quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CHOQUE: NOVA FORMA DE POLICIAMENTO GANHA AS RUAS DA GRANDE NATAL




Batalhão de Choque da Polícia Miltiar estabeleceu quatro modalidades de operações, distribuindo policiais pelos principais corredores da região.

Quem trafega pelas principais avenidas de Natal e até mesmo em trechos que ligam a capital a cidades da região metropolitana tem observado a presença de várias viaturas da Polícia Militar em pontos estratégicos. O policiamento, de acordo com o comando da PM, não é por acaso e não será pontual. Trata-se, na verdade, de uma nova forma de distribuição do efetivo, visando otimizar o trabalho de ostensividade.

No dia seis de abril deste ano, o Batalhão de Policiamento de Choque foi criado e, desde a semana passada passou a desenvolver diariamente quatro tipos de operações: Paz ao Cidadão, Patrimônio Seguro e Natal Seguro I e II.

A finalidade dessas ações é atuar em bairros e municípios da região metropolitana, que apresentam altos índices de criminalidade.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, explicou que ao longo dos anos a instituição tem feito levantamento e criado estatísticas que permitem a polícia estabelecer pontos de atuação, através de bloqueios e patrulhamento.

O comandante afirma que as ações atendem a um pedido do Governo do Estado, mas, principalmente, aos interesses da sociedade. “Quando o governador [Iberê Ferreira] me convidou para ser comandante geral ele disse que queria resultados. No entanto, todo esse trabalho é fruto de planejamento. A polícia de hoje não trabalha de forma empírica. Estamos trabalhando em cima de estatísticas”, revela.

Mapeamento da criminalidade permitiu que a PM estabelecesse pontos (em vermelho)
onde deveria se aplicar a maior presença de policiais.

Coronel Araújo Silva ressalta, contudo, que alguns investimentos tiveram que ser feito para viabilizar o novo projeto. “o Batalhão de Choque recebeu 18 viaturas do tipo Blazer e ganhou o Complexo Tático Operacional [avenida Miguel Castro], que é uma sede estrategicamente localizada, permitindo mobilidade no atendimento as ocorrências bem como um maior conforto para os policiais”.

Forma de policiamento

A reportagem do Nominuto.com conversou com o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, major Túlio César. Ele explico a nova forma de policiamento e a distribuição dos policiais nas ruas da Grande Natal.

“No mínimo, oito viaturas estão fazendo esse trabalho de ostensividade, com um total de 87 policiais. Cada viatura dessa conta com quatro homens, variando de três para cinco, dependendo do local e da situação de risco”, conta.

De acordo com major Túlio, a Operação Paz ao Cidadão tem sido realizada sextas, sábados ou domingo. Nesta, os policiais promovem abordagens e barreiras em horários e locais pré-estabelecidos conforme as estatísticas de geoprocessamento criminal.

Já a Operação Patrimônio Seguro é aplicada de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 14h. “Essa ação é baseada no horário de funcionamento do comércio e dos bancos, que abrem às 10h e fecham às 16h. Então, o policiamento é reforçado em todos os setores de grande movimentação financeira”, destaca o oficial.

O outro tipo de operação é a Natal Segura. Divida em duas versões, ela visa dar mais segurança a população nos horários de entrada e saída de escolas e trabalho. “A Natal Segura I é empregada de segunda a sexta-feira das 17h às 16h30, quando as pessoas estão voltando pra casa. Com as viaturas em vários pontos da cidade, fica mais difícil, por exemplo, um criminoso assaltar um ônibus, sabendo que ele não terá como fugir”.

Major Túlio César comenta ainda que a polícia também se preocupou com um horário mais estendido. “Na Operação Natal Seguro II, nosso foco principal são aquelas pessoas que trabalham de dia e ainda estudam a noite. Então, o patrulhamento tem sido feito das 22h às 23h, também nos principais corredores da região metropolitana”.

De acordo com o oficial, o Batalhão de Choque da Polícia Militar é hoje um dos mais preparados da corporação. Atualmente, a companhia conta com quase 100% de policiais pertencentes à Força Nacional de Segurança.

“Não adianta só ter todo esse esforço se não tivermos policiais preparados. Por isso, existe a preocupação de todos os dias aplicamos treinamentos tanto de abordagem, como de cidadania, onde se aprende direitos humanos. Isso faz com que nosso índice de acidente seja zero”, ressalta major Túlio.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário: