quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Escrivão da Polícia Civil se nega a seguir as leis de trânsito


Na manha de Segunda-Feira , 10/02/10, policiais do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, juntamente com agentes da Polícia Rodoviária Federal, efetuavam uma blitz educativa em frente a barreira policial do bairro Nova Descoberta, onde eram passadas aos condutores de veículos orientações básicas de trânsito, quando o Soldado Joab sinalizou para que parasse um carro cujo condutor não utilizava o cinto de segurança. Ao parar na blitz, o condutor do Ecosport de placa NNM 5063 foi orientado a usar o cinto de segurança, porém identificou-se como Delegado da Polícia Civil, e como se isso lhe desse o direito, informou ao policial que não usaria o cinto. O policial insistiu que o suposto delegado - identificado posteriormente como Aécio, escrivão da Polícia Civil – colocasse o cinto, explicando-lhe que seu caso não se fazia exceção no Código de Trânsito Brasileiro.
Novamente Aécio se negou a colocar o cinto, justificando que se estivesse na capital do estado, sim, usaria o cinto, porém no interior, não. Com a insistência do policial, que explicou que notificaria o condutor caso insistisse em se negar a seguir as normas de trânsito, Aécio bruscamente manobrou seu veículo para estacioná-lo e saindo deste com uma pistola na cintura, voltou a discutir com o Soldado Joab. Não havendo acordo entre eles, Aécio disse em voz alta, mais uma vez, que não usaria o cinto de segurança, voltou ao seu carro, NÃO COLOCOU O CINTO e saiu.
Aécio foi notificado de acordo com os artigos 167 (deixar o condutor de usar o cinto de segurança), 175 (utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir derrapagem ou frenagem) e 195 (desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes), do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, um Comunicado foi entregue ao Comando do 6º BPM, para as providências cabíveis.

Nenhum comentário: