quinta-feira, 15 de julho de 2010

Formação à distância para cabos da PM realiza provas presenciais



Campo Grande (MS) – Policiais militares que participam do Curso de Formação de Cabos da Rede Nacional de Educação à Distância (EAD) participam durante toda a semana da avaliação presencial aplicada nos telecentros do Estado. As provas que começaram na segunda-feira (12) são aplicadas até hoje (15) para cursistas selecionados dentro do sistema da Rede EAD.

Segundo o coronel Edílson Osnei Nazareth Duarte (foto abaixo), gestor estadual da Rede EAD, o Curso de Formação para cabos da PM termina na próxima terça-feira (20) e as provas que estão sendo aplicadas servem para avaliar o desempenho dos policiais durante a formação. “Como o curso é realizado à distância, esta prova é uma das formas de controlar para que não ocorram fraudes e é importante porque possibilita um panorama do desempenho destes que estão participando da capacitação”, diz.
A avaliação é aplicada através de dez questões objetivas que os cursistas devem resolver sem a utilização de nenhuma forma de consulta ao conteúdo colocado dentro das disciplinas da formação. Cada policial tem o período de duas horas para resolver as questões. As provas são aplicadas simultaneamente nos telecentros espalhados na Capital e no interior – em Campo Grande funcionam dois telecentros: um na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e outro na Academia de Polícia Civil (Acadepol); Corumbá, Coxim, Dourados Jardim e Três Lagoas também têm telecentros para atender os servidores.

“O curso de formação dentro da Rede EAD é uma iniciativa inédita no País. Começou em Mato Grosso do Sul, quando formamos 271 cabos no primeiro ciclo e depois isso se expandiu para outros Estados”, ressalta o coronel. A capacitação tem na grade curricular as disciplinas de Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Polícia Comunitária, Redação Técnica, Uso Progressivo da Força e Violência e Criminalidade e Prevenção. Cada disciplina com 60 horas/aula. Além desta formação, de acordo com o comando geral da PM, os militares terão atividades práticas realizadas nas próprias unidades onde são lotados, aliando conhecimento teórico ao conhecimento prático.

Conforme o gestor estadual da Rede EAD, coronel Duarte, a formação através da educação à distância traz diversos benefícios: “significa economia para o Estado, que permite ao policial que faça o curso no próprio local de trabalho, em casa ou nos telecentros e qualifica melhor os profissionais da segurança pública”, justifica. “Atualmente a Rede EAD conta com qualificações que tem os melhores cursos elaborados pelos melhores conteudistas do País”, completa.

“É um curso onde você tem a oportunidade de visualizar melhor a atividade policial. Através do conteúdo teórico que nós estudamos o que nós vivemos no dia-a-dia, verificamos erros para serem corrigidos”, avalia o cabo Silvério Romualdo da Silva Neto (foto), um dos selecionados para a prova presencial. “Com certeza depois deste curso nós saímos mais preparados”, finaliza.

Mais formação à distância

De acordo com coronel Duarte, a meta é que mais cursos da Rede EAD sejam aplicados na grade curricular das formações da Polícia Militar. O gestor estadual explica que já no próximo dia 13 de agosto começam os cursos à distância para os 300 novos soldados que estão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap). Os soldados terão as disciplinas de Espanhol, Redação Técnica e Uso Progressivo da Força e Violência.

Rogerio Valdez Gonzalez
Fonte: SEJUSP MS

Nenhum comentário: