quinta-feira, 8 de abril de 2010

Governo do Estado cria a CIPGD (Companhia Independente de Policiamento de Guardas


 Foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte a criação da CIPGD. Órgão de execução na estrutura organizacional da PM-RN.
     De acordo com o parágrafo  2º do Decreto 21.609 de 07 de abril de 2010, instrumento que criou a CIPGD, publicado no Diário Oficial do Estado de 08/04/2010, a área de atuação da Companhia compreende os municipios da Região Metropolitana de Natal que possuem presídios, centros de detenção provisórias (CDP) CEDUC ou estabelecimentos congeneres. Compete a CIPGD as seguintes atribuições:
– realizar policiamento ostensivo de guardas na parte externa dos estabelecimentos prisionais localizados na Região Metropolitana de Natal;
– auxiliar o sistema penitenciário na condução e escolta de presos para audiências
– garantir a segurança dos funcionários do sistema penitenciário nas atividades de revistas em estabelecimentos prisionais;
– atuar repressivamente em caso de perturbação da ordem pública;
– cooperar com as atividades das demais unidades operacionais da Polícia Militar e com outros órgãos nas ações de prevenção e repressão da criminalidade;
– realizar outros encargos previstos no art. 2º. da Lei Complementar nº. 090, de 04 de janeiro de 1991.
    Além da criação da CIPGD, o Governo dividiu o Estado em áreas policiais, altera o BOPE; criou também a Companhia de Turismo; Instituiu o 11º BPM para Macaiba e distritos; Institui a Policia de Choque; Institui também o Comando do Policiamento  Metropolitano; Institui o Regimento de Policia Montada.
     Quer nos parecer que está existindo um verdadeiro choque de gestão na segurança pública. Com a criação destes novos organismos, que a bem da verdade já existiam mas desempenhavam funções sem o amparo legal, passam agora a se estabelecerem e por consequencia, otimizarem os  serviços prestados, garantindo assim uma melhor sensação de segurança para a população.
     Por fim, isto nos parece também que está para haver um maior reconhecimento do servidor militar estadual em todos os níveis e graduaçoes que com estes implementos. Diante do atual quadro, vislumbram aqueles a possibilidade de ascender profissionalmente, haja vista a necessidade de aumento de efetivos e funções. Esperamos ansiosamente pelas primeiras medidas e que tudo isso realmente saia do campo do papel e das idéias para a pura práxis social da lide em segurança.
     Um a zero para a administração da segurança no nosso Estado. Estamos começando uma nova era e com o pé direito, por assim dizer.

Um comentário:

Mairton Dantas Castelo Branco disse...

Caro amigo miliciano do Seridó. Fiquei muito gratificado ao poder ver este simples comentário do nosso blog publicado na sua reconhecida e organizada página a qual acompanho e leio diariamente. Desculpe os erros e muito obrigado pela oportunidade.