terça-feira, 16 de março de 2010

POLICIAIS MILITARES PLANEJAM AQUARTELAMENTO PARA O DIA 30 DE MARÇO


Thiago Gomes – Repórter
AL - Os policiais militares de Alagoas podem parar as atividades no próximo dia 30. Seguindo mobilização nacional pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 300/08 e 446/09, as associações dos militares de Alagoas agendaram uma assembleia geral unificada para esta data e pretendem sugerir, na plenária, uma paralisação por tempo indeterminado.
Os líderes dos militares decidiram por mais esta mobilização na reunião que tiveram na manhã desta segunda-feira (15), na sede da Associação dos Praças da Reserva de Alagoas (ARPMAL). Eles definiram que a assembleia será no Clube dos Subtenentes e Sargentos, no Trapiche da Barra, a partir das 14h.
A categoria insiste em lutar por uma política de valorização, que consistiria em melhores salários, condições adequadas de trabalho e uma escala de serviço compatível com a carreira.
Conforme conta na pauta de reivindicação, os militares – da graduação de soldado ao posto de capitão – há um déficit salarial de quatro anos, referentes às datas-base. Há ainda um percentual de 7% restante de uma negociação feita no início de 2007 e que ainda não foi paga.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas, cabo PM Wagner Simas, informou que outros pontos precisam de ajustes na corporação. Entre eles está as denúncias, segundo ele constantes, de abuso de autoridade praticados pelos comandantes das unidades. Recentemente, militares da 3ª e da 5ª Companhia da PM denunciaram tentativa de intimidação ao Ministério Público. Eles foram transferidos após comunicarem o fato ao órgão.
INTEGRAÇÃO – De acordo com Simas, a assembleia unificada foi marcada como estratégia de unir o movimento da categoria em torno de uma pauta nacional de reivindicações. A principal delas se trata das PECs 300 e 446, que tramitam juntas na Câmara Federal. As propostas sugerem a instituição de um piso nacional para os militares. Atualmente, as PECs aguardam somente apreciação em plenário.
“Escolhemos neste dia reunir o máximo possível de policiais e bombeiros em um único propósito. Mostrar para que não estamos parados e queremos urgentemente uma política de valorização para a segurança pública de Alagoas. E não dá mais para esperar. Temos que garantir a aprovação das PECs antes das eleições”, avaliou Simas.
Os presidentes das entidades que representa os policiais da ativa e da reserva remunerada comunicam que caravanas do interior também foram convocadas para a assembleia. Eles avisam que se for deflagrada a paralisação, os militares da capital e dos municípios devem cruzar os braços a partir deste dia.

Nenhum comentário: