segunda-feira, 3 de maio de 2010

PMS (BA) GREVISTAS DE 2001 TÊM CRIMES PRESCRITOS

A Vara de Auditoria Militar da Polícia Militar da Bahia considerou prescritas as ações penais contra os 23 policiais militares que participaram da greve de 2001. Desses 23, 19 já obtiveram, judicialmente, a reintegração aos seus cargos - eles tinham sido demitidos na gestão do então governador César Borges, na época do PFL, hoje senador pelo PR. Seis ainda aguardam a reintegração.
A vitória dos PMs acontece apesar dos esforços do governador Jaques Wagner (PT). O petista contou com o apoio dos policiais em 2006, quando ajudaram a desgastar o governador Paulo Souto (DEM) exibindo contracheques de integrantes da corporação para mostrar que a PM baiana pagava os piores salários do País.
Na campanha, Wagner prometeu anistiar todos os demitidos por perseguição política e reintegrá-los à corporação, mas isso não ocorreu, nem mesmo depois de o presidente Lula ter assinado, em 14 de janeiro, a lei aprovada no Congresso que concedeu anistia aos policiais militares do País que participaram de movimentos reivindicatórios.
Em março, a Associação dos Policiais da Bahia (Aspol), fundada pelos grevistas demitidos, enviou ofícios ao governo estadual, comando da PM, Assembleia Legislativa requerendo que a lei fosse cumprida e até agora não houve resposta.

Nenhum comentário: