segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lula elogia operação no Alemão e diz que vai visitar o complexo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a operação contra o domínio do tráfico de drogas no complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lula reiterou que o governo federal está disposto a dar todo o apoio necessário para o combate ao crime organizado e ter mais um motivo para visitar o conjunto de favelas.
- Independentemente dessa operação eu iria visitar o complexo do Alemão. Eu, agora, vou com muito mais prazer. Não sabemos se todos os bandidos fugiram, se há muitos lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, demos o primeiro passo. Quero reiterar o que eu disse na sexta-feira: o que o Rio precisar para que a gente acabe com o narcotráfico, o governo federal está disposto a colaborar.
O presidente ressaltou ainda a participação do governador do Rio, Sérgio Cabral. De acordo com ele, a união entre os governos federal e estadual fez a diferença para o sucesso da primeira etapa da operação.
- Fica demonstrado que, com a união entre governo federal, governo estadual e os órgãos de inteligência das polícias, as coisas funcionam. Quando ficamos disputando entre nós quem é mais bonito, quem é melhor, o povo paga o prejuízo.
 operação no complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico. Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.
Fonte: R7

Nenhum comentário: