terça-feira, 1 de junho de 2010

Em operação pente-fino agentes encontram até pé de maconha dentro do presídio do Serrotão em Campina Grande-PB



(Material Apreendido)
Facas, utensílio de metal, espelhos, cordas, arames, aparelhos celulares, maconha. Eis o ‘grosso’ do que foi encontrado por agentes penitenciários nesta terça-feira (01), durante uma operação pente-fino no presídio do Serrotão, em Campina Grande-PB.
Um pé de maconha e até máquinas de datilografia também estava em poder dos presos.
O trabalho foi executado por equipes dos presídios do Monte Santo, da Máxima e do próprio Serrotão, sob o comando de Ednaldo Correia, que compõe a direção provisória da penitenciária.
Segundo Ednaldo, as revistas serão intensificadas nos próximos dias, “para que os apenados se certifiquem que nós estamos atentos”, frisou.
Modificações na estrutura do presídio também estão sendo implementadas, como a instalação de refletores e reforço na fiação elétrica.
A operação teve início pela manhã e só foi encerrada no final da tarde. O secretário da Cidadania e Administração Penitenciária do Estado, Carlos Mangueira, acompanhou de perto o trabalho dos agentes.
Fonte: ParaibaemQA
P

Policiais e governo não chegam a acordo sobre piso da categoria


Janine Moraes
Cândido Vaccarezza reuniu-se hoje com representantes dos policiais civis e militares e dos bombeiros.
As categorias policiais ainda não fecharam acordo com os deputados quanto à proposta de emenda à Constituição (PEC 446/09) que prevê piso nacional para policiais civis e militares, além de bombeiros militares.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), reafirmou hoje, durante encontro com representantes dos bombeiros, policiais militares e civis, que o Executivo não aceita incluir, na Constituição, valor de piso salarial para esses profissionais.
Cândido Vaccarezza explicou que o governo federal aceita incluir a existência de um piso, desde que o governo tenha 180 dias, após a promulgação da emenda constitucional, para enviar projeto regulamentando valores e forma de financiamento.
Criação de fundo
"Definir um piso nacional para soldados, bombeiros e polícia civil, até aí, pode ter na Constituição; mais do que isso, não pode”, sustenta Vaccarezza. “Em relação à ideia de criar um fundo, a ser regulamentado por lei, não é correto que seja a União para bancar esse fundo. Nós vamos ver a forma.”

Segundo ele, será necessário um prazo de 180 dias, depois da promulgação da PEC, para ser mandado esse projeto de lei com a criação do fundo. “Eu fiz a proposta para eles que é o limite a que o governo chega. Agora, é uma discussão que eles estão tendo.”
De acordo com Vaccarezza, na semana que vem, o assunto pode ser novamente debatido em reunião de líderes partidários, quando deve ser discutida também uma pauta de votações até as eleições de outubro. Ele informou que a prioridade do Executivo neste momento, no Congresso, é aprovar os projetos que tratam do pré-sal e a banda larga nas escolas (Projeto de Lei 1481/07), além do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Governador entrega novas viaturas para o Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros/RN


O governador Iberê Ferreira de Souza acompanhou na manhã desta terça-feira (02) a entrega de novas viaturas do Corpo de Bombeiros. Os automóveis seguem para Pau dos Ferros/RN, onde uma nova unidade do CBMRN será implantada. A unidade funcionará em prédio ao lado da Unidade Regional de Saúde e atenderá a 20 municípios do Alto Oeste do Estado.A unidade de Pau dos Ferros/RN contará com caminhão de combate a incêndio, estação de rádio, e a presença de um efetivo inicial de 20 bombeiros militares. Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva, com a implantação da unidade de Pau dos Ferros/RN o Governo do Estado estará cobrindo todo o Alto Oeste e eliminando o problema da distância existente, até então, entre os municípios da região e a unidade mais próxima que fica em Mossoró/RN. Com a implantação do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros/RN passam a ser quatro as unidades no Rio Grande do Norte. As outras estão localizadas em Natal, Mossoró e Caicó. O Estado conta hoje com um efetivo de 680 bombeiros militares.

Coronel Araújo anuncia formação de 400 novos soldados em junho



A Polícia Militar vai entregar em junho mais 400 novos soldados para o trabalho ostentivo nas ruas do Rio Grande do Norte. Esse é o planejamento deste mês anunciado pelo Comandante Araújo na manhã desta terça-feira (1º), durante reunião estratégica do Governo do Estado. 

“Quando assumimos o comando geral da Polícia Militar, o governador exigiu melhorias na segurança da população e que fosse ampliado o número de polícias nas ruas e é isso que estamos fazendo. Estamos ainda realizando blitz e operações policiais tanto na capital, na região metropolitana e no interior do Estado”, afirma o comandante Araújo.

O curso de formação dos novos 400 soldados será concluído no final do mês de junho e entregues a sociedade nos dias seguintes. “O efetivo de policiais que aumentou foi motivado pela transferência de policiais do setor administrativo para as ruas e a população tem percebido esta mudança”, garante. 

Na última semana, a Polícia realizou uma operação na região oeste, junto com os comandos regionais formando 15 pontos de barreira nas fronteiras para combater a criminalidade da região. “Estamos implementando decretos e tomando todas as medidas para melhoria do trabalho”, destaca o comandante. 

O comandante anunciou ainda a aquisição de novos veículos e motocicleta que deverão chegar nos próximos 15 dias. 


Fonte: DNonline

Realidade dos PMs e agentes prisionais pode mudar a partir de hoje




Esta terça-feira, 1º de junho de 2010, pode se tornar uma data memorável no calendário dos policiais, bombeiros militares e agentes penitenciários de todo o Brasil. A grande expectativa é que até a noite seja votada duas PECs da segurança pública que, caso sejam aprovadas, trarão mudanças históricas para essas referidas categorias. A PEC 308 cria a Policia Penal, regulamentando a carreira de agente penitenciário e enquadrando-os, definitivamente, como membros da segurança pública. A PEC 300 tem a finalidade de estabelecer um piso salarial nacional para bombeiros e policiais civis e militares, que pode ser definido em torno de R$ 3.500. Embora contemplem categorias distintas, as denominadas PEC dos Policias e PEC dos Agentes se tornaram indivisíveis para a votação. O motivo é que as quatro categorias abrangidas acabaram fundindo as mobilizações em Brasília, enxergado como favorável unificar a luta na Câmara Federal para uma maior pressão junto aos deputados. O resultado, é que as PECs 300 e 308 são matérias prioritárias na Pauta de Votação da Casa. A unidade entre as categorias também tem sido vista em Rondônia. Na noite de ontem, antes da viagem para Brasilia, os representantes dos agentes penitenciários, Adriano de Castro, e o representante dos praças da Polícia Militar, Carlos Alberto, estavam juntos, quando entrara em contato - por telefone - com parlamentares de Rondônia, reforçando o comprometimento de apoio firmado. “Temos tido um apoio direto de alguns deputados rondonienses nessa luta. Inclusive, nesse processo até aqui, o empenho e influência deles junto ao presidente da Câmara foram grandemente somatórios”, declarou Adriano. Carlos Alberto destacou que em Rondônia os mais de 600 mil PMs estão com as atenções voltadas para a Câmara neste dia. “Os policias, como também os agentes penitenciários, poderão começar a viver com dignidade a partir desta terça-feira”. Alberto se referiu à mudança salarial, já que o piso atual do policial em Rondônia é de R$ 1.200. Com a aprovação da PEC 300 um piso salarial será estabelecido, resultado na valorização salarial. No caso de Rondônia, a categoria poderá passar a ganhar até três vezes mais. A realidade dos agentes penitenciários não é diferente. O salário da categoria não chega a mil Reais. Mas, para Adriano de Castro, o problema maior que os afligem é o fato de não serem enquadrados como membros da segurança pública. “Mas, com a aprovação da PEC 308, teremos o reconhecimento constitucional, quando seremos incluídos no Artigo 144 da Constituição Brasileira. O agente penitenciário também terá uma carreira estruturada, e a admissão passará a acontecer somente através de concurso público”, acrescentou Adriano de Castro.

Fonte:http://impactorondonia.com/nacional/ler.php?id=8338