domingo, 1 de janeiro de 2012

Federação expõe caso de racismo de Suárez no Inglês


A Federação Inglesa de Futebol (FA, na sigla em inglês) divulgou neste sábado o relatório de sua comissão disciplinar que puniu com oito jogos de suspensão o atacante Luis Suárez, do Liverpool, por racismo. O documento de 115 páginas mostra que o uruguaio chamou o francês Patrice Evra de "negro" sete vezes durante o confronto contra o Manchester United, em 15 de outubro, pelo Campeonato Inglês.
De acordo com o relatório, Suárez, em sua defesa, afirmou que o uso da palavra "negro" é comum no Uruguai para se referir a pessoas negras e que seu uso não tem tom pejorativo. A comissão, porém, não aceitou a alegação do uruguaio, tida como "insustentável". O jogador, além de cumprir oito jogos de suspensão, recebeu uma multa de 40 mil libras, quase R$ 120 mil.
Conforme mostra o relatório da FA, Evra perguntou por que sofreu uma falta de Suárez, no que este respondeu, em espanhol: "Porque você é negro". Evra entendeu a expressão e desafiou o uruguaio a repetir aquilo, no que o uruguaio emendou: "Eu não falo com negros".
De acordo com a Federação Ingles, ela contratou especialistas em linguística, que apontaram que a linguagem usada pelo Uruguai poderia ser considerada racialmente ofensiva.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: