quinta-feira, 22 de abril de 2010

PERNAMBUCO - POLICIAIS MILITARES ASSALTADOS EM RONDA




Uma dupla de policiais militares da Ciclopatrulha do 13º Batalhão foi vítima da ousadia de assaltantes, ontem, por volta das 11h, enquanto fazia ronda no bairro do Engenho do Meio. Cinco homens armados, que estavam num Gol preto, abordaram a dupla, que estava em bicicletas, e roubaram duas pistolas Ponto 40, de uso exclusivo da PM. O assalto aconteceu na Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, a cerca de 50 metros da residência do subcomandante do 13º Batalhão.
.
No início da tarde, os soldados Walquíria Amaral e Sérgio Carvalho prestaram queixa na delegacia de plantão do Cordeiro. Eles não quiseram dar entrevista, mas contaram ao aspirante Medeiros, oficial do dia, do 13º BPM, que circulavam pelas ruas do bairro, quando dois dos cinco assaltantes apareceram pedindo informações de um endereço. "Acho que esse foi o pretexto para se aproximarem dos PMs e anunciarem o assalto", comentou o aspirante.
.
Segundo as vítimas, os ladrões estavam armados com revólveres. Depois que tomaram as pistolas dos PMs, os dois homens foram vistos entrando no Gol preto, que dava retaguarda ao assalto. A placa do Gol foi anotada pelos policiais, mas não foi divulgada. "O mais estranho é que não há até agora (às 16h) queixa de roubo desse veículo", informou o delegado de plantão, José Cavalcante de Vasconcelos.
.
Após o assalto, policiais do serviço de inteligência da PMPE fizeram rondas na área para tentar prender os acusados, mas até o fechamento desta edição, os criminosos ainda não haviam sido presos.
.
O novo comandante da PMPE, coronel Antônio Carlos Tavares Lira, lamentou a ocorrência envolvendo os policiais. "Eles,como qualquer cidadão, também estão expostos à violência, principalmente porque estão nas ruas direto trabalhando para cuidar da segurança pública". O comandante geral da corporação garantiu, no entanto, que a PM fará todos esforços para tentar prender os responsáveis pelo crime.
.

Fomatura e Baile do Espadim - Cadetes do RN


 Neste dia 20 de abril de 2010, aconteceu na Academia Coronel Milton Freire de Andrade a formatura alusiva à entrega do espadim aos novos alunos oficiais da PM-RN. O Espadim representa o comando na carreira policial militar, sendo a primeira arma do futuro oficial que ao final do curso, troca-o pela espada, arma solene do Oficial Policial Militar.
     Em evento bastante concorrido com centenas de pessoas prestigiaram o acontecimento, fazendo-se presente também o Comandante Geral da Policia Militar além do secretário de Segurança Pública e da Defesa Social. Pela primeira vez neste ano,  todos puderam ver de perto o novo quadro de oficiais que daqui a tres anos estará prestando serviços operacionais e administrativos à sociedade potiguar bem como a toda nação, se preciso for.
     Na formatura, também alusiva ao dia de Tiradentes, igualmente foram entregues a medalha que leva o mesmo nome em homenagem ao patrono das policias, aos primeiros colocados em cursos da Corporação Policial, assim como a medalha por tempo de serviço, sendo agraciados praças e oficiais por significativa  condecoração e pelo reconhecimento dos serviços prestados.
     Logo mais a noite fora oferecido um jantar em confraternização com a realização do Baile do Espadim, tradicional comemoração a tão belo dia. o Evento teve lugar no Vivier recepções.  Nesta bonita festa de gala, os cadetes, futuros oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comemoraram e selaram definitivamente seu ingresso nas fileiras da Instituição Militar.
     Abrilhantaram a festa além dos familiares dos cadetes e as pessoas do Diretor de Ensino da Policia Militar do Rio Grande do Norte assim como o Comandante da Academia Milton Freire e demais Oficiais que compõe a reconhecida Academia Coronel Milton Freire de Andrade. Nos discursos dos citados comandantes,  elogiaram e  parabenizaram todos os cadetes, exaltando a árdua mas compensatória carreira policial militar e conclamaram a todos para que com o trabalho de dedicação exclusiva, dessem o máximo de si para concretização de uma sociedade mais justa, igualitária e fundamentada nos princípios da segurança jurídica, base de quaisquer estados democráticos de direito e assegurador dos direitos humanos.
     Parabéns a todos os cadetes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, pela bonita festa e por uma formatura mais brilhante ainda e saibam que toda a sociedade potiguar conta com vocês.