quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POLICIAIS RECÉM-FORMADOS SOFREM COM ESCALA DESUMANA EM ASSÚ




Os policiais militares formados na última turma de soldados (2010.2) no 10º Batalhão, em Assú, estão sofrendo com uma escala, no mínimo, desumana.

Segundo informações dos policiais militares, somente os recrutas estão concorrendo a uma escala de serviço de 4 dias consecutivos. Os policiais trabalham 24 horas na cidade de Assú e deslocam-se, no dia, seguinte, para Macau, onde trabalham por mais 12 horas, novamente retornando para Assú por mais 24 horas e, depois, para Macau para prestarem mais 12 horas de serviço.

Acompanhe a escala dos PM's recém-formados do 10º BPM:

1º dia: Assú - 24 horas de serviço
2º dia: Macau - 12 horas de serviço
3º dia: Assú - 24 horas de serviço
4º dia: Macau - 12 horas de serviço

Após essa maratona desumana, os policiais finalmente podem desfrutar de somente quatro dias de folga.

O interessante é que, segundo a Resolução Administrativa nº 002/2010 - GCG, de 13 de abril de 2010, publicada no Boletim Geral nº 066/2010, institui a jornada de trabalho no âmbito da PMRN para os serviço operacional nos turnos matutino e vespertino de 12 horas de serviço, por 24 horas de folga e no turno noturno de 12 horas de serviço por 48 horas de folga. Segundo a própria Resolução, um dos objetivos de fixar a jornada de trabalho dos policiais em tal escala é "visando uma melhor qualidade no atendimento da sociedade, com uma prestação de serviço mais eficiente e eficaz", considerando "os fatores biopsiquicosociais do homem na era da modernidade".

Portanto, não se pode esperar que um policial que preste serviço 96 horas consecutivas possa atender com eficácia a sociedade norte-riograndense. Além de desumano, é inadimissível que policiais militares da mesma atividade-fim e do mesmo grau hierárquico concorram a escalas diferentes.

Fonte: Sd Glaucia, com informações de policiais do 10º BPM

Um comentário:

Anônimo disse...

Getulio Vargas em 1940, cria a carteira de trabalho, instituindo a joranada de trabalho semanal de 48 horas, hoje a constituição e de 44 horas, mais de 70 anos ja se passaram, e a Policia Militar insiste em abusar das liberdades individuais, interfirindo na vida particular dos militares, qualquer motivo e considerado situação de anormalidade, a administração escala o pessoal sem nenhum criterio e planejamento, colocando os PM nas ruas como se fossem bonecos faradados, não resolvendo nunca o problema, com certeza o horario dos PM administrativos e de 36 horas semanais, quando são escalados no periodo de carnaval ou eleicões e uma choradeira, pois estão acostumados de segunda a sexta, dormem todo dia em casa.