quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Unesco lançou relatório sobre blogs policiais no Brasil

Unesco lança relatório sobre blogs policiais no Brasil
Estudo, chamado "Blogosfera Policial no Brasil: Do Tiro ao Twitter", é o primeiro do gênero no país, ao mostrar como profissionais de segurança analisam o tema, tendo a internet como suporte.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou  no Brasil, um relatório sobre blogs nacionais que abordam temas de segurança pública.
O estudo, chamado "Blogosfera Policial no Brasil: Do Tiro ao Twitter", é o primeiro do gênero no país, ao mostrar como profissionais de segurança analisam o tema, tendo a internet como suporte.
Comunicação em Rede
A Unesco ouviu 73 autores de blogs policiais, de maio a junho de 2009. Entre os tópicos mais discutidos estão as condições de trabalho, a defesa dos direitos humanos e o andamento de investigações.
O cordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela, disse à Rádio ONU, de Brasília, que a discussão em torno da segurança era limitada a jornalistas e a autoridades públicas.
Segundo ele, o avanço da comunicação em rede, foi um fato importante para a mudança dessa realidade.
"Esse é um fenômeno novo, porque, até então, o tema da segurança pública no Brasil era um tema, do ponto da vista da esfera pública, discutido sobretudo por jornalistas e especialistas da área. As forças de segurança falavam por meio da imprensa. O que há de novo e o que essa pesquisa identifica é que agora elas passam a falar diretamente com aqueles que têm interesse neste assunto", afirmou.
Liberdade de Expressão
Apesar do estudo revelar que o fenômeno dos blogs policiais cresceu nos últimos meses, quase 37% dos blogueiros afirmaram que temem retaliações e a censura de seus superiores. Outros 26% disseram que já sofreram ameaças de transferência forçada para outros setores.
Por outro lado, o relatório mostra que as corporações policiais reconhecem a importância da comunicação em rede. Segundo os pesquisadores da Unesco, os altos comandos da Polícia Militar de Goiás, do Rio de Janeiro e de Sergipe divulgam informações sobre o serviço em blogs institucionais.

Fonte:http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/172559.html

Um comentário:

Clara disse...

É se pensarmos no que foi expostonesta materia realmente é necessario para que a populaçao tenha direito de saber pelos meios de comunicação o que estiver ao alcance dele para que ele venha ser informado pelo que estar acontecendo no mundo. Quanto a esses militares que tem não somente a bravura de defendermos como tambem fazem estes blogs são dignos de vestirem a fada militar com muito patriotismo. Meus sinceros Parabens soldados.