terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Convocação da PM começa com quatro anos de atraso

Quando já estava para caducar, quatro anos depois do edital de convocação, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte convocou mais 1.000 aprovados no Diário Oficial do último dia 11 de fevereiro. A seleção para essa nova leva começa em março.

Ontem, na área coberta que fica nos fundos do Quartel Geral da PM no Estado, 426 convocados no último dia 23 de novembro apresentaram documentação para iniciar o curso de formação.

Entre eles, estava Windenberg do Nascimento Nogueira, segundo anista da faculdade de Matemática em Patu. Ele soube por meio de um amigo que seu nome estava na relação publicada no Diário Oficial do Estado.

“Cinco anos depois eu já havia perdido as esperanças de ser chamado”, admira-se Windenberg.

Agora, com a faculdade trancada, ele espera uma transferência futura. “Afinal, o Batalhão de Patu pertence a Paus dos Ferros e com sorte volto para casa”, disse. Seus planos: conciliar os estudos e as funções de PM para, quem sabe, fazer um novo concurso e alcançar o oficialato.

Como ele, centenas de jovens – alguns já pertencentes às fileiras da Aeronáutica e Marinha – aguardavam ontem para serem chamados a cursar a preparação de soldado da PM, com bolsa de R$ 510,00. Ao se efetivarem, o salário inicial bruto não passará muito dos R$ 1.500,00 por mês.

“Um dos melhores salários para quem deseja iniciar nas Forças Armadas”, lembra o tenente Jacson Wanderley Santos Cunha, secretário do concurso da PM potiguar.

As próximas vagas a serem abertas em março são para 500 candidatos, mas como muitos faltam ou são reprovados nos exames de aptidão física, lembra o tenente,“preferimos convocar um número maior para evitar novas convocações pequenas”.

O perfil do candidato que busca um emprego de soldado na PM é o mais variado possível, explica ele. “Temos aqui desde estudantes que concluíram o segundo grau, até advogados, fisioterapeutas e economistas formados”, esclarece.

Se o aprovado como soldado aspirar à condição de oficial, pode esperar uma vida ainda mais difícil. Terá que fazer um novo concurso público, ter de 19 a 30 anos e estar com a Reservista regular. Isso, dando conta das atividades cotidianas na corporação.

O curso de preparação de soldado tem duração média de seis meses e a carga horária é definida pelas áreas competentes da PM.

Nenhum comentário: