terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ÁFRICA DO SUL DIZ QUE VIOLÊNCIA NO BRASIL É A PIOR DO MUNDO

Por Gordon Bell. PRETÓRIA (Reuters) 
África do Sul é injustamente considerada o país mais violento do mundo e o Brasil, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, tem problemas maiores com a criminalidade, disse nesta segunda-feira o principal chefe de polícia do país anfitrião do Mundial da Fifa deste ano.
"Eu diria que o crime no Brasil é pior... acho que lá é o único país do mundo onde um helicóptero foi derrubado por criminosos", disse em entrevista à Reuters o comissário de polícia do país Bheki Cele nesta segunda-feira. "Normalmente um helicóptero é alvejado em campos de batalha."
"Quando as pessoas dizem que a África do Sul lidera (as estatísticas de criminalidade), com que base elas dizem isso se não existe uma estatística internacional sobre crimes?", questionou.
O comissário referiu-se ao ataque de supostos traficantes a um helicóptero da polícia do Rio de Janeiro em outubro de 2009, quando a aeronave foi derrubada por disparos dos suspeitos durante operação numa favela da cidade.
Críticos afirmam que os altos índices de criminalidade são uma grande preocupação para torcedores estrangeiros que pretendem acompanhar a Copa do Mundo da África do Sul entre junho e julho.
Estatísticas oficiais do governo sul-africano mostram que mais de 18.000 pessoas foram assassinadas no país em 12 meses até março de 2009. Isso significa quase 50 assassinatos por dia, mais do que nos Estados Unidos, que têm população seis vezes maior.
Cele disse que seria insensato dizer que o crime não é um problema, mas acrescentou que a polícia não tem recebido o mérito devido por ter conseguido reduzir os números de assassinatos nos últimos seis anos.
Ele acrescentou que 41.000 policiais serão destacados para proteger a Copa do Mundo e que 1,3 bilhão de rands (170,1 milhões de dólares) foram gastos em equipamentos e operações, incluindo helicópteros e aviões.
FONTE: www.yahoo.com.br

Nenhum comentário: