quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Multiplicadores da Polícia Comunitária

Durante este mês de setembro do ano de 2010, a Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Diretoria de Ensino, órgão estratégico e de assessoramento do Comando Geral da Policia em convenio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, realizou o Curso Nacional de Multiplicadores de Policia Comunitária em Natal (CNMPC) edição 2010.

O curso executado em módulos, trouxe à Capital potiguar gestores de segurança pública das Unidades Federativas que tem implementado a filosofia e estratégia do policiamento comunitário como arcabouço de suas ações e que gradativamente tem obtido sucesso e reconhecimento popular. Um dos oficiais presentes para o magistério de uma das disciplinas curriculares no CNMPC foi da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Estado que desde novembro de 2009 foram criadas as Unidades de Policia Pacificadora, (UPP). Neste tipo de policiamento com o viés comunitário, o poder público tem assumido o seu papel de fomentador de políticas públicas e sociais.

No Rio de Janeiro, dentro desta filosofia do policiamento comunitário, as áreas, geralmente de morros, são primeiramente pacificadas, expulsando ou prendendo os criminosos que atuam no setor e a Policia Militar assume seu papel de guardiã da sociedade de uma forma permanente. Ao tempo em que se garante a segurança da comunidade, entrando em cena os demais órgãos do Estado como os de saúde, educação, infra-estrutura, complementando o ciclo de fomento de igualdade social. Resultado: melhorias significativas no quadro da sensação de segurança e participação social. O Rio de Janeiro, mesmo diante dos altos índices de violência ainda apresentados, com as UPPs, tem dado um passo significativo na melhoria das condições de existência da sociedade como um todo.

Teve também teve-se a presença de oficial da Policia Militar do Estado do Ceará que também há algum tempo atrás implementou com grande aceitação e bons resultados o programa Ronda de Quarteirão em certos municípios. Este programa de segurança pública também vem seguindo a estratégia do policiamento comunitário procurando sempre integrar sempre mais a comunidade à policia e vice versa. Dentro destes princípios, os índices de violência nos bairros que receberam a ronda em Fortaleza e cidades adjacentes, estagnaram a níveis aceitáveis, considerando que o crime é um fator social e somente as forças de segurança não conseguem debelar o problema. É preciso esforço concentrado e unido consoante à Constituição Federal.

Mestres e doutores, professores da Universidade Federal e também da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte se fizeram presentes durante o curso ministrando as disciplinas previstas: Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Técnicas de Mobilização Social, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela qualidade na Segurança Pública, Policia Comunitária Comparada & troca de experiências de policia comunitária, Mediação Pacifica de Conflitos entre outras disciplinas, fizeram parte do currículo do curso.

O curso teve duração aproximadamente um mês contou com uma carga de 80 horas aulas. Todos os participantes da Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal e membros da sociedade civil organizada, sairão capacitados para serem agentes multiplicadores desta importante filosofia de policiamento. Esta filosofia e estratégia que coloca a policia em contato direto com a comunidade, local onde ela se faz mais necessária, não somente como agente da lei de uma forma repressiva mas, mais firmemente como promotora dos direitos humanos, e protagonista do desenvolvimento social.

Congratulações à Diretoria de Ensino da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte por esta tão importante realização. Temos como certo o principio de que é apenas com a qualificação permanente e a formação continuada do policial é que se pode desempenhar suas funções de uma forma mais satisfatória. E sendo assim, fortalece-se não somente o Estado do Rio Grande do Norte enquanto promotor dos direitos humanos e do policiamento comunitário, mas principalmente a certeza para a sociedade potiguar que suas forças de segurança estão trabalhando diuturnamente para o bem de todos, sem distinção.
Fonte:http://dicassegura.blogspot.com

Um comentário:

Mairton Dantas Castelo Branco disse...

Obrigado amigo Vale por publicar o nosso texto em seu blog muito lido. Tenho certeza que temos em mente que a nossa instituição somente crescerá em progressão geométrica quando implementarmos programas voltados para a filosofia de policiamento comunitário. Seu blog é um grande parceiro deste projeto.