quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

POLÍCIA CONFIRMA MANDANTE DO ASSASSINATO DO RADIALISTA F. GOMES

Valdir Souza do Nascimento,
mandante do assassinato de F. Gomes

A Polícia Civil concluiu as investigações sobre o assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes. Na manhã desta quinta-feira (2), o delegado Ronaldo Gomes cumpriu mandado de prisão contra Valdir Souza do Nascimento. Ele, que já estava preso, é acusado de ser o mandante do crime.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, além do mandado de prisão, foram realizadas buscas e apreensões em Natal e Caicó. Agora, a polícia tem identificado e preso os dois responsáveis pela morte de F. Gomes.

Isso porque um dia após o crime João Francisco dos Santos, o “Dão”, havia sido preso. Ele foi o responsável pelos disparos que mataram o radialista na calçada de casa, em Caicó.

O delegado Ronaldo Gomes, titular da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), informou que o crime foi motivado pelas denúncias feitas por F. Gomes.

Valdir, mesmo preso, comandava o tráfico de entorpecentes na região de dentro do presídio. Como o radialista caicoense estava “incomodando” o traficante, Valdir contratou Dão para matar F. Gomes.

Com as informações apuradas, o delegado Ronaldo Gomes solicitou os mandados, que foram expedidos pelo juiz da Comarca de Caicó, José Vieira Figueiredo Junior. No total, sete mandados foram cumpridos na manhã de hoje.


Fonte: nominuto.com

Aprovado adicional de periculosidade para policiais e bombeiros



Para ter direito ao benefício o militar deverá exercer função perigosa durante, pelo menos, 25 % da sua jornada de trabalho.
Arquivo - Luiz Alves
Capitão Assumção: estímulo ao militar que se arrisca.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei6307/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que cria adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. Terá direito ao benefício o militar que comandar ou exercer, durante pelo menos 25% de sua jornada de trabalho, funções consideradas perigosas, como patrulhamento ostensivo, transporte de presos e combate a incêndio, entre outras.
O relator, deputado Capitão Assumção (PSB-ES), recomendou a aprovação do projeto. Ele ressaltou que a falta de uma lei nacional que obrigue os estados a pagarem o adicional de periculosidade desestimula os militares a fazerem serviços externos já que executando trabalhos burocráticos receberão a mesma remuneração de quem atua ostensivamente no combate ao crime.
“Além disso, vários estados e municípios já legislaram concedendo adicional de periculosidade a categorias muito menos sujeitas a riscos que os militares estaduais”, acrescentou Assumção.
Licenças

Durante os afastamentos legais de até 30 dias e naqueles decorrentes de acidente em serviço ou doença contraída no exercício da função, os militares continuarão a receber o adicional.
Também receberão o benefício os profissionais, em treinamento, que executarem ações com tiros, explosivos ou inflamáveis.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Papo de PM

NARCO-TERRORISMO PRESSIONA: SOLDADOS DORMEM EM ACAMPAMENTO COM MEDO VOLTAR PARA CASA



Medo de voltar para casa: Soldados dormem em acampamento

Da Folha de São Paulo desta quinta-feira texto e foto. Sem palavras. Leiam:

Em represália à ação no Complexo do Alemão, soldados do Exército que participam da ocupação dizem que estão sendo expulsos das favelas onde moram por traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho.

De acordo com soldados ouvidos pela Folha, pelo menos cinco deles receberam ordem de criminosos para não voltar para casa e desde sexta estão acampados no quartel improvisado próximo ao Complexo do Alemão.

O Exército participa da ocupação do Alemão desde a semana passada com cerca de 800 homens -todos são lotados no Rio.

Na lista estão militares que moram em favelas como Caxias, favela da Galinha e Anchieta. Outros soldados não quiseram dizer à Folha onde moram com suas famílias.

Ainda de acordo com relatos dos militares, os traficantes -todos armados- estão indo de moto e deixando a ordem para que os soldados "não voltem mais para casa".

Um soldado que mora em Caxias abandonou a casa com móveis recém-comprados, segundo os colegas.

Outro militar disse que a mulher abandonou a casa onde moram após ser abordada por traficantes.

O tenente-coronel Cláudio Tavares Casali, um dos comandantes da operação no Alemão, confirma que cerca de dez soldados que participam da operação foram "pressionados" por traficantes supostamente ligados aos criminosos do CV.

Ele disse saber apenas de um militar que afirmou que vai mudar de endereço após essa "pressão".

Casali disse que a Secretaria de Segurança foi informada e, agora, a polícia deve iniciar a investigação.

Os militares que se sentirem ameaçados, segundo ele, estão sendo retirados da linha de frente e utilizados em outros serviços.

Segundo os militares, as ameaças tiveram início na última sexta-feira quando o Exército cercou o Alemão. "Até então, ninguém mexia com ninguém. Agora, viram que estamos nas ruas e passaram a nos perseguir como se fôssemos policiais", disse um soldado.

Ao contrário dos policiais civis e militares, quando deixa o quartel, o soldado não tem direito de portar qualquer tipo de arma de fogo.

O Exército informou não ter tomado conhecimento de nenhuma queixa da tropa, mas disse que vai averiguar as denúncias.

"Não houve nenhuma reclamação nesse sentido", disse o chefe de comunicação do Comando Militar do Leste, coronel Ênio Zanan. Segundo ele, o Exército participou de outras operações em favelas do Rio, sem registro de militares ameaçados. Da Folha de São Paulo desta quinta-feira 

PEC 300, Associações começam a movimentação em direção a greve nacional.

Nesta terça-feira, 30 de novembro 2010, a Diretoria Executiva Estadual da ASSTBM reuniu-se com representantes de todo Estado, para tratar de assuntos internos da entidade.
Após esta primeira parte, já com a presença do Presidente da ABAMF,Leonel Lucas e sua diretoria, o presidente da ASSTBM Aparício Costa Santellano colocou em pauta as questões da PEC 300 e a Greve Nacional de PMs.
Deste assunto foi deliberado o seguinte:
- Será cobrado do Governador eleito Tarso Genro uma posição concreta sobre a promessas de campanha, referente ao piso dos Policias aqui no Estado do Rio Grande do Sul, bem como a adequação da matriz salarial.
- Nos dias 09 e 10 de dezembro está marcado no Rio de Janeiro, uma assembléia geral com os lideres de policiais do Brasil, para decidir sobre a Greve Nacional de PMs.
- A ASSTBM e ABAMF se farão presentes no evento, não havendo nenhuma manifestação concreta por parte do Governo de Tarso Genro, em mudar a vergonhosa condição de polícia mais mal paga do país e persistindo o tratamento desigual entre níveis da corporação, ciente que já extrapolamos o limite de nossa paciência, pois a cada 4 anos somos prioridades e logo em seguida relegados a 2º plano. Nossas entidades ACATARÃO a decisão nacional, se nosso futuro governador não demonstrar diálogo e solução possível, iniciaremos a maior movimentação já feita neste Estado, se for preciso, a GREVE não é uma hipótese descartada.

RECEITA FEDERAL EXTINGUIU CARTÃO DO CPF





Perdeu o seu CPF? Nada de se preocupar com a segunda via. Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal do Brasil (RFB) resolveu substituir o cartão de plástico azul por um comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas. E o melhor: o comprovante pode ser obtido pela internet, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br.
As mudanças valem para as pessoas que já possuem um número de inscrição. Quem ainda não está inscrito no cadastro da Receita poderá se dirigir às agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para se cadastrar. Só que, ao invés de receber o cartão plastificado, vai sair com um comprovante e o número do CPF. Existem 17,14 milhões de inscritos no cadastro da 4ª Região Fiscal (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte).
As mudanças na legislação do CPF estão previstas na Instrução Normativa nº 1042 da RFB. Entre elas está prevista a extinção da segunda via do documento, que custa R$ 5,50, o mesmo preço da inscrição inicial no cadastro. Renata Aragão, responsável pelo cadastro da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, explica que a mudança adotada faz parte da modernização dos serviços e da utilização do web service da Receita na hora de inscrição do CPF.
Para obter o comprovante, o contribuinte terá que entrar no site da Receita, gerar um código de acesso ao sistema. Além do acesso do CPF, a senha permite o acompanhamento da vida fiscal do contribuinte.

Fonte: Blog do Pádua Campos

NOTA DO BLOG PATUNEWS1: Para conseguir tirar o comprovante do CPF na internet é preciso primeiro gerar um código de acesso, conforme vimos na matéria, mas para gerar esse código de acesso o sistema irá exigir o número do recibo da última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ou o número do título eleitoral, caso o contribuinte ainda não tenha feito nenhuma declaração do IRPF, o que se torna impossível para os portadores de CPF menores de 16 anos de idade, visto que via de regra ainda não são declarantes do IRPF e não têm o número do título de eleitor.
A receita precisa resolver essa falha do sistema.

NOTA DO BLOG PATUNEWS2: Apesar de não ser mais necessário se dirigir a receita ou a qualquer outro órgão conveniado para obter a segunda via do seu cartão do CPF, é prudente que você vá até uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência caso esse documento seja extraviado, pois só assim você terá uma prova de que o seu CPF foi perdido, furtado ou roubado, caso seja utilizado de maneira fraudulenta.
Fonte:Patunew