quinta-feira, 1 de julho de 2010

Para 90% dos Brasileiros, violência está aumentando

Pesquisa inédita realizada em maio pela ONU indica que ampla maioria da população do Brasil acredita que a violência cresceu nos últimos anos. Para 90,1% dos brasileiros, a sensação de insegurança aumentou, informa o estudo “Perfil dos Valores dos Brasileiros”, organizado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Divulgada ao público no dia 25 de maio, a pesquisa aponta que dos que afirmam perceber o avanço da violência, 56% culpam os autores dos delitos enquanto 23% acreditam que a origem do problema está na própria família, responsável principal por ensinar os valores a seus membros.
A sondagem foi realizada no âmbito do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2010, que oferece percepções importantes para a elaboração de políticas dirigidas a construção de valores no futuro do país e tem como coordenador o economista Flavio Comim. Segundo ele, o objetivo era buscar entender os motivos do aumento da percepção de violência no Brasil.
Consultas realizadas com a população em 2007 indicavam que o tema “Estabilidade Social e Segurança” apareciam em sétimo lugar, mas este ano, saltaram para a terceira posição.  Este nível de preocupação se aproxima da que os habitantes de países europeus possuem em relação à segurança. 
Para realizar a consulta, a agência da ONU teve apoio do Instituto Paulo Montenegro - IBOPE e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram entrevistadas 4.017 pessoas em 300 cidades brasileiras. Os dados foram analisados em função da relação de gênero, faixa etária, escolaridade e renda, entre outros fatores.
O primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano foi realizado pelo PNUD em 1990. No relatório de 2010, que vai comemorar os 20 anos da publicação, parte do conteúdo debaterá a evolução do termo desenvolvimento humano, definido como o processo de ampliação das escolhas das pessoas.
O termo surgiu em grande parte como contraponto à ideia de que o foco do desenvolvimento é a economia ou a riqueza financeira de um país. O desenvolvimento humano, destaca o PNUD, envolve a "criação de um ambiente no qual as pessoas podem desenvolver seu completo potencial e dirigir suas vidas de modo produtivo e criativo, de acordo com suas necessidades e interesses".

Fonte: ilanud.org.br

Nenhum comentário: