quinta-feira, 15 de julho de 2010

Agentes penitenciários do RN podem entrar em greve



Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte vão se reunir em assembleia na próxima sexta-feira (16) para decidir se entram em greve. De acordo com o sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do RN (Sindasp/RN), uma das reivindicações é a nomeação dos mais de 60 aprovados no último concurso.
“O governo nomeou um efetivo que não satisfaz nem resolve o problema das carceragens no estado”, explicou a vice-presidente, Vilma Batista da Silva. Segundo a sindicalista, deve haver um agente para cada cinco presos, proporção que está longe da real.
Nessa quarta, a entidade reuniu-se com Wellington Tavares, secretário adjunto do Gabinete Civil, e expôs essa e outras reclamações. A categoria quer melhores condições de trabalho e reajuste salarial previsto em lei de 45%. “Tem agente
apanhando de preso, dormindo no chão e se alimentando mal”, denunciou Vilma.
“E sobre o aumento, nem adianta justificar com o limite prudencial, pois ele não se aplica à área de segurança. Além disso, já estava previsto em orçamento, assim como a Saúde, que já foi contemplada”.
De acordo com a vice-presidente, o governo prometeu se posicionar até a manhã da sexta. À tarde, a categoria deverá se reunir em assembleia para deliberar sobre possíveis protestos e decidir se entra em greve. O encontro vai acontecer às 16h na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN), na avenida Rio Branco, centro da cidade.
O Diário de Natal entrou em contato, por telefone, com o secretário Leonardo, que não conversou com a reportagem alegando estar em reunião durante toda a tarde com o juiz Henrique Baltazar.
Por Gabriela Olivar, do Diário de Natal

Nenhum comentário: