semana são realizados vários saques.

No momento, toda a polícia da região Oeste está mobilizada no intuito de prender todos os envolvidos. Há informações de que eles estão fortemente armados, com espingardas calibre 12 e pistolas. Além disso, suspeita-se que esta quadrilha seja a mesma que causou terror na cidade de Serra do Mel, na semana passada.

Fonte: DNonline

Polícia prende sete acusados de assaltar mais de 50 pessoas em estrada do RN

A Polícia Militar de Alexandria, município distante 367 km de Natal prendeu na noite deste sábado (17), sete pessoas acusadas de arrastões nas estradas daquela região. O último crime foi cometido pelo bando na noite da última sexta-feira (16), quando 50 pessoas foram vítimas de um assalto na rodovia que liga Alexandria ao município de Santa Cruz, na Paraíba. Foi levado aproximadamente 20 mil reais, oriundos do pagamento de funcionários de uma firma de construção civil da Paraíba.

Após os assaltos o Grupo Tático Operacional e a Rádio-Patrulha de Alexandria, Tenente Ananias, GTO de Pau-dos-Ferros e o Choque da Paraíba, começaram a diligenciar no intuito de retirar de circulação essa grande quadrilha. Sob o comando do Major Humberto Pimenta, as diligências se estenderam durante a madrugada e o dia inteiro.

De acordo com a polícia, foram presos seis homens, identificados como Francisco Antonio Alves de Araújo, conhecido como “Francisco de Agnaldo”, 20 anos, Vagner de Assis Jácome, 26 anos, Lucas Soares Pereira, conhecido como “Madruga”, de 19 anos, Valdemir Vademiro de Oliveira, de 32 anos, Paulo Fernandes dos Santos, de 23 anos, além de apreender um adolescente de 16 anos.

Foram apreendidas ainda várias armas de fogo, munições e vários materiais fruto dos assaltos.

“Há tempos que estávamos atrás de prender esses criminosos que estavam aterrorizando a nossa região. Graças a Deus e aos esforços dos policiais militares conseguimos êxito na missão”, diz o Major Humberto Pimenta, sub-comandante do 7º BPM e coordenador da operação.

Ainda segundo a polícia, foi através de uma denúncia anônima que os policiais conseguiram localizar uma parte da quadrilha, e a partir daí os outros foram presos.

A Polícia Militar ainda está em diligência no intuito de localizar e prender os demais integrantes da quadrilha.

 
Fonte: DNonline