sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo Estadual pretende reunificar a Polícia Militar do Paraná


Governador anunciou a criação de um batalhão para a tríplice fronteira.

Para Secretário, dispersões de nomes das unidades tiram caráter da PMPR.

O anúncio da criação de um batalhão da Polícia Militar (PMPR) na fronteira do Paraná com a Argentina e o Paraguai reflete o objetivo do Governo Estadual de reunificar a PMPR. Atualmente, a segurança da região é feita pela Força Alfa, braço da corporação criado em 2009.

No lançamento do Comitê Gestor Integrado (GGI), realizado em Foz do Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) informou que será criado um batalhão permanente da PMPR na região até o fim de 2011. O efetivo deverá contar com 500 policiais.

“A Força Alfa é uma unidade provisória, temporária, que tinha prazo de dois anos, não é um batalhão”, informou em entrevista ao G1, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. O Secretário também afirmou que o efetivo do novo batalhão será maior e contará com novos policiais, formados e capacitados para trabalhar exclusivamente na região.


Segundo Reinaldo, a PMPR está reavaliando a utilização de nomes especiais para unidades da corporação. “Essas unidades dispersaram o nome da PMPR em várias nomenclaturas, isso tira um pouco do caráter da polícia”, afirmou. O Secretário também disse que o comandante geral está discutindo essa questão com o Estado Maior da PM. “É a mesma coisa que pegar a Polícia Federal (PF) e começar a criar unidades”, justificou.

Sobre o futuro da Força Alfa, Reinaldo afirmou que cabe à PMPR decidir o que será feito. “Se a Força Alfa vai ter outro nome ou vai ser incorporada é uma discussão lateral”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário: