segunda-feira, 19 de julho de 2010

CANDIDATOS AO GOVERNO FAZEM PLANOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Reforço nas estruturas das polícias e ampliação do efetivo são os principais pontos abordados.

A matéria faz parte da série que tem o objetivo de que os eleitores possam conhecer as ideias e propostas dos candidatos ao Governo do Estado. Perguntamos aos candidatos? “O que o senhor planeja para a segurança pública do Rio Grande do Norte?”

Na matéria a seguir, você confere as respostas dos candidatos ao Governo do Estado. Hoje, o Rio Grande do Norte tem como índices: aumento de 26,3% na apreensão de armas; os roubos a estabelecimentos comerciais caíram 33,6%, roubos e furtos de veículos mostram uma queda de 17,2% e os roubos a pessoas caíram 32,9%.

Confira as respostas dos candidatos:


Carlos Eduardo (PDT) - Eu acredito que o problema da falta de segurança no RN pode ser resolvido a partir de cinco frentes: redistribuição operacional das polícias civil e militar no interior do estado e na Região Metropolitana de Natal; valorização dos agentes; fortalecimento da inteligência e do policiamento preventivo; reforma física das unidades de segurança; e reincorporação do sistema penitenciário à segurança pública e defesa social. O policiamento não pode continuar sendo planejado “às cegas”: é preciso adotar uma estratégia baseada em estatísticas de ocorrência e no fluxo de turistas, realizar patrulhamento diferenciado nos bairros e nas áreas comerciais e criar corredores de segurança nas principais estradas de nosso estado. Para melhorar o patrulhamento e o atendimento aos cidadãos, nós vamos implantar computadores conectados à internet nos veículos: as pessoas poderão prestar queixa nas próprias viaturas, e as estatísticas serão alimentadas em tempo real, facilitando a adoção de medidas rápidas e eficazes. Outra meta importante é remover os presos das delegacias. Por fim, é preciso dizer que nenhuma dessas medidas terá sucesso isoladamente. Nosso Programa de Governo obedece ao princípio da transversalidade: para que a violência diminua, é preciso também fazer investimentos na Educação, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação e Turismo de forma planejada e integrada.

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – O combate à violência é hoje o maior desafio do poder público no Brasil, em todos os níveis de governo. Embora o Rio Grande do Norte seja um dos estados do País com menores índices de criminalidade, não estamos fora desse contexto. Nos últimos anos, a Segurança tem recebido atenção prioritária do Governo do Estado. Reforço no efetivo, aquisição de novas viaturas e armamentos, treinamento da tropa, modernização da estrutura e do serviço de inteligência, valorização do policial. Mas, ainda temos muito em que avançar. Nossa prioridade absoluta será o combate ao tráfico e ao uso de drogas em nosso Estado. Vamos ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que chegará a todas as escolas públicas e privadas do Estado. O programa Ronda Escolar - que hoje funciona em Natal - será expandido para o interior, beneficiando todas as cidades-polos das regiões do Rio Grande do Norte. Estamos implantando um policiamento especial nos municípios que fazem fronteira com outros estados. Adquirimos viaturas especiais e estamos reforçando o efetivo nessas cidades. Nosso próximo passo será criar um Batalhão de Fronteira, cujo objetivo prioritário é impedir a entrada de drogas e armas em nosso Estado. Também vamos lutar para ampliar o efetivo da Polícia Federal no RN, uma reivindicação antiga e necessária para a eficiência do combate ao tráfico de drogas. A ação policial só alcança os resultados esperados e planejados com investimento no setor de inteligência. Natal ganhou este ano um moderno Centro Integrado de Operações Especiais, que controla e direciona todo o aparato policial. O serviço, conhecido como Ciosp, está chegando a Mossoró ainda este ano e será expandido para os 15 municípios mais populosos do Rio Grande do Norte.

 
Rosalba Ciarlini (DEM) - O Rio Grande do Norte empacou, andou de lado e está ficando para trás na corrida pelo desenvolvimento e na Segurança Pública não é diferente. A expectativa gerada nas urnas, oito anos antes, foi abortada por gestores que traíram a confiança da população e não souberam fazer o nosso estado acontecer. Na segurança pública vamos modernizar e assegurar o financiamento suficiente e permanente do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que proporcione estrutura física, equipamentos, armamentos e veículos adequados à segurança e ao conforto dos cidadãos, dos serviços e dos operadores do sistema. Instituir programas permanentes que promovam o uso das novas tecnologias, a integração entre as polícias estaduais e os demais atores públicos e privados, a qualificação continuada dos recursos humanos, a transparência e o controle social. Entre outros programas vamos implantar o "Inquérito Policial Eletrônico", combater o desvio de função dos servidores e melhorar o índice de esclarecimento de crimes. Vou colocar em prática a filosofia do projeto "Ronda do Quarteirão" que no Ceará está dando excelentes resultados. Ampliar, interiorizar, equipar e especializar os serviços do ITEP, garantindo uma perícia eficiente e eficaz. Reestruturar, modernizar e ampliar os serviços do Corpo de Bombeiros e da PM. É preciso mais policiais, novos equipamentos e novos modelos de relacionamento com a sociedade. É preciso cuidar de nosso policial com assistência psiquiátrica, requalificação e treinamento constante. E com a Força da União vamos fazer o RN acontecer.


Sandro Pimentel (Psol) - A violência é cada vez mais assustadora e muitas vezes as pessoas tornam-se reféns do tráfico de drogas. Medo tem sido a palavra presente na cabeça das pessoas, do rico ao pobre. O RN vive uma combinação perversa: a desestruturação dos órgãos de segurança pública, que se expressa na falta de aparelhamento da polícia civil e a escassez de Policiais Militares, aliás, nem delegados existem em grande parte dos municípios. As delegacias não são interligadas eletronicamente e os coletes, onde existem, estão vencidos. Treinamentos, nem pensar. Falta um gestor público no comando do estado. Crianças e jovens tornam-se alvo de recrutamento do tráfico e das gangs, muito vezes, roubando ou se prostituindo, sem falar do drama que se esconde atrás da juventude que limpa pára-brisa nos semáforos ou são escravizadas em várias fazendas. Nesse sentido, propomos: Prevenir a violência defendendo as pessoas e resgatando a juventude abandonada; Garantir segurança nos espaços públicos de convivência e lazer; Ampliar nosso sistema de inteligência, estreitando a relação entre as polícias; Parceria com as prefeituras de modo a revitalizar as praças para serem ocupados dia e noite com atividades culturais e esportivas; Teremos ações de governo tendo como alvo as crianças e jovens, principais vítimas do círculo da exclusão social e da violência; Realizar conferências estaduais da juventude para construirmos as políticas públicas que envolvam o setor, dando-lhes uma perspectiva de futuro, evitando que sejam seduzidos pelo mundo do crime; Garantir acesso à educação e qualificação profissional; Treinar anualmente os policiais militares e civis; Centrais de monitoramento eletrônico nas regiões mais violentas do estado, em cooperação entre as polícias; Campanhas para estimular denúncias de agressores às mulheres; Construção de uma casa abrigo em cada cidade pólo do RN, contendo orientação e formação profissional, bem como infra-estrutura necessária para assistir as mulheres e filhos em situação de violência e ampliaremos o atendimento nas delegacias das mulheres, de forma a atender por 24 horas, todos os dias.

FONTE: Nominuto

Nenhum comentário: