quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros



Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil... Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. “Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais”, afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. “São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento”, diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais freqüentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos freqüentes são de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, auto-estima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infra-estrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. “Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança”, defende.

Sul e Sudeste têm mais e melhores programas
Os estados e instituições mais avançadas em programas tanto na área médica quanto na psicossocial são a Polícia Militar do estado de São Paulo, a Polícia Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, as polícias Militar e Civil do Paraná e a Polícia Militar de Santa Catarina. A PM de Minas Gerais encontra-se bem estruturada na área médica e odontológica.

Apenas as polícias civis de Roraima e do Rio Grande do Norte informaram não possuir nenhuma ação dessa natureza. Em Roraima, a PC promoveu seu primeiro concurso público em 2005, mas não foram contemplados cargos de psicólogos, assistentes sociais ou médicos. No entanto, em dezembro de 2008, a Secretaria de Estado da Segurança Pública firmou um convênio com a Senasp para a implementação de um Programa de Prevenção e Gerenciamento de Estresse e a estruturação de Núcleos Psicossociais.

Senasp criará Programa Nacional de Qualidade de Vida
As conclusões da pesquisa subsidiarão a criação do Programa Nacional de Qualidade de Vida para as Instituições de Segurança Pública; a elaboração de diretrizes para os estados; a pactuação com os estados para as regulamentações necessárias; a construção de planos de capacitação e realização de encontros e oficinas para os profissionais de saúde; a realização de reuniões de sensibilização dos gestores; e a proposição de parceria com o Ministério da Saúde para programas de educação e prevenção de DSTs/AIDS e dependência química.

“A Senasp vislumbra o Programa Nacional de Qualidade de Vida para a Segurança Pública como um componente estratégico de uma política destinada a diminuir a significativa lacuna na valorização profissional, através de um ambiente promotor de saúde e de cidadania para o servidor da segurança pública com sofrimento psíquico”, explica Tatiana.

De acordo com a antropóloga Jacqueline Muniz, há um grande índice de problemas de saúde entre os profissionais de segurança pública, mas falta uma política de saúde ocupacional para atendê-los. Segundo ela, o número de suicídios entre PM no Rio é seis vezes maior que na população civil. "Os suicídios costumam ser mascarados como 'auto-lesão acidental'", revela.

No estudo "Informações e Vigilância epidemiológica para a segurança do policial militar do estado do Rio de Janeiro", elaborado pelo Viva Rio em 2005 com dados de 1995 a 2005, Jacqueline analisou três tipos de mortes comuns a policiais: acidente de trânsito e atropelamento; auto-lesão acidental por arma de fogo; e roubo a coletivo (ônibus, trem, van).

Segundo a pesquisadora, o alto índice de acidentes de carro estaria relacionado ao abuso de álcool e psicotrópicos para se manter acordado e alerta. No caso do roubo a coletivo, o problema seria a reação solitária do policial, com desfecho trágico para ele. A pesquisa mostrou que a PMERJ perde, por ano, de 2% a 3% do seu efetivo.

PC paranaense: programas de qualidade
A policial Maria José Buhrer, papiloscopista do Instituto de Identificação do Paraná, atesta a boa qualidade dos programas de qualidade de vida da sua corporação. Alcoólatra, foi e é tratada pelo Centro de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil do seu estado.

Maria José, que tem 49 anos e 28 de polícia, conta que começou a beber com colegas de trabalho, à noite, após o expediente. Depois passou a beber em casa. Foi assim durante quase quatro anos. “Eu era muito tímida, achava que podia me soltar com o álcool. Aí de dia tinha ressaca, problemas no estômago, comecei a faltar. Mas tive um apoio muito grande dos meus superiores, que me encaminharam para o tratamento”, conta.

A policial primeiro fez um curso de um mês sobre policiais com problemas de adaptação, geralmente envolvidos com bebidas, drogas ou com transtornos de personalidade. Havia terapia, debates, terapia ocupacional.

"Muitos melhoraram, mas eu não, continuei a me enganar. Passei a frequentar o Centro de Atendimento Psicossocial, onde fiz terapia por muito tempo. Parava de beber um pouco, mas voltava. Então fui internada no hospital psiquiátrico Bom Retiro, em Curitiba. Fiquei um mês e saí com alta médica. Entrei sabendo que não queria voltar. Nunca mais bebi”, revela.

Há nove anos sem beber, Maria José faz terapia até hoje. Ela conta que sempre foi muito bem atendida nos grupos de auto-ajuda e planeja se dedicar a cuidar de outras pessoas quando se aposentar.

Para as corporações, a policial recomenda que deem mais atenção aos seus profissionais. “Não se sabe por quais problemas está passando aquele policial que já chega batendo”, diz. E para os policiais com problemas, ela deseja força de vontade. “Se quiser, consegue”.

Nenhum comentário: