domingo, 2 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, ALDAIR ROCHA

Imagem retirada do Blog do Cabo Heronides. Autor desconhecido

O delegado da Polícia Federal Aldair Rocha é um dos dois secretários estaduais escolhidos por Rosalba Ciarlini que ainda não atuavam no Rio Grande do Norte. Depois de três anos como superintendente da Polícia Federal no Ceará, ele chega ao Estado demonstrando preocupação com o número de homicídios e destacando que as escolhas do comandante geral da Polícia Militar e do delegado geral da Polícia Civil não terão interferência política.

Veja a entrevista que Aldair Rocha concedeu:
O senhor chega para gerir a segurança do Rio Grande do Norte com que prioridade?O convite (para ser secretário) surgiu essa semana. Como vocês sabem, estou vindo do Ceará onde passei os últimos três anos. Estou me reunindo com algumas pessoas bem ligadas a área de Segurança aqui no Estado. Já estamos delimitando algumas prioridades que deveremos adotar com rapidez. São providências que devem ser feitas de imediata.

Que tipo de providência?
A redução do número de homicídios que é uma coisa muito importante. As outras coisas são mais administrativas de organização da própria Secretaria de Segurança Pública. E também temos indicações de nomes, que é fundamental você ter uma equipe que trabalhe alinhada com o secretário e com as orientações da nova governadora.

O senhor trará sua equipe do Ceará?Não. Na verdade, algumas pessoas já são aqui do Estado do Rio Grande do Norte mesmo. Eu ainda estou conversando (com técnicos). Essas conversas deverão perdurar durante essa primeira semana. Mas a prioridade é essa. A gente vai ter que remodelar a própria estrutura da Secretaria, que foi uma coisa que eu vi que a gente precisa mexer. Enfim, a gente vai procurar dar prioridades que serão necessárias.

O senhor disse que se preocupa com o número de homicídios no Rio Grande do Norte. O que o senhor pretende fazer de imediato?Eu estive conversando hoje com uma pessoa daqui, um homem ligado a segurança pública já há algum tempo, e ele me mostrou preocupação e essa não é só do Estado do Rio Grande do Norte. É um problema que assola todo país que são as drogas. E a consequência da droga encontramos o problema do homicídio, do roubo, do furto e por aí vai. Uma prioridade nossa seria a instalação de uma delegacia especializada em homicídio. Sei que é algo difícil de conseguir a curto prazo. Mas vamos discutir com a governadora a possibilidade de criar essa delegacia. Vamos verificar também a questão de orçamento.

Como será a escolha do comandante geral da Polícia Militar e do delegado geral da Polícia Civil? Será uma escolha do senhor ou da governadora?Como foi definido desde o início, ela nos deixou livres para decidir e escolher nomes. Não vai ter interferência alguma. Serão escolhas técnicas. Vou começar a conversar com as pessoas da área.

Fonte: Panorama Político
Retirado de: Blog do Cabo Heronides

Nenhum comentário: