quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Direitos Humanos é o curso à distância mais procurado da Rede EAD

Brasília, 25/08/10 (MJ) - O curso de Direitos Humanos foi o mais procurado entre os 56 oferecidos para o 20º ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (EAD) do Ministério da Justiça. Esta é a segunda vez que o curso aparece como favorito. Isto prova que o interesse dos profissionais de segurança pública pelos Direitos Humanos continua crescendo no Brasil. Os cursos iniciam dia 10 de setembro e terminam em 28 de outubro. Este será o último ciclo realizado em 2010.
 
O curso de Direitos Humanos obteve quase 10% de todas as inscrições realizadas. Em seguida, vêm os cursos de Espanhol e Crimes Ambientais, seguidos pelos de Gerenciamento de Crises e Uso Progressivo da Força, que obtiveram entre si números semelhantes de inscrições. Ao todo, foram oferecidas nesse ciclo 200 mil vagas a policiais militares e civis, bombeiros militares, guardas municipais e agentes prisionais de todo o país que integram a Rede EAD.
 
O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, afirma que todas as inscrições deverão ser checadas até a quinta-feira, dia 26. "Esse processo de matrícula mais apurado se faz necessário para evitar que pessoas que não sejam efetivamente profissionais de segurança pública ocupem vagas nos cursos. Depois dessa checagem informaremos aos alunos e divulgaremos todos os dados desse 20º ciclo de cursos", explica.
 
Sobre a grande procura pelos cursos, em especial pelo de Direitos Humanos, Balestreri destaca que o fato é um grande avanço para a segurança pública brasileira. "Só um profissional bem formado é capaz poder trabalhar em situações tão delicadas e extremas, como as que ele enfrenta diariamente, e levar à população um desempenho profissional de verdade, voltado para a democracia e os direitos humanos e tantos outros conceitos tão caros à cidadania", reforça.
 
Rede EAD
 
A Rede EAD é um ambiente virtual de aprendizagem destinado aos profissionais de segurança pública de todo Brasil. Criada em 2005, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJ, a ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para valorizar e aprimorar a formação dos profissionais de segurança pública do Brasil.
 
Desde a criação da Rede EAD, mais de 450 mil profissionais de todo o país já participaram e concluíram, em média, dois cursos. Este número representa mais de 1 milhão de capacitações individuais. Cada um desses cursos possui 40 ou 60 horas de aulas. Eles têm sido utilizados até mesmo em grades curriculares das Academias de policia e centros de formação no país.
Fonte: Ministério da justiça

Nenhum comentário: